Duas questões têm pautado o ser e o fazer do ObservaSinos: que realidade temos e que realidade queremos para os municípios e região do Vale do Rio dos Sinos?
A saúde constitui-se numa dimensão importante da realidade.
Programa “Mais Médicos”
No dia 25 de julho deste ano se encerrou a inscrição dos municípios brasileiros para o programa “Mais Médicos”, São Leopoldo foi o único da região do Vale do Rio dos Sinos que não realizou a inscrição. Na região seis municípios foram identificados como prioritários no primeiro cadastro: Dois irmãos, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Portão e Sapiranga.
• Lista dos municípios gaúchos que aderiram
Recursos
Os recursos aplicados em saúde nos municípios da região do Vale do Rio dos Sinos somaram R$ 372.672.494,17, representando 23,5% do montante arrecadado em imposto no ano.
• Recursos aplicados em saúde pública no Vale do Sinos em 2012
• Vale dos Sinos: recursos aplicados em saúde em 2011
• Mais de 1 bilhão de reais aplicados em saúde no Vale do Sinos em cinco anos
Objetivos do Milênio e a saúde
A oficina sobre os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio - ODMs apontaram realidades implicadas a saúde nos municípios e região que apontam o não alcance dos ODMs em muitos municípios e região.
• Oficina Objetivos do Milênio (ODMs) no Vale do Rio dos Sinos
Crianças com baixo peso ao nascer
O dado apresentado na oficina relacionado ao baixo peso de crianças ao nascer foi objeto de análise é “dentre os inúmeros indicadores utilizados para medir a qualidade de vida da população, um dos mais importantes é o peso ao nascer, especialmente porque diz respeito à saúde reprodutiva das mulheres” conforme Eloir Antonio Vial.
• Crianças com baixo peso ao nascer no Vale do Sinos
Diferentes bases de dados possibilitam acompanhar o desenvolvimento de políticas relacionadas à saúde, como dimensão fundamental da realidade. Conhecer, monitorar e intervir nesta realidade é fundamental.