18 Dezembro 2018
O Patriarcado de Constantinopla saudou a criação de uma Igreja ortodoxa independente de Moscou, na Ucrânia, e convidou o primaz desta nova Igreja a Istambul para receber o decreto oficial que confirma seu estatuto.
A reportagem é publicada por Swiss Info, 16-12-2018. A tradução é de André Langer.
Constantinopla expressou sua “grande alegria e satisfação”, de acordo com um comunicado emitido na noite de sábado.
Um concílio de eclesiásticos ortodoxos, reunido em uma catedral de Kiev, na presença do Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, oficializou no sábado a criação desta nova Igreja e elegeu seu primaz, Yepifani (Epifânio), pondo fim a 332 anos de tutela religiosa russa sobre a Ucrânia.
Esta decisão histórica supõe um símbolo suplementar do divórcio entre Kiev e Moscou, após vários anos de crise.
O metropolita Yepifani, 39, até agora um desconhecido, é considerado próximo do Patriarca de Kiev, Filarete, excomungado por Moscou antes de ser reabilitado em outubro pelo Patriarcado de Constantinopla, que atua como figura de autoridade no mundo ortodoxo.
Yepifani, eleito por votação em dois turnos, receberá no dia 06 de janeiro do Patriarcado de Constantinopla um decreto oficial confirmando o estatuto independente de sua Igreja.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Ucrânia. Constantinopla saúda a criação de uma Igreja ortodoxa independente de Moscou - Instituto Humanitas Unisinos - IHU