Estimulada pelas redes, obsessão pela magreza começa cada vez mais cedo

Foto: Freepik

Mais Lidos

  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • O ato de cuidado e proteção a padre Júlio Lancellotti. Carta de Toninho Kalunga

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

21 Janeiro 2019

É bem assustador entrar no Instagram e buscar hashtags como #ana e #mia, que se referem a anorexia e bulimia. São milhões de publicações de pessoas – normalmente meninas – tentando se manter em dietas super rígidas, ou dando dicas, ou recebendo "apoio" para continuar, ou postando fotos com as costelas aparecendo, ou tudo isso junto. Uma matéria do Estadão conta que a busca por dietas malucas na internet começa muito cedo, e profissionais relatam atendimento a crianças com transtornos alimentares a partir dos 8 anos de idade. Uma pesquisa do TIC Kids Online descobriu que uma entre quatro brasileiras de 11 a 14 anos disse já ter tido contato na internet com formas para ficar muito magras.

A informação foi publicada por Outra Saúde, 21-01-2019.

Além do Instagram, onde as imagens da magreza extrema fazem sucesso, o Twitter tem perfis secretos compartilhando dicas de como enganar a família sobre as (ausentes) refeições e ensinam práticas para perder peso. E no Whatsapp, essa terra de ninguém, há inúmeros grupos ligados a anorexia e bulimia promovendo mutirões de jejuns. A reportagem transcreve a descrição de um deles, com mais de 200 participantes: "Todas unidas com um único propósito, foco no NF (no food), foco na beleza, rumo à magreza extrema. Rumo à perfeição".

Leia mais