Arcebispo de Milão fala sobre as polêmicas suscitadas por sua saudação ao novo cardeal

Mario Delpini. (Foto: Screenshot | Igreja de Milão, youtube)

Mais Lidos

  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Após uma catástrofe, existem três caminhos, explica um dos criadores do termo resiliência: continuar como antes, votar em um ditador que promete segurança ou evoluir e renascer

    “Não se pode debater com fanáticos como Trump. Se você não pensa como ele, você é um idiota”. Entrevista com Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra

    LER MAIS
  • Sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

10 Setembro 2022

 

Na manhã do dia 8 de setembro, dia da festa da Natividade de Nossa Senhora (a quem é dedicada o Duomo de Milão), realizou-se, na catedral, o solene pontifical de abertura do novo ano pastoral, presidido pelo Arcebispo, D. Mario Delpini.

 

Na ocasião D. Delpini voltou a comentar o seu discurso de saudação ao cardeal Oscar Cantoni e as suas perguntas sobre ter sido criado cardeal o bispo de Como, diocese sufragânea de Milão.

 

Depois de salientar que, “querendo ser um pouco espirituoso ao cumprimentar um querido amigo, não fui compreendido em minhas reais intenções”, o Arcebispo esclareceu seus pensamentos:

 

“Em primeiro lugar, estou feliz com a nomeação de Osca. Tenho uma grande estima por ele, conheço-o há algum tempo e acho que pode dar bons conselhos ao Papa. Em segundo lugar, gostaria de dizer que não quero me tornar cardeal, não me sentiria à vontade. A Igreja de Milão, no entanto, não deve se sentir diminuída em seu prestígio e beleza se o bispo, ou pelo menos este bispo, não for cardeal. E a última coisa que quero dizer é que concordo plenamente com o Papa que não procede por inércia na escolha dos cardeais, mas toma decisões com critérios que considera adequados”.

 

E pediu desculpas ao papa ... por ter errado o time de futebol pelo qual Francisco torce.

 

Veja o vídeo, em italiano, publicado pelo canal YouTube da Igreja de Milão.

 

 

 

Leia mais