Vale do Sinos: população e serviços públicos de saúde e educação

• Segunda, 25 de Abril de 2011

A população do Vale do Rio dos Sinos é de 1.290.883 habitantes segundo o Censo 2010, correspondendo a 12% da população do Estado e 0,6% do País.

As mulheres são a maioria e representam 51% deste total. O município de Canoas é o mais populoso da Região com 25% da população, seguido de Novo Hamburgo com 18% e São Leopoldo com 16%. Araricá é o município menos populoso alcançando 0,3% da população da Região.

97% dos habitantes do Vale estão em área urbana. Canoas tem confirmada a realidade, desde o Censo de 2000, de não possuir população na área rural, ou seja, 100% da sua população vive na área urbana.

Desde 1988 o Brasil, em sua Constituição Federal, constitui-se Estado Democrático de Direitos. Além dos direitos civis e políticos garantidos à população, instituem-se os direitos sociais, que são: educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados e segurança alimentar.

As políticas públicas constituem-se como mediações garantidoras dos direitos à população. Nesta perspectiva foram instituídas as políticas da saúde e da educação, que reúnem serviços nas esferas federal, estadual e municipal.

Para os direitos de saúde e educação serem garantidos à população do Vale do Sinos, são implementados serviços municipais, estaduais e federais.

O ObservaSinos realizou o levantamento desses serviços, confrontando-os com os dados populacionais da região quantificados pelo último Censo.

Para atender esta população existem 166 equipamentos de saúde pública no Vale do Sinos, sendo que 98% destes são municipais. Este dado aponta uma realidade de que cada estabelecimento de saúde atende 7.776,4 habitantes. Canoas, o município mais populoso da Região, reúne 12.462,5 habitantes por estabelecimento de saúde pública. Este município é o único município da Região que conta com estabelecimento público de saúde federal. Campo Bom contabiliza 4.291,5 habitantes por estabelecimento e é o único que conta com equipamento estadual.

Existem na Região 572 estabelecimentos públicos de ensino, que abrangem a pré-educação, o ensino fundamental e médio, educação técnica e superior. Existem equipamentos estaduais, municipais e federal. Sapucaia do Sul é o único município da Região com um estabelecimento público de ensino federal.

O ObservaSinos reúne e organiza indicadores do Corede do Vale do Rio dos Sinos. Propõe ainda a promoção do debate entre os gestores governamentais e a população, em vista de avaliar a realidade e as políticas públicas. Compreende-se que os parâmetros desta avaliação devem ser buscados na perspectiva da garantia dos direitos e do desenvolvimento regional includente e sustentável.

Sendo assim promove espaços gratuitos de formação e debate sobre os indicadores socioeconômicos, dirigidos a gestores governamentais, lideranças das organizações da sociedade civil, estudantes e população em geral.

Agende-se e participe das atividades de abril e maio:

Em abril, no dia 27, das 14 às 17h, será realizada a Oficina sobre os Indicadores socioeconômicos e tratamento estatístico, com a Profa. MS Claudia Angelita Fagundes Raupp (Unisinos).

No mês de maio, dia 5, das 14 às 17h, será realizado o Seminário Realidade e Desafios Socioeconômicos da Região do Vale do Rio dos Sinos, com a assessoria do Prof. Dr. Carlos Paiva – Fundação de Economia e Estatística (FEE) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Estes eventos são realizados na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU,  av. Unisinos, 950 - São Leopoldo/RS.