• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Ensino médio: a luta das crianças para se tornarem adultos. Artigo de Marcelo Zanotti

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Março 2023

"As manifestações contra a reforma do ensino médio são importantes porque mostram que a sociedade está desperta e atuante na luta pelos seus direitos", escreve Marcelo Zanotti, historiador e membro da equipe do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Eis o artigo.

As manifestações contra a reforma do ensino médio têm sido cada vez mais frequentes e intensas. Estudantes, professores e educadores em geral têm se mobilizado para protestar contra as mudanças propostas pelo governo, que têm gerado polêmica e insatisfação.

Um dos principais pontos de crítica é a falta de participação da sociedade na elaboração da reforma. Muitos argumentam que o governo não incluiu as opiniões dos professores e estudantes no processo, deixando de lado a experiência e o conhecimento de quem está diretamente envolvido com a educação no país.

Além disso, a proposta de flexibilização do currículo tem sido colocada em xeque. A ideia de oferecer mais opções de disciplinas pode parecer boa em teoria, mas pode resultar em uma preparação inadequada dos estudantes, com lacunas em áreas importantes como as ciências humanas e sociais.

As ciências humanas são áreas de estudo que se dedicam a compreender a complexidade das relações entre seres humanos, suas culturas e sociedades. Embora muitas vezes sejam vistas como áreas "menos importantes" do que as disciplinas exatas, acredito que as ciências humanas são fundamentais na vida escolar e devem ser valorizadas.

A principal importância das ciências humanas na vida escolar está em seu papel na formação de indivíduos mais críticos e conscientes. O estudo da história, por exemplo, nos permite compreender a formação de nossa sociedade e os processos que levaram a determinados eventos ou situações. A filosofia nos ajuda a refletir sobre questões mais profundas, como a existência humana e os valores que regem nossas vidas. A sociologia e a antropologia estudam as diversas dinâmicas sociais e culturais que caracterizam a diversidade humana.

Além disso, as ciências humanas são importantes para o desenvolvimento de habilidades de leitura, análise e argumentação. Ao estudar textos literários, históricos, filosóficos e sociológicos, os alunos aprendem a interpretar diferentes tipos de linguagens e a avaliar diferentes pontos de vista. Essas habilidades são essenciais para uma formação cidadã crítica e ativa.

Por fim, as ciências humanas também são importantes para a formação de indivíduos mais empáticos e solidários. Ao estudar as diversas culturas, sociedades e formas de vida, os alunos são capazes de entender e respeitar as diferenças entre as pessoas. Isso contribui para a formação de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa.

Outra crítica é a precarização do ensino público, que já sofre com a falta de investimentos e descaso das autoridades. Há o risco de que a reforma exacerbe essa situação, com o possível fechamento de turmas e escolas inteiras, diminuindo ainda mais o acesso dos alunos à educação de qualidade.

As manifestações contra a reforma do ensino médio são importantes porque mostram que a sociedade está desperta e atuante na luta pelos seus direitos. É fundamental que estudantes, professores e todos os interessados na educação estejam unidos, defendendo o direito universal à educação e cobrando dos governantes uma postura mais responsável e comprometida com o futuro do país.

A educação é um dos principais pilares da construção de uma sociedade justa e igualitária. É através do conhecimento que podemos transformar e evoluir, superando desigualdades e avançando na busca pelo bem-estar comum. Por isso, a luta contra a reforma do ensino médio deve ser vista como uma batalha essencial pela valorização da educação e do futuro dos nossos jovens, crianças que, enfim, querem ter o direito de serem adultos.

Por todas essas razões, considero que as reformas necessitam de um debate amplo, focando nas ciências humanas tanto quanto nas ciências exatas, pois as mesmas são essenciais na vida escolar. É preciso valorizá-las e investir em sua promoção para que os alunos possam se desenvolver de forma mais completa e se tornarem cidadãos críticos, conscientes e responsáveis.

Leia mais

  • O Novo Ensino Médio: Governo Lula e as comunidades educativas no centro dos processos de tomada de decisão. Entrevista especial com Roberto Rafael Dias da Silva
  • Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira. Revista IHU On-Line, Nº. 516
  • Educação, tecnologias 4.0 e a estetização ilimitada da vida: pistas para uma crítica curricular. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva. Cardenos IHU ideias, Nº 301
  • Entenda o que é o Novo Ensino Médio, alvo de protestos por revogação e tema polêmico no MEC
  • Oferta de merenda e saneamento básico interferem no rendimento escolar
  • Aula pública marca Dia Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio em Porto Alegre
  • CPT e MST lutam pela terra, por educação do campo e pelo fim do trabalho escravo. Artigo de Gilvander Moreira
  • Os perigos que ameaçam o governo do presidente Lula. Artigo de Jean Marc von der Weid
  • Após protestos contra o novo ensino médio, Santana anuncia volta do Fórum Nacional de Educação
  • MEC abre diálogo com professores e estudantes para debater o ‘Novo Ensino Médio’
  • Grupos privados aproveitam Novo Ensino Médio para avançar sobre a educação pública
  • Novo Ensino Médio esbarra no velho problema da falta de professores
  • Golpe na educação brasileira: reforma do Ensino Médio expõe interesses políticos
  • IHU Cast – A Contrarreforma do ensino médio e o (não) futuro dos jovens no Brasil
  • Fragmentação do ensino médio incentiva desigualdades
  • Em marcha, a Educação uberizada
  • Antirreforma do ensino médio
  • "Reforma do Ensino Médio é ataque frontal à docência"
  • "Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90"
  • Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. Entrevista especial com Gaudêncio Frigotto
  • Reforma do ensino médio é uma contrareforma que aprofunda as desigualdades sociais. Entrevista especial com Lucas Pelissari
  • Ensino Médio: ‘A reforma é cruel com os estudantes porque cria uma ideia de que, se fizerem tudo certo, eles vão ter sucesso’
  • Livro didático sela guinada para o novo ensino médio
  • A educação na perspectiva do Pacto Educativo Global, em debate no Cepat
  • Pacto Educativo Global: o cuidado como palavra-chave
  • Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe – CPAL assume “com coração e coragem” o Pacto Educativo Global
  • Francisco relança o Pacto Educativo Global
  • Pacto Educativo Global. A mensagem do Papa Francisco

Notícias relacionadas

  • Jovens presos pela PM estão livres. Juiz diz que “vivemos dias tristes para a democracia"

    “Vivemos dias tristes para nossa democracia. Triste do país que seus cidadãos precisam aguentar tudo de boca fechada”,  afi[...]

    LER MAIS
  • Fotógrafos relatam violência policial em protestos em São Paulo

    Sindicato publicou nota condenando abordagem aos profissionais e cobrou audiência com Governador. A reportagem é de André de O[...]

    LER MAIS
  • Ataque a direitos e repressão 'inflamam' resistência

    O crescimento das manifestações contra o governo de Michel Temer a partir do último domingo (4), quando mais de 100 mil pessoas[...]

    LER MAIS
  • Nem Dilma nem Temer: perfil dos manifestantes em SP foge do senso comum

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados