O secretário-geral da Comunhão Anglicana anunciou a data que deixará o cargo

Foto: Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Setembro 2021

 

O secretário-geral da Comunhão Anglicana, o arcebispo Josiah Idowu-Fearon, anunciou que deixará o cargo em agosto de 2022.

A reportagem é de Scarlett Sherriff, publicada por The Tablet, 23-09-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Idowu-Fearon, de 73 anos, que havia servido como arcebispo em Kaduna, no norte da Nigéria, foi indicado para o mandato de sete anos como secretário-geral em 2015. Ele disse: “Quando fui nomeado para esse posto, eu disse que minhas orações a Deus são muito simples, que eu estaria apto a ser um construtor de pontes; para criar a cultura de respeito pelas diferenças, uma cultura de aceitação de pessoas como seres humanos e amá-las por quem são em Cristo”.

Ele acrescentou: “Nos últimos seis anos nós vimos essa oração se tornar realidade. Ainda há muitas divisões na Comunhão Anglicana, mas é muito menos que a amargura e o rancor que existia anteriormente”.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse: “Eu estou profundamente grato ao arcebispo Josiah Idowu-Fearon por sua liderança na Comunhão Anglicana como secretário-geral do Conselho Consultivo Anglicano”.

Ele acrescentou: “Ele ministrou para nós através de um profundo respeito tanto por nossas diferenças e diversidade, e com uma visão pela nossa unidade em Jesus Cristo. Por sua notável determinação e coragem, e coragem em perseguir esse chamado, eu agradeço a Deus pelo presente que Josiah tem sido para nós”.

O arcebispo de Canterbury também agradeceu ao secretário-geral por seu papel na próxima Conferência de Lambeth, que acontecerá em julho e agosto do próximo ano.

Falando em uma entrevista coletiva, o arcebispo Idowu-Fearon, que tem mestrado em Estudos Islâmicos e Relações Cristão-Muçulmanas pela Universidade de Birmingham, disse que trabalhará no Centro Kaduna para o Estudo das Relações Cristão-Muçulmanas para ajudar a melhorar as relações inter-religiosas no norte da Nigéria.

O arcebispo disse: “Os anglicanos nunca dizem a Igreja Anglicana, nós dizemos a Comunhão Anglicana de Igrejas. Temos 42 igrejas diferentes, então não há como colocar todos juntos”.

Ele acrescentou: “Sempre há espaço na Comunhão Anglicana, contanto que você aceite Jesus Cristo como seu salvador”.

Pressionado sobre a recente decisão da Igreja Anglicana no País de Gales de abençoar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e sobre o impacto que isso teria na comunhão anglicana internacional, ele disse: “Eu ouvi sobre isso e estou tratando isso como uma decisão tomada por um membro da família, mas uma decisão que não vai cair bem com alguns outros da família”.

Ele enfatizou que o papel da Administração Central na Igreja Anglicana é “estar lá para encorajá-los (províncias anglicanas) desde o escritório central, mas o trabalho real de proclamação e missão, de luta contra a injustiça está de volta ao nível local”.

 

Leia mais