28 Abril 2021
"Hoje, como nunca antes, estamos percebendo a necessidade particular de um melhor entendimento entre cristãos e muçulmanos. O próprio Foucauld foi morto por membros de uma seita muçulmana cujo zelo fundamentalista tem contrapartes contemporâneas óbvias. E ainda, se o caminho de Foucauld tivesse sido mais característico do encontro entre cristãos e muçulmanos no passado, quem pode dizer se a história poderia ser diferente? Em uma época em que o cristianismo não é mais sinônimo de extensão da civilização ocidental e do poder colonial, o testemunho de Foucauld – pobre, desarmado, despojado de tudo, não contando com autoridade maior do que o poder do Amor – pode muito bem representar a face da igreja futura: uma igreja enraizada na memória das suas origens e do seu pobre fundador”, escreve Robert Ellsberg, editor-chefe da Orbis Books em artigo publicado por America, 14-11-2005. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Por qualquer padrão convencional, a vida de Charles de Foucauld (1858-1916) – soldado, explorador, monge e por fim ermitão no deserto – se acaba em falha. Na época da sua violenta morte em um canto remoto do Saara, ele não publicou qualquer escrito espiritual; ele não fundou nenhuma congregação, nem atraiu seguidores. Ele não poderia reivindicar responsabilidade por qualquer conversão. E mesmo assim, seu testemunho perdura. Hoje, muitos se recordam dele como uma das grandes figuras espirituais do século XX, um profeta cujas mensagens falam mais claramente para os desafios de nosso tempo do que do seu. Com sua beatificação em 13 de novembro, a Igreja dará o reconhecimento oficial para seu significado como um daqueles que procuram periodicamente trabalhar para reinventar a imitação de Cristo de uma forma adequada às necessidades de sua época, e assim convidar outros a ler o Evangelho de uma nova maneira.
O visconde Charles de Foucauld nasceu em uma família orgulhosamente aristocrática em Estrasburgo, França, em 1858. Órfão aos 6 anos de idade, foi criado por seu avô, um coronel aposentado do exército, que o encaminhou para a carreira militar. A vida no exército não combinava com ele. Ele se formou na academia como o último da classe e ganhou a reputação de um playboy decadente. Enviado à Argélia, foi despedido do exército na sequência de um escândalo no qual tentou fazer-se passar pela viscondessa de Foucauld.
O benefício salvador de seu serviço militar foi um fascínio pelo deserto do Norte da África, ao qual ele retornou sob a égide da Sociedade Geográfica Francesa para empreender uma perigosa exploração de Marrocos. Foi lá que a experiência de piedade muçulmana ajudou a promover em Carlos uma recuperação dramática de sua fé católica, mudando seu caráter e sua vida para sempre. “Assim que acreditei na existência de um Deus”, escreveu ele mais tarde, “entendi que não poderia fazer outra coisa senão viver para ele. Minha vocação religiosa data do mesmo momento que minha fé”.
Uma peregrinação pela Terra Santa, seguindo os passos de Jesus nas próprias cidades e campos por onde ele havia caminhado, teve um impacto profundo. Posteriormente, Foucauld entrou para os trapistas e passou vários anos em um mosteiro na Síria. Mas a vida monástica convencional não o satisfez. Se há um insight essencial que impressionou Foucauld, foi o fato de Jesus, o Filho de Deus, ter sido um homem pobre e trabalhador. Como carpinteiro em Nazaré, Jesus, nessas circunstâncias humildes, corporificou a mensagem do Evangelho em sua totalidade, antes mesmo de anunciá-la em palavras. Essa percepção tornou-se a chave não apenas para sua interpretação do Evangelho, mas para sua própria vocação pessoal.
Charles de Foucauld | Foto: Religión Digital
Foucauld passou muitos anos concebendo e preparando o caminho para seguidores que nunca chegaram. Ele poderia muito bem ter morrido com pouco senso de realização, se sua espiritualidade não o tivesse treinado para olhar além das aparências externas.
No início, ele tentou colocar isso em prática de forma bastante literal. Por três anos trabalhou como servo em um convento das Clarissas em Nazaré, morando no mesmo lugar onde Jesus havia passado 30 anos de sua vida e onde agora tinha a inexprimível e profunda felicidade de limpar esterco. Mas eventualmente ele percebeu que Nazaré pode estar em qualquer lugar. E assim, depois de pedir a ordenação, ele voltou para a Argélia, para o oásis de Béni-Abbès, na fronteira com Marrocos. Seu objetivo era desenvolver um novo modelo de vida religiosa, uma comunidade de Pequenos Irmãos, que vivesse entre os pobres, com espírito de serviço e solidariedade orante. Nas constituições que elaborou para sua ordem planejada, Foucauld escreveu: “Toda a nossa existência, toda a nossa vida, deve clamar o Evangelho do alto... não por nossas palavras, mas por nossas vidas”.
Foucauld passou 15 anos no deserto. Quando descobriu que o remoto Béni-Abbès estava ficando muito congestionado, ele buscou maior solidão em Tamanrasset, um pequeno posto avançado no acidentado Hoggar. Foi lá, em 01-12-1916, que ele conheceu a morte, assassinado pelos rebeldes tuaregues.
Foucauld passou muitos anos concebendo e preparando o caminho para seguidores que nunca chegaram. Ele poderia muito bem ter morrido com pouco senso de realização, se sua espiritualidade não o tivesse treinado para olhar além das aparências externas. Em sua famosa “Oração de Abandono”, ele escreveu: “Pai, eu me abandono em suas mãos, faça comigo o que quiser. Por tudo o que você fizer, eu te agradeço. Estou pronto para tudo, eu aceito tudo, deixe só a tua vontade ser feita em mim, como em todas as suas criaturas”.
No final das contas, no entanto, as reverberações da testemunha solitária de Foucauld alcançaram um efeito considerável. Em 1933, muito depois de sua morte, René Voillaume e quatro companheiros partiram da França para o Saara. Seguindo o exemplo de Foucauld, eles se tornaram o núcleo dos Pequenos Irmãos de Jesus. Alguns anos depois, juntaram-se a elas as Pequenas Irmãs de Jesus, fundadas por Madeline Hutin. Ambas as fraternidades, e seus vários ramos, gradualmente se espalharam por todo o mundo, suas pequenas comunidades ganhando vida entre os pobres e marginalizados, primeiro no Deserto do Saara e, finalmente, em muitos cantos obscuros do globo.
A influência e o desafio de Foucauld vão muito além do número de seus seguidores. Sua ênfase na vida oculta de Jesus tem implicações para muitos aspectos da vida cristã hoje. Por exemplo, ele antecipou um novo modelo de vida contemplativa, não enclausurada em mosteiros, mas no meio do mundo. Então ele superou as divisões artificiais entre os mundos religiosos e seculares, apontando para um caminho de santidade que é acessível a todos, em qualquer deserto que nos encontramos.
A abordagem da missão de Foucauld é particularmente significativa. Em contraste a modelos triunfalistas de sua época, Foucauld exemplificou o que se tornou conhecido como evangelismo da presença, um testemunho para encontrar pessoas de outras fés sobre uma base de igualdade e respeito mútuo. Embora seu ascetismo fosse extremo para o padrão da maioria dos missionários, ou mesmo de monges trapistas com quem ele conviveu por um tempo na Síria, ele essencialmente abraça a pobreza de seus vizinhos. Foucauld queria carregar o testemunho para o Evangelho vivendo-o, sendo amigo e irmão de todos. Ele sabia quanto a Igreja perdia credibilidade de seu testemunho quando se representava em um nível de status e conforto muito acima dos pobres.
Hoje, como nunca antes, estamos percebendo a necessidade particular de um melhor entendimento entre cristãos e muçulmanos. O próprio Foucauld foi morto por membros de uma seita muçulmana cujo zelo fundamentalista tem contrapartes contemporâneas óbvias. E ainda, se o caminho de Foucauld tivesse sido mais característico do encontro entre cristãos e muçulmanos no passado, quem pode dizer se a história poderia ser diferente? Em uma época em que o cristianismo não é mais sinônimo de extensão da civilização ocidental e do poder colonial, o testemunho de Foucauld – pobre, desarmado, despojado de tudo, não contando com autoridade maior do que o poder do Amor – pode muito bem representar a face da igreja futura: uma igreja enraizada na memória das suas origens e do seu pobre fundador.
Depois de um século exausto por grandes projetos, guerras mundiais e exibições ostentosas, a apreciação de Foucauld pelo valor dos meios imperceptíveis, objetivos modestos e a vida oculta de fé e caridade exerce um desafio poderoso e subversivo. Lembra-nos, entre outras coisas, que o próprio Cristo trilhou o caminho do aparente fracasso, escolhendo o que é baixo e desprezado no mundo, mesmo o que não é, para reduzir a nada o que é (1Cor 1,28).
Pouco antes de morrer, Foucauld resumiu sua espiritualidade em um breve testamento. Descreve uma abordagem da missão, uma forma de testemunho do Evangelho, ao alcance de cada pessoa, em qualquer circunstância: “Jesus veio a Nazaré, lugar da vida oculta, da vida quotidiana, da vida familiar, da oração, do trabalho, obscuridade, virtudes silenciosas, praticado sem testemunhas senão Deus, seus amigos e vizinhos. Nazaré, o lugar onde a maioria das pessoas vive suas vidas. Devemos respeitar infinitamente o menor de nossos irmãos... vamos nos misturar com eles, sejamos um deles na medida que Deus quiser... e tratemo-nos fraternalmente, para a honra e a alegria de sermos aceitos como um deles”.
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Quem foi Charles de Foucauld? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU