• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Série 'Adolescência' levanta debate sobre os caminhos sombrios da construção da masculinidade moderna

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

29 Março 2025

Psicanalista analisa o papel da escola, família e influenciadores digitais na visão de mundo dos jovens.

A informação é da assessoria de comunicação da La Presse Comunicação.

Desde seu lançamento na Netflix, a produção britânica "Adolescência" tem suscitado discussões sobre os desafios da juventude contemporânea. Com 24,3 milhões de visualizações somente nos primeiros quatro dias de estreia, a série apresenta a história de Jamie (interpretado por Owen Cooper), um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de classe. Esse sucesso se dá pelo fato do drama psicológico evidenciar questões sociais extremamente atuais como a masculinidade tóxica e o impacto das redes sociais na formação da identidade dos jovens.

Só no Tiktok Brasil a hashtag ‘adolescência’ alcançou em menos de 10 dias 182,7 mil citações, o que mostra como o assunto reverberou no país. Fato que é visto como positivo pela psicanalista, filósofa e autora do livro ‘O Caminho para o Inevitável Encontro Consigo Mesmo’, Ana Matos. “A série toca em um ponto central da dinâmica social: a construção de um ideal de masculinidade que desconsidera a complexidade emocional dos meninos, em uma dinâmica que os desumaniza”, aponta.

A profissional de saúde mental também destaca que a imposição de um modelo baseado na força e na supressão emocional, resulta em padrões de comportamento que, muitas vezes, se traduzem em violência. “Não existe uma sociedade do afeto; estamos desestruturados, sem diálogo eficaz entre escola, família e outras instituições", analisa.

Cultura do mais forte

Essa realidade se reflete nos números. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 23% dos estudantes brasileiros do ensino fundamental já sofreram bullying. O fenômeno, longe de ser um problema isolado, está diretamente ligado a padrões culturais que reforçam a agressividade como expressão da identidade masculina. "O bullying não nasce na escola. Ele é um sintoma de uma estrutura social que ensina os meninos a responderem com violência quando se sentem inseguros", observa a psicanalista.

Outro ponto abordado na série é a alienação emocional dos personagens masculinos, que enfrentam dificuldades para expressar sentimentos e construir relações saudáveis. Para Ana Matos, essa limitação imposta desde a infância tem repercussões diretas na saúde mental dos jovens. "O sofrimento psíquico dos meninos é frequentemente ignorado ou minimizado. Eles são ensinados a silenciar suas emoções, a resolver conflitos na base da força. Essa dinâmica perpetua um ciclo de angústia e frustração que pode culminar em transtornos como ansiedade e depressão", pontua.

Poder do digital na formação da personalidade

A influência das redes sociais também se insere nesse contexto, amplificando dinâmicas de exclusão e reforçando estereótipos nocivos. A exposição digital intensifica a necessidade de validação externa, tornando a imagem pública mais importante do que o bem-estar emocional. "A internet cria um espaço onde a competitividade e a busca incessante por aprovação substituem o autoconhecimento. Isso gera uma identidade frágil, moldada por expectativas irreais", pontua a psicanalista.

O papel da família e da escola na construção de um ambiente seguro

Diante desse panorama, ‘Adolescência’ se estabelece como uma reflexão crítica sobre os desafios da juventude. Mais do que um drama, a série expõe as falhas estruturais de um modelo social que negligencia a complexidade emocional dos meninos e perpetua comportamentos destrutivos. "É necessário repensar como educamos nossas crianças, sobretudo os meninos, para que possam desenvolver relações mais saudáveis consigo mesmos e com os outros", conclui Matos.

Para que essa mudança ocorra, é essencial que os adolescentes se sintam em ambientes seguros para se expressarem, tanto em casa quanto na escola. "Precisamos fomentar espaços de diálogo aberto e escuta ativa, onde os meninos possam falar sobre seus sentimentos sem medo de serem julgados. Isso pode mudar completamente o desenvolvimento emocional e social dessas crianças", finaliza a psicanalista.

Leia mais

  • Adolescência: o “filho dos outros” e o jovem duplicado. Comentário de Marília Velano
  • “Adolescência”: quando o real irrompe no cotidiano — uma verdade que não queremos encarar. Artigo de Márcio Cabral
  • Adolescência. Um comentário
  • A fragilidade da adolescência. Artigo de Massimo Ammaniti
  • Hiperconectados e mais vulneráveis a transtornos mentais
  • Os motivos por trás da grande onda de depressão adolescente
  • A internet alimenta novas formas de misoginia
  • “Violência e misoginia nas plataformas web: assim triunfa a cultura do estupro”. Entrevista com Lucia Bainotti e Silvia Semenzin
  • Bullying: Como evitar uma tragédia?
  • Bullying, retrato de um sistema
  • O que o caso da Escola Goyases nos ensina sobre Bullying?
  • O Bullying começa em casa. Entrevista especial com Ana Beatriz Barbosa Silva
  • As redes sociais estão transformando a democracia. Como?
  • As redes sociais são o fim da moralidade moderna
  • Sociabilidade 2.0 Relações humanas nas redes digitais. Revista IHU On-Line N° 502
  • O preconceito é um exercício da liberdade?
  • Christian Dunker analisa efeitos das redes sociais no comportamento contemporâneo
  • "Bons" e "maus" geram bolhas narrativas nas redes sociais. Todos jogam no mercado da manipulação
  • Redes sociais prometem 'comunidade global', mas resultado é polarização e não união, diz historiador
  • Redes sociais criam bolhas ideológicas inacessíveis a quem pensa diferente
  • A chance de mudar as redes sociais
  • “Filhos pré-adolescentes e redes sociais digitais: caros pais, comportem-se assim”. Artigo de Alberto Pellai
  • Em vez de “diabolizar as redes sociais”, pedopsiquiatra francesa defende diálogo e regulação

Notícias relacionadas

  • Participação de jovens no mercado de trabalho passa de 41,78% para 34,31% em 10 anos

    34,31% dos trabalhadores do mercado formal do Vale do Sinos possuem de 15 a 29 anos. No entanto, a participação destes trabalhad[...]

    LER MAIS
  • As periferias de Porto Alegre: Suas pertenças, redes e astúcias. Bases para compreender seus saberes e dinâmicas éticas. Entrevista especial com Leandro Pinheiro

    LER MAIS
  • Como as redes sociais mudaram a forma de lidar com o luto e a morte

    As redes sociais estão modificando as formas de luto e o diálogo sobre a morte no âmbito público. Duas sociólogas da Universi[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados