A luta contra Aids é lembrada em todo o mundo no dia primeiro de dezembro. Combater o vírus HIV também compõe a lista dos Objetivos do Milênio - ODMs traçado pela Organização das Nações Unidas – ONU é o sexto, junto ao combate a malária e outras doenças.
Ano passado houve um aumento de quatro mil novos registros de casos de Aids no Rio Grande do Sul, sendo assim o estado com maior incidência do país. No ranking de taxa de incidência, a cada 100 mil habitantes, de casos notificados neste mesmo período em municípios com mais de cinquenta mil habitantes, encontram-se três municípios da região do Vale do Rio dos Sinos entre os oito primeiros.
Canoas aparece em terceiro, com taxa de 77,8 casos a cada cem mil habitantes. Entre os anos de 1986 a 2011 houveram 2.653 casos diagnosticados. Sapucaia do Sul aparece em quinto e São Leopoldo em sétimo no ranking, 908 e 2.194 casos respectivamente em cada município até 2011.
Três municípios da região registram menos de cinquenta casos de AIDS entre eles o menor município da região do Vale, Araricá, teve, entre 2003 e 2011 onze casos diagnosticados. Nova Hartz e Dois Irmãos registram 18 e 33 casos respectivamente.