30 Outubro 2018
Os eventos do Dia da Reforma Protestante de 2018 na Alemanha buscam aprofundar o respeito e a tolerância pelas diferentes confissões, religiões e visões de mundo na sociedade.
A informação é publicada por Federação Luterana Mundial, 25-10-2018. A tradução é de Luisa Flores Somavilla.
"Um dia para promover a tolerância entre as religiões, confissões e visões de mundo"
Em mais da metade dos 16 estados da Alemanha o Dia da Reforma Protestante passou a ser feriado.
Nos estados de Bremen, Hamburgo, Baixa Saxônia e Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, a próxima quarta-feira, 31 de outubro, passará a ser feriado, com o aumento da adesão para nove estados.
No ano passado, o dia 31 de outubro tornou-se feriado em todo o país para marcar os 500 anos da Reforma Protestante. Nos estados de Brandemburgo, Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia, Alta Saxônia e Turíngia, o feriado já existe há anos.
No período que antecedeu a decisão, iniciada pelos legisladores do país, houve discussões acaloradas e por vezes até quentes sobre a importância do feriado na Igreja e na sociedade.
As celebrações da Reforma Protestante em 2017 aumentaram a consciência de cooperação ecumênica e inter-religiosa entre os líderes da Igreja. Ralf Meister, bispo da Igreja Evangélica Luterana de Hanover, comentou sobre o assunto em seu relatório para o sínodo, em maio: "no Dia da Reforma Protestante, buscamos promover relações tolerantes entre as religiões, confissões e visões de mundo, baseadas no diálogo". Comemorar o Dia da Reforma Protestante certamente não deve ser um dia de “comemorar Martinho Lutero”.
Os eventos planejados para a celebração de 2018 refletem essa abordagem. A Igreja Evangélica Luterana de Brunswick aguarda a celebração do novo bispo católico da diocese de Hildesheim, Dr. Heiner Wilmer SCJ, na catedral. "É um símbolo ecumênico maravilhoso e destaca a cooperação entre os cristãos na Baixa Saxônia", afirmou o bispo Christoph Meyns. Wilmer será responsável pelo sermão na missa de celebração.
Estou muito feliz por celebrarmos o Dia da Reforma em unidade ecumênica e com uma abertura cultural, sem estarmos separados em nossas denominações. — Bispa Kirsten Fehrs, da Igreja Evangélica Luterana do norte da Alemanha.
Em Hamburgo, a bispa Kirsten Fehrs, da Igreja Evangélica Luterana, no norte da Alemanha, Peter Mies, reitor católico de Hamburgo e o Rev. Uwe Onnen, presidente do Conselho de Igrejas Cristãs de Hamburgo, realizarão uma missa em conjunto. Fehrs disse estar "muito feliz por celebrarmos o Dia da Reforma em unidade ecumênica e com uma abertura cultural, sem estarmos separados em nossas denominações".
Em Wittenberg, onde a Reforma Protestante começou, em 1517, com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, já existe uma tradição de uma série de eventos pelo dia 31 outubro. A programação inclui um festival, visitas guiadas pelos lugares históricos, shows e palestras. No centro de tudo estão os cultos nas igrejas de Wittenberg. Dr. Tamás Fabiny, Bispo da Igreja Evangélica Luterana da Hungria, fará uma pregação onde Lutero também fazia, na cidade e igreja de Santa Maria. Quanto ao Jardim de Lutero, com suas 500 árvores que conectam igrejas de tradições diferentes em todo o mundo, adolescentes e adultos jovens do Comitê da Federação Mundial Luterana da Alemanha plantarão a árvore simbólica final deste monumento vivo.