18 Novembro 2022
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida tem um novo secretário desde 17 de novembro. Segundo informa a AICA, trata-se do brasileiro Gleison de Paula Souza, indicado pelo Papa Francisco para preencher o cargo deixado por outro brasileiro, padre Alexandre Awi Mello, recentemente nomeado Superior Geral do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.
A reportagem é de Luis Miguel Modino, publicada por ADN Celam, 17-11-2022.
O novo número dois do Dicastério, cujo prefeito é o Cardeal Kevin Joseph Farrell, tem 38 anos, é casado e tem duas filhas, e é professor de Educação Religiosa na A. Vallone de Galatina, no sul da Itália.
Nascido em 14 de maio de 1984 no estado brasileiro de Minas Gerais, obteve a Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma em 2015 e o Mestrado em Ciências Filosóficas em 2019 na Universidade de Salento em Lecce. Entre 2005 e 2016, o novo secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi seminarista na Congregação da Pequena Obra da Divina Providência.
Gleison de Paula Souza | Foto: Religión Digital
A nomeação de Gleison de Paula Souza é uma nova implementação da nova constituição apostólica Praedicate Evangelium, com a qual o Papa Francisco quis realizar a reforma da Cúria Romana. Este documento pontifício indica que os sacerdotes permanecerão nos cargos da Cúria por um período de cinco anos, eventualmente renovável uma vez, e defende a inclusão dos leigos em altos cargos.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida visa promover iniciativas em defesa da família e da vida e envolver os fiéis leigos no apostolado. O cargo de secretário é o segundo mais importante na hierarquia do dicastério, atrás apenas do de prefeito, o cardeal Kevin Joseph Farrell.