• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A papisa Joana, desafio em forma de mito

Mais Lidos

  • Segundo a ministra-presidente do Supremo Tribunal Militar, o país necessita de vigilância constante

    “O Brasil tem uma tradição autoritária, com surtos de liberalidade”. Entrevista especial com Maria Elizabeth Rocha

    LER MAIS
  • Carta aberta ao Papa Leão XIV: “Chegou a hora de derrubar muros”

    LER MAIS
  • Gaza. “Não há precedentes. Falta leite para os recém-nascidos. O mundo deve intervir”. Entrevista com Amjad Shawa

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Abril 2022

 

"La papessa Giovanna é ao mesmo tempo o ponto de chegada de uma tradição de estudos sobre o assunto e o início (porque a pesquisa histórica, felizmente, nunca pode ser considerada completamente encerrada) de uma nova época filologicamente sentida; por isso deve ser saudado como um marco para os interessados em um evento da história da cultura medieval tão ricamente multifacetada", escreve a historiadora italiana Marina Montesano, professora da Universidade de Messina, em artigo publicado por Il Manifesto, 26-04-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

A obra monumental de Agostino Paravicini Bagliani sobre textos e lenda. Pela primeira vez, foi reunida a tradição literária sobre a figura inédita que teria liderado a Igreja. Conta-se que em Roma seu magistério durou dois anos, de 853 a 855, até que, grávida, deu à luz uma criança durante uma procissão entre São Pedro e São João.

Por volta do ano 850, uma mulher, natural de Mainz, mas de origem inglesa, adotou a aparência de um homem para acompanhar seu amante, também inglês, que como estudante estava imerso em um mundo exclusivamente masculino; disfarçada de homem conseguiu inserir-se bem no ambiente de estudos, a ponto de, após uma estadia em Atenas, ter recebido em Roma uma recepção calorosa e admirada que abriu caminho para uma carreira na cúria, no final da qual, parece escondendo seu sexo biológico, chegou até a ser eleita papa.

Seu pontificado durou mais de dois anos sem levantar suspeitas, até que foi interrompido por um escândalo: a mulher, que não havia renunciado aos prazeres da carne, engravidou e durante uma procissão entre São Pedro no Vaticano e São João de Latrão, publicamente deu à luz uma criança. Ela morreu no parto ou, segundo outros, desmascarada, foi morta. Algumas versões da história dizem que, a partir de então, o sexo dos papas teria sido verificado manualmente durante a cerimônia de coroação. Da mesma forma, as procissões teriam evitado passar pelo local onde ocorreu o escândalo, enquanto a presença de uma estátua ou de uma inscrição no local perpetuaria a memória desse deplorável incidente.

Muitos terão reconhecido nesta história a lenda da "Papisa Joana", narrada por fontes medievais e que voltou ao auge, em meio ao escândalo e ao ridículo, a partir do século XIX.

Em 1991 apareceu na Itália uma tradução de um ensaio francês do historiador Alain Boureau, que foi o primeiro a decodificar a lenda, percorrendo sua história desde as origens até a fortuna (e infortúnio) dos tempos recentes. Posteriormente, outros estudos foram realizados, por exemplo, trazendo à tona as questões de gênero subjacentes à história, mesmo que pouco tenha chegado até nós.

Agora é publicada sobre o mesmo tema uma obra monumental, obra de um dos maiores estudiosos da história do papado, Agostino Paravicini Bagliani: La papessa Giovanna. I testi della leggenda. 1250-1500 (A Papisa Joana: os textos da lenda, em tradução livre, Sismel – Edizioni del Galluzzo, pp. 694, euro 140). Paravicini Bagliani não é apenas um estudioso da história institucional do pontificado, mas também e sobretudo do tecido simbólico do papado medieval e era quase óbvio que seu percurso de historiador deveria, mais cedo ou mais tarde, encontrar a história da Papisa Joana.

 

La papessa Giovanna. I testi della leggenda. 1250-1500

 

No entanto, a estrutura desse imponente volume é surpreendente: Paravicini Bagliani introduz o assunto com um longo ensaio que é quase, sozinho, uma monografia; depois reúne pela primeira vez toda a tradição literária sobre a lenda da papisa, apresentando os textos em latim (ou nas línguas vernáculas medievais) e em uma cuidadíssima tradução italiana, essencial para o leitor, assim como para a pessoa especializada é essencial a extensa anotação codigológico-literária. Cada texto é acompanhado por um comentário.

A tradição é aberta por dois textos, o Anônimo Salernitano e a carta Pax in terra do Papa Leão IX, que na realidade narram a lenda da mulher patriarca de Constantinopla, que evidentemente mostra semelhança com a história da Papisa Joana.

Depois se passa aos textos que aludem à história, sem dar um nome à protagonista, até que durante o século XIII aparecem os autores mais importantes, a quem Paravicini Bagliani justamente reserva mais espaço: especialmente Martino Polono, cuja versão surge como "vitoriosa" sobre as demais.

A seção de texto termina com a discussão das informações apócrifas sobre a Papisa Joana que podem ser encontradas nas edições quinhentistas de obras de crônicas dos séculos XI-XII. Seguem inúmeras tabelas que listam alfabeticamente e cronologicamente as fontes, e depois detalham os principais temas tratados pelas mesmas: o status social e religioso dos autores, a divisão por idioma, as interdependências textuais, as retomadas recíprocas, a misoginia, o gênero do nome e muito mais. Claramente, o peso em termos de páginas e custos não torna o livro disponível para todos, sendo especialmente pensado para acadêmicos e bibliotecas.

No entanto, La papessa Giovanna é ao mesmo tempo o ponto de chegada de uma tradição de estudos sobre o assunto e o início (porque a pesquisa histórica, felizmente, nunca pode ser considerada completamente encerrada) de uma nova época filologicamente sentida; por isso deve ser saudado como um marco para os interessados em um evento da história da cultura medieval tão ricamente multifacetada.

 

Leia mais

 

  • São Francisco e os dons proféticos. Artigo de Marina Montesano
  • A Igreja machista
  • Castel Gandolfo, o fim de um símbolo que resistiu aos séculos. Artigo de Agostino Paravicini Bagliani
  • De Bonifácio VIII a João Paulo II: como mudou como o rito do perdão global. Artigo de Agostino Paravicini Bagliani
  • Cavaleiros de Malta: "Uma ordem militar poderosa e misteriosa". Entrevista com Agostino Paravicini Bagliani
  • O perfil do diabo, o inimigo da sociedade, segundo Francisco. Artigo de Agostino Paravicini Bagliani

Notícias relacionadas

  • Francisco e os desafios de um clero “mágico” e “burocrata”. Entrevista especial com Fernando Altemeyer Junior

    LER MAIS
  • Dom Paulo Evaristo Arns - Uma referência para a Igreja brasileira à luz do pontificado de Francisco. Entrevista especial com Kenneth Serbin

    LER MAIS
  • Francisco: “Nem sempre os cardeais escolhem o mais inteligente”

    LER MAIS
  • Quando divisões e venenos atingem o poder milenar da Santa Sé

    Os vazamentos de documentos confidenciais e as polêmicas internas fazem vir à tona o conflito dentro da Santa Sé, como acontece[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados