Casos de Aids no Vale do Sinos

  • Quarta, 4 de Dezembro de 2013

No dia 1º de dezembro vivemos mais um Dia Mundial de Combate a AIDS. Momento promotor de informações sobre esta realidade. Ter HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. HIV é a sigla, em inglês, do vírus da imunodeficiência causador da AIDS. Este vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo das doenças. A pessoa portadora do vírus é soropositivo, e estas podem viver anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas.

Nos municípios do Vale do Rio dos Sinos com mais de 20 mil habitantes, foram diagnosticadas 464 pessoas com AIDS em 2012 e 120 em 2013. As fontes destes dados são oriundas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan e do Departamento de Informática do SUS - Datasus, conforme está indicado na página do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Taxa de incidência da AIDS
 
Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual. Este é o sexto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – ODM, tendo como proposta fundamental o acesso da população à informação e a meios de prevenção e de tratamento. Um dos dados para o acompanhamento deste objetivo é a taxa de incidência de pessoas com AIDS a cada 100 mil pessoas.

No estado do Rio Grande do Sul, em 2010, a taxa de pessoas diagnosticadas com AIDS foi de 37,6 a cada 100 mil. O município de Sapucaia do Sul registra a maior taxa dentre os municípios do Vale do Sinos e maior que a do estado no mesmo período, 66,4.

Mulheres na faixa etária de 15 a 24 anos

A taxa de incidência do HIV/AIDS entre mulheres de 15 a 24 anos também é um dos dados que tornaram-se metas para monitorar o sexto ODM. No estado do Rio Grande do Sul, a cada 100 mil mulheres, 1,7 foram diagnosticadas com AIDS. A incidência no Vale do Rio dos Sinos é maior no munícipio de Nova Hartz, com taxa de 5,5 casos.

Oficina sobre os ODM

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, objetiva dar vistas aos indicadores da região do Vale do Sinos a fim de potencializar o debate acerca das políticas públicas implementadas na região.  A fim de qualificar este debate o Observatório realizou, em junho deste ano, a oficina “Objetivos do Milênio (ODMs) no Vale do Rio dos Sinos”, ministrada pelos professores MS Salvatore Santagada (FEE) e MS Hélios Puig Gonzalez.  

Acesse a página do Observatório, no item “Aconteceu” há o material das atividades realizadas pelo ObservaSinos – IHU.