A realidade do emprego no Vale do Rio dos Sinos constitui-se em importante fonte de aproximação com a realidade do trabalho, dos trabalhadores e do desenvolvimento da região. A partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. Ministério do Trabalho e Emprego – MTE é possível identificar as informações sobre a Admissão e Desligamentos.
O ObservaSinos sistematizou a movimentação do trabalho formal, admissões e desligamentos, ocorridas no mês de julho deste ano.
A rotatividade de trabalhadores, admissões e desligamentos, é evidenciada pela denominação reemprego, que no CAGED é o registro de trabalhadores desempregados que voltam a atuar no mercado formal de trabalho.
Das 17.352 admissões que ocorreram no mercado formal de trabalho na região do Vale do Rio dos Sinos no mês de julho deste ano 88,4% são admissões reemprego.
Os desligamentos neste mesmo mês foram 16.365, sendo que demissão sem justa causa representam 46,5% deste total e desligamentos a pedido dos trabalhadores representam 32%. Sendo que, do total de desligamento neste mês 43,9% dos trabalhadores tinham entre 1 a 5,9 meses de trabalho.
De janeiro a julho ocorreram 128.998 admissões no Vale do Rio dos Sinos, sendo 89,2% são denominadas reemprego. Os desligamentos neste mesmo período foram de 115.974, demissões sem justa causa representam 46,4% deste total, evidenciando que mesmo tendo saldo positivo de admissões, a rotatividade de trabalhadores, admissões e desligamentos, é bastante próximo.
O primeiro emprego continua apresentando índices pouco expressivos e necessitam ser analisados em meio às políticas de trabalho implementadas na região.
O ObservaSinos, programa do Insitituto Humanitas Unisinos - IHU, a fim de qualificar o acesso e análise dos indicadores do trabalho realizará no dia 10 de outubro a Oficina Indicadores do Trabalho, com José Tavares do MTE/RS.