25 Agosto 2021
Depois de criticar duramente a postura, em sua opinião submissa, da Igreja diante das medidas tomadas pelos Estados na tentativa de conter a propagação da pandemia, e após ter expressado várias vezes seu ceticismo sobre a licitude das vacinas, com um tweet foi o próprio Cardeal Burke quem anunciou ao pequeno mundo da Igreja Católica que havia contraído a Covid.
O comentário é do teólogo e padre italiano Marcello Neri, professor da Universidade de Flensburg, na Alemanha, publicado por Settimana News, 24-08-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
O diabinho um tanto perverso cantou atrevidamente a vitória: é isso que acontece quando você prega a salvação da alma como cura para o corpo – bem feito! Mas diante de uma direção comunicativa perfeitamente organizada, até mesmo aquele diabinho viveu seu momento de remorso: o cardeal foi hospitalizado e está bem atendido sacramentalmente e do ponto de vista médico; o cardeal está ligado a um respirador, mas sua condição é estável - sacramento e médicos a seu lado; o cardeal saiu da terapia intensiva e está se recuperando ... com o conforto dos sacramentos.
Inferno, diz o diabinho, ele ainda é um ser humano que sofre ... talvez eu não devesse ter sido tão desdenhoso quando tagarelei sobre a sua doença. E além disso, caramba, me ferraram mesmo - o diabinho pensa consigo mesmo: todo comunicado menciona a assistência sacramental, primeiro, e médica, depois ... Assim, nunca saberemos o que o segurou pela mão e o manteve vivo ...
Bobagens de católicos, pois para a grande maioria do mundo o sacramento não cura de forma alguma do Covid. Todos descrentes, é evidente ... E então - o diabinho se anima - existem tantos sacramentos em regiões pobres do mundo onde a vacina, sem falar em um hospital digno desse nome com pelo menos uma gota de oxigênio a disposição, é apenas uma miragem ... e ali morrem, então ... ou o sacramento funciona hierarquicamente, ou o cardeal foi salvo pela assistência médica.
Propriedade transitiva e silogismo, porém, são ferramentas que o pobre diabinho pode usar no máximo para si mesmo, na tentativa de não cair no mais sombrio desconforto, mas não fazem pestanejar aquela parte do catolicismo para a qual foi habilmente arquitetada a estratégia comunicativa da doença do Cardeal Burke.