Polônia. Apenas um novo padre é ordenado em meio à “crise” nos seminários católicos

A cidade polonesa de Breslávia, na Polônia (Foto: Stephan Frolov | Unsplash)

Mais Lidos

  • Comando Vermelho usa drones gigantes para transportar até 20 fuzis FAL ou AR-15 entre favelas no Rio

    LER MAIS
  • Viver em contínuo Pentecostes. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Esse debate se torna ainda mais importante em um ano eleitoral, porque é fundamental assegurar que os resultados positivos no combate à fome sejam preservados, independentemente de qual governo esteja no poder, seja de direita, seja de esquerda ou centro”, afirma o especialista

    "Os dados mostram que o Brasil conseguiu retornar a um nível de insegurança alimentar semelhante ao registrado em 2014, ano em que o país saiu do mapa da fome da ONU". Entrevista especial com Lucas Moura

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

19 Junho 2023

Apenas um novo padre foi ordenado na diocese de Łódź, no centro da Polônia este ano – o número mais baixo já registrado. Uma figura da Igreja admite que houve um “declínio dramático” no interesse pelo sacerdócio, enquanto o diretor de um seminário que este ano não produziu novos graduados chamou isso de “crise”. A ordenação do único novo padre de Łódź – Krzysztof Kucharski, formado pelo Seminário Teológico Superior da cidade – ocorreu no sábado na basílica Archcathedral, de S. Stanislaus Kostka.

A informação é publicada por Notes from Poland, 16-06-2023.

A ordenação única deste ano caiu de dez no ano passado em Łódź, que é a quarta maior cidade da Polônia, informa o diário Gazeta Wyborcza. Atualmente, o seminário da cidade tem apenas 31 alunos, ante 70 em 2006 e mais de 100 durante o pontificado do papa polonês João Paulo II.

Em outra diocese polonesa, Olsztyn, este ano nenhum novo padre foi ordenado pela primeira vez desde 1950, relata o jornal local Gazeta Olsztyńska. Em Cracóvia, segunda maior cidade da Polônia, houve sete ordenações, metade do número registrado duas décadas atrás.

Em 2001, 828 candidatos ingressaram em seminários na Polônia como um todo; em 2021, esse número caiu para apenas 356. Como resultado, vários seminários foram fechados – mais recentemente um em Łowicz, onde o bispo local admitiu que não havia mais alunos suficientes para sustentá-lo. “O fato de que nos últimos anos observamos uma diminuição drástica nas ordenações [para o sacerdócio] é inegável”, disse Alfred Wierzbicki, padre e professor da Universidade Católica de Lublin (KUL), ao Gazeta Wyborcza. “Esta tendência parece ser imparável”. Wierzbicki atribuiu a mudança “à secularização da sociedade, mas também à falta de uma visão atraente do sacerdócio que pudesse interessar aos jovens”.

Leia mais