O mercado formal de trabalho movimentou 413.861 pessoas durante o ano de 2012 na região do Vale do Rio dos Sinos, entre admitidos e desligados. No mês de janeiro de 2013 foram admitidos 19.029 trabalhadores, na contramão foram desligadas 17.141 pessoas. Em ambos os períodos a flutuação foi positiva.
Estas informações são oriundas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O termo flutuação refere-se ao emprego formal e é utilizado para identificar a diferença entre o número de trabalhadores admitidos e desligados num determinado período.
No Vale do Sinos durante o ano de 2012 o setor de Serviços obteve o maior saldo positivo com 4.476 novos vínculos de trabalho. As Indústrias de Transformação desligaram mais do que admitiram trabalhadores no mesmo período, resultando num saldo negativo de 2.076. Nos municípios de Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Novo Hamburgo a flutuação referente ao ano de 2012 foi negativa.
A flutuação do emprego formal no primeiro mês de 2013 foi positiva na região, 1.888 vínculos a mais do que desligamentos. O setor do Comércio foi o que mais desligou trabalhadores do que admitiu: saldo negativo de 547.
Em Araricá o ano de 2012 fechou com flutuação negativa de – 49 vinculos. O setor que mais desligou trabalhadores foi a Indústria de Transformação. No mês de janeiro de 2013 o município fica com flutuação positiva, admitindo mais trabalhadores do que desligando. Do total de novos vínculos no mês 35 foram feitos no setor Indústria de Transformação com média salarial de R$ 866,09.
No município de Campo Bom em 2012 se desligou mais trabalhadores do que se admitiu nos setores: Extrativismo vegetal, Indústria de Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública, Construção Civil e Comércio, 512 vínculos negativos. No mês de janeiro deste ano no município o setor do Comércio foi, entre os setores citados, o que permaneceu desligando mais trabalhadores do que admitindo, -29 vínculos.
O setor Indústria de Transformação em Nova Hartz desligou mais trabalhadores do que contratou em 2012, 557 trabalhadores a menos. Novos vínculos foram estabelecidos no setor e no município no mês de janeiro deste ano, 211, com média salarial de R$ 861,58.
Em Novo Hamburgo no total do ano de 2012 entre admitidos e desligados do trabalho formal a flutuação foi negativa, -56. A Indústria de Transformação movimentou 40.393, sendo que 51,2% destes trabalhadores a movimentação deu-se por rompimento do vínculo de trabalho.
A movimentação por município do país pode ser encontrada no ISPER (Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda). Dados sistematizados sobre os admitidos e desligados do mercado formal de trabalho dos municípios do Vale do Sinos podem ser encontrados na página do ObservaSinos.