Teólogos africanos moldam a visão da Igreja para 2050

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11 Abril 2025

Teólogos africanos se reuniram em Gana para moldar uma visão ousada de 25 anos para a igreja, abordando identidade cultural, engajamento de jovens, papéis das mulheres e desafios sociais urgentes em todo o continente.

A reportagem é de Charles Ayetan, publicada por La Croix International, 07-04-2025.

À medida que a África se torna o lar de quase metade da população católica do mundo, teólogos africanos — clérigos e leigos — se reuniram para refletir sobre a trajetória da Igreja de 2025 a 2050. O seminário ocorreu em Accra, capital de Gana e sede do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), que organizou o evento.

“A África é um continente repleto de energia juvenil, riqueza cultural, profundidade espiritual e uma população cristã em rápido crescimento”, disse o Padre Alfred Bebodu, secretário-geral adjunto do SECAM. “Mas também enfrenta desafios constantes, como instabilidade política, pobreza, degradação ambiental e mudanças culturais.”

Cerca de 30 teólogos e líderes pastorais se reuniram nos dias 2 e 3 de abril em Acra para traçar uma visão de longo prazo para a Igreja na África , com foco em temas como inculturação, sinodalidade e segurança. Eles também exploraram questões mais amplas, incluindo evangelização, ecumenismo, diálogo inter-religioso, justiça, paz e desenvolvimento humano — destacando tanto os desafios quanto as promessas que a Igreja enfrenta em todo o continente.

Trazendo a cultura africana para as escolas de teologia

“Um dos principais desafios que a teologia africana enfrenta hoje é a inculturação”, disse Bindré Roger Dayamba, sociólogo de Burkina Faso e membro da Rede Pan-Africana de Teologia e Pastoral Católica. Mais de um século após o início da evangelização em larga escala na África, a questão da integração das culturas locais à teologia permanece central.

“Os teólogos são cada vez mais chamados a refletir profundamente e se comprometer com uma teologia inculturada — uma que leve as realidades sociais africanas a sério”, disse Dayamba.

À medida que as gerações mais jovens gravitam em direção aos valores tradicionais africanos, Dayamba alertou sobre o possível surgimento de novos movimentos religiosos influenciados pelo neopan-africanismo.

Para responder a essa tendência, a teóloga ganesa Dra. Nora Nonterah propôs que as escolas teológicas incluíssem mais ensinamentos sobre a riqueza cultural africana — especificamente de uma perspectiva de identidade africana — e que a pesquisa nessa área fosse expandida.

Mulheres e o diaconato

Nonterah também destacou a necessidade de melhorar as relações entre clérigos e leigos. “Como Igreja — bispos, padres, religiosos, leigos, adultos e jovens, mulheres e homens — todos compartilhamos a mesma dignidade através do batismo, que nos torna todos missionários”, disse ela.

Ela pediu uma melhor compreensão dos papéis da Igreja, um espírito de conversão e responsabilidade compartilhada.

“As mulheres africanas estão prontas e ansiosas para assumir um papel mais ativo na igreja”, disse ela, apontando para o crescente interesse em maiores responsabilidades, incluindo a possibilidade de mulheres serem ordenadas como diaconisas.

“Para que a ordenação diaconal feminina se torne uma realidade, é crucial entender o que é o diaconato, por que ele é necessário na igreja e por que um diaconato feminino é necessário”, disse Nonterah, que participou do Sínodo sobre Sinodalidade em Roma.

Embora não veja nenhum obstáculo teológico, ela enfatizou que uma compreensão clara do diaconato é essencial antes de qualquer reforma. "Se e quando essa reforma vier, precisamos garantir que ela faça mais bem do que mal à Igreja", disse ela.

O documento final do seminário — intitulado "Visão da Igreja-Família de Deus na África e suas Ilhas para os Próximos 25 Anos: 2025-2050" — será agora submetido à comissão teológica do SECAM para revisão final. Em seguida, será apresentado aos bispos para discussão na próxima assembleia plenária, agendada para julho-agosto de 2025.

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