Os municípios do Vale do Sinos no “Ranking do Empreendedorismo”

• Terça, 28 de Maio de 2013

O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA lançou recentemente o Ranking do Empreendedorismo no Brasil, mapa elaborado a partir dos dados do Censo 2010 que apresenta as taxas de empreendedorismo nos municípios brasileiros, o tempo médio de estudo do empreendedor, seu lucro médio mensal e as horas trabalhadas.

Juntamente com o Ranking foi lançado o Boletim Radar 25, que através de uma série de artigos, busca compreender o universo das micro e pequenas empresas brasileiras. O mapa completo e o Radar 25 podem ser acessados no site do Instituto.

O debate sobre empreendedorismo e, mais especificamente, do micro empreendedorismo como ferramenta para a melhoria das condições de vida pode ser reconhecido no marco das políticas e programas de assistência social, especialmente na perspectiva da inclusão produtiva.

Os dados sobre esta realidade e seu debate contribuem para o planejamento, monitoramento e avaliação dessas políticas e sua efetiva melhoria das condições de vida da população. Assim, o ObservaSinos reuniu os dados relativos aos catorze municípios da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos:

Por si só as taxas não possibilitam perceber o conjunto de empreendimentos considerados, fator que permitiria olhar para os empreendimentos no quadro mais geral das informações existentes a respeito do mercado de trabalho formal. Entretanto, a taxa é um indicador composto e permite visualizar particularidades dos empreendedores da região do Vale do Sinos.

Anos de estudos médio

Esteio é o primeiro entre os catorze da região em relação ao tempo médio de estudos com 9,11 anos, ocupando assim a sétima posição entre os municípios do estado do Rio Grande do Sul. O último colocado regionalmente e 273ª colocada estadualmente é o município de Araricá, com 6,24 anos de estudo médio.

Nova Santa Rita que ocupa a 405ª posição na taxa de empreendedorismo encontra-se melhor posição no ranking, 123ª, quando o fator é a escolaridade dos empreendedores que possuem em média 7,33 anos de estudo. O empreendedores em no município de Sapiranga possuem o mesmo tempo em estudo médio que os que se encontram em Nova Santa Rita.

Lucro Médio mensal

Outra informação publicada pelo Ranking do empreendedorismo foi o Lucro Médio mensal do empreendedor. Novo Hamburgo encontra-se na trigésima posição no ranking estadual com um lucro médio mensal de 4.094,32 reais.

Em Nova Hartz o lucro médio mensal é o menor da região, de 1.967,24 reais. Nesta categoria encontra-se na 368ª colocação em relação aos demais municípios do estado.

Horas trabalhadas

Por fim, o Ranking traz a quantidade de horas trabalhadas, importante resaltar que em todos os municípios da região os empreendedores cumprem uma jornada de trabalho acima de quarenta horas. O município de Ivoti aparece com a maior jornada de trabalho entre os municípios da região, 46,40 horas, e está na 143ª colocação entre os demais municípios do estado.

Novo Hamburgo com a menor jornada na região do Vale, 40,98 horas trabalhadas, ocupa a 412ª posição. Aqui, podemos considerar que em relação a qualidade de vida, os municípios que se encontram nas últimas posições, por possuírem uma quantidade menor de horas trabalhadas, estão em melhores posições.

Inúmeras podem ser as reflexões a partir destes dados, apontando, ao mesmo tempo, desafios de busca e apreensão de outras informações.  A primeira delas diz respeito às áreas em que estão situados os empreendimentos. Que empreendimentos são estes? Em que medida que estes dados resultam da implementação de políticas públicas ou encaminham para sua construção? Como avaliar a relação entre a taxa de empreendedorismo com a  qualidade de vida ou ascensão social?  Como informações como essas podem ser acessadas, compreendidas e utilizadas para a implementação de políticas públicas nos diferentes municípios?