22 Setembro 2023
Esta viagem, que representaria uma nova dor de cabeça para a segurança da polícia francesa, permitiria a Francisco visitar os pais do Arcebispo de Marselha. O símbolo seria forte: o Papa, o dos pobres e dos migrantes, nos bairros do norte de Marselha, vítimas da violência dos narcotraficantes. Segundo informações do Libération, a opção foi colocada em cima da mesa. “É um pedido do Vaticano”, disseram pessoas próximas do cardeal Jean-Marc Aveline.
A reportagem é de Bernadette Sauvaget e Stéphanie Harounyan, publicada por Libération, 21-09-2023.
Na verdade, Francisco teria manifestado o desejo de visitar os pais idosos do Arcebispo de Marselha, que ainda vivem nos bairros do norte. Orgulhoso das suas origens operárias – o que não deixa de agradar ao Papa – o próprio Jean-Marc Aveline cresceu nestes bairros. Quando este último foi criado cardeal em agosto de 2022, em Roma, o seu pai – duramente atingido pela Covid – e a sua mãe tinham feito a viagem ao Vaticano, e já tinham tido direito a um encontro privado com Francisco, surpreso que o cardeal de Marselha ainda tem seus pais. Regularmente, o Papa, muito próximo da sua avó “Nona Rosa”, a quem acompanhou até estes últimos momentos, recorda a atenção que devemos prestar aos idosos, que não devem tornar-se “rejeitados da sociedade”. Não incluída no programa oficial, a fuga papal será organizada? “O calendário está muito apertado”, respondeu, em forma de negação, a comitiva do cardeal Aveline. Há poucos dias, o Arcebispo de Marselha prometeu “algumas surpresas”. A fuga de Francisco apenas complicaria o gigantesco quebra-cabeça da polícia, que já está alerta há semanas para garantir a segurança papal. Quando era arcebispo de Buenos Aires, o Papa Francisco visitava regularmente as vilas e favelas da megalópole argentina assolada pela pobreza e pelo tráfico de drogas.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Papa em Marselha: o Vaticano pediu que fosse considerada uma passagem pelos bairros do norte da metrópole - Instituto Humanitas Unisinos - IHU