Por: João Flores da Cunha | 24 Agosto 2016
A rua do Bronx, em Bogotá, capital da Colômbia, começou a ser demolida pela prefeitura da cidade no último dia 09-08-2016. A região é marcada pela violência e pelo crime relacionado ao narcotráfico.
O local era efetivamente comandado por gangues criminais, que utilizavam os prédios que agora estão sendo demolidos como pontos de venda de drogas e de acerto de contas. A rua deve o seu apelido à região de Nova Iorque associada à criminalidade por conta de ondas de violência nos anos de 1960 e 1970.
Bronx es cosa del pasado, el sector será renovado con equipamiento urbano, infraestructura de transporte y oficinas pic.twitter.com/SfCMwNa2sj
— Alcaldía de Bogotá (@Bogota) 10 de agosto de 2016
O Bronx era uma “república independente do crime”, declarou na ocasião do início da demolição Enrique Peñalosa, prefeito de Bogotá. “Aqui se organizavam atividades criminais em toda a cidade”, destacou o mandatário.
A demolição do Bronx de Bogotá faz parte das mudanças que Peñalosa vem tentando implementar em seu segundo mandato como prefeito da capital do país. Economista, ele governa a partir de sua plataforma de priorizar a mobilidade urbana e os espaços públicos.
Peñalosa foi prefeito da cidade entre 1998 e 2000. Foi eleito novamente em outubro de 2015 e tomou posse em janeiro de 2016. Sua vitória marcou o fim de 12 anos de governo da esquerda na cidade. Ele pertencia à Aliança Verde, pela qual foi candidato a presidente da Colômbia, mas deixou o partido e concorreu como independente.
A intervenção no Bronx, que busca revitalizar uma área abandonada pelo Estado, tem o sentido de recuperação de um espaço público. Nessa direção, Peñalosa afirmou que “precisamos que os comerciantes da área colaborem para que ela seja cada vez mais segura, mais dinâmica, em que haja melhores negócios e mais atividades que beneficiem a comunidade”.
O início da demolição dos prédios se tornou possível a partir de uma operação na zona, em 28-05-2016, que contou com a intervenção do Exército do país. Houve prisões e despejos. Pessoas em situação de rua foram conduzidas a albergues.
Embora o auge do narcotráfico no país tenha se dado entre as décadas de 1980 e 1990, o Bronx só se constituiu nos anos 2000, após uma operação semelhante de revitalização ter sido realizada na rua do Cartucho, durante o primeiro mandato de Peñalosa. Nessa rua, prédios foram demolidos e deram lugar ao Parque Metropolitano Terceiro Milênio. O Bronx está localizado ao lado desse parque, a duas quadras de onde antigamente estava a rua do Cartucho.
O urbanismo contra-ataca. Entrevista com Enrique Peñalosa
“O condomínio torna a cidade mais desigual. É preciso inibi-lo”
“Uma Mercedes não é mais dona de uma rua que uma bicicleta”