28 Fevereiro 2020
O Papa Francisco não compareceu a um tradicional rito penitencial com padres da Diocese de Roma devido a um leve resfriado, disse o Vaticano.
A reportagem é de Junno Arocho Esteves, publicada em Catholic News Service, 27-02-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Em uma declaração do dia 27 de fevereiro, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa vaticana, disse que, devido a “uma leve indisposição”, o papa preferiu ficar perto da Domus Sanctae Marthae, onde ele mora.
No entanto, “os outros compromissos prosseguem normalmente”, disse Bruni. Segundo o Vaticano, o papa se reuniu com membros do Movimento Católico Global pelo Clima em uma das salas de reunião da sala de audiências Paulo VI.
As notícias do resfriado do papa chegam quando a Itália está em grande alerta devido à disseminação do coronavírus. De acordo com a Defesa Civil italiana, 528 pessoas foram infectadas com o vírus desde o meio-dia do dia 27 de fevereiro. Doze e talvez 14 pessoas morreram, informou o escritório. A maioria das pessoas infectadas está localizada nas regiões da Lombardia e do Vêneto, no norte da Itália.
Durante a sua Audiência geral semanal no dia 26 de fevereiro, o papa reduziu seu contato com as pessoas na Praça de São Pedro, apertando a mão de poucas delas antes de iniciar a sua catequese. O papa circulou pela praça no papamóvel, acenando e abençoando as pessoas de longe, e o motorista e os seguranças do papa não pararam para pegar qualquer criança, contrariando o costume.
No fim da sua Audiência, o papa assegurou a todos os afetados pelo coronavírus a sua proximidade e suas orações. Ele disse que suas orações também vão aos profissionais de saúde e aos funcionários públicos que estavam trabalhando duro para ajudar os pacientes e para impedir a propagação da doença.
O Lácio, a região ao redor do Vaticano, teve três casos confirmados de infecção por coronavírus, incluindo um casal de Wuhan, na China, o epicentro do surto. Todos os três se recuperaram do vírus e em breve serão liberados do hospital, informou o Ministério da Saúde italiano.