Leigo de 35 anos, casado e pai de dois filhos, novo secretário-geral do Episcopado Belga

Bruno Spriet | Foto: Infovaticana

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Outubro 2022

Pela primeira vez na história da Igreja belga, um leigo exercerá, a partir de março próximo, as funções de secretário-geral do Episcopado, cargo que até agora era exercido por um padre.

Com um mestrado em Teologia e Estudos Religiosos e estudos avançados em Teologia e Religião, um mestrado em Administração e uma pós-graduação em Grants Management, Filantropia e Investimento Social, Bruno Spriet está na Porticus, que é uma organização filantrópica católica global, desde 2012.

Publicado por Religión Digiltal, 28-10-2022

Bruno Spriet, leigo de 35 anos, casado e pai de dois filhos, foi eleito o novo secretário-geral da Conferência Episcopal pelos Bispos da Bélgica, responsabilidade que começará a desempenhar a partir de 13 de março de 2023, sucedendo no cargo o padre Herman Cosijns, que está se aposentando.

Spriet se tornará assim o primeiro leigo a ocupar um cargo no qual deverá preparar e acompanhar as resoluções dos bispos belgas, além de participar de todas as suas reuniões. Com mestrado em Teologia e Estudos Religiosos e estudos avançados em teologia e religião, mestrado em Gestão Geral e pós-graduação em Gestão de Subsídios, Filantropia e Investimento Social, Bruno Spriet tem trabalhado na Porticus, uma organização filantrópica católica global, desde 2012, segundo informa a Conferência Episcopal Belga.

Entre 2012 e 2017, o novo secretário-geral também foi presidente da Suyana Peru asbl, ONG que trabalha para pessoas psicossociais vulneráveis ​​nos bairros marginais de Lima (Peru), com atenção especial para mulheres e crianças.

Durante seus dias de estudante, Bruno Spriet envolveu-se com a Katechetika, organização estudantil de teologia e estudos religiosos, e está associado ao instituto cristão Logia.

Leia mais