Governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para quase 1/3 dos brasileiros

Bolsonaro | Foto: Antônio More

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Abril 2019

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo 7 mostra que a crise do governo Bolsonaro, com falta de articulação, poucos atos concretos e comunicação desastrosa, respinga diretamente na percepção popular. Para 30% dos entrevistados, a gestão é ruim ou péssima. É a pior avaliação para um presidente no início de um primeiro mandato.

A informação é publicada por CartaCapital, 07-04-2019.

Para comparar a atuação de Bolsonaro, que completará cem dias no poder na quarta-feira 10, com a de seus antecessores na largada de seus mandatos: Dilma tinha apenas 7% de reprovação, Lula estava em 10%, Fernando Henrique Cardoso contabilizava 16% e o caçador de marajás Fernando Collor era rejeitado por 19% em 1990.

A pesquisa aponta ainda que o governo é ótimo ou bom para 32% dos brasileiros e regular para 33%. Foram ouvidas 2086 pessoas em 130 cidades, entre os dias 2 e 3 de abril.

Um vice no retrovisor

Enquanto Bolsonaro segue em queda livre, o vice Hamilton Mourão vive sua rotina de contrapontos, atuando como um figura de voz mais equilibrada diante das loucuras proferidas pelo presidente – e seus filhos, e alguns de seus ministros – ao vivo ou pelas redes sociais.

O resultado: Mourão tem rejeição de 18% (avaliação de ruim ou péssimo) segundo a pesquisa. Ele é ótimo/bom para 32% dos ouvidos e regular para ouros 32%, Há ainda 18% que não souberam responder. Um dado singular é que, do total de brasileiros abordados pelo Datafolha, 59% não sabiam quem era o vice-presidente.

Leia mais