O Índice de Desenvolvimento Municipal no Vale do Sinos

  • Sábado, 12 de Novembro de 2011

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM, é um estudo anual da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, que mede o desenvolvimento dos municípios de todo o país.

O índice reúne informações sobre emprego e renda, educação e saúde e é calculado a partir de bases de dados públicas e oficiais dos Ministérios da Educação, Saúde e Trabalho.

A Educação tem como referência a oferta e a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos municípios, que são fundamentais para a garantia deste direito pela população.

A Saúde apresenta informações sobre a atenção básica, que é, conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, o “primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde”. Para tanto, vale-se dos dados do atendimento Pré-Natal, Óbitos Mal Definidos e Óbitos Infantis.
   
A área do Emprego e Renda reúne as informações disponibilizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE sobre o trabalho formal. São valorizadas os dados sobre  os postos de trabalhos gerados e, também, a remuneração média mensal do trabalhador.

O Índice de Desenvolvimento Municipal apresenta-se através da numeração entre 0 e 1, assim como o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e o Índice de Desenvolvimento da Família – IDF. Considerando-se alto desenvolvimento superior a 0,8; desenvolvimento moderado entre 0,6 e 0,8; desenvolvimento regular entre 0,4 e 0,6 e baixo desenvolvimento inferior a 0,4.

O Brasil tem 62,9% de cidades com desenvolvimento moderado e alto. A região Sul tem identificados 96,2% dos municípios com IFDM moderado e alto, sendo que 11,7% dos 1.188 municípios da região sul estão no grupo dos 500 maiores índices.

O estado do Rio Grande do Sul tem a representação de 65 municípios do total dos 500 municípios com maiores índices. Dois dos municípios gaúchos são da região do Vale: São Leopoldo em 257º posição e Esteio 409º posição.

Todos os municípios do Vale do Rio dos Sinos, nos seis anos em que o índice foi calculado, estão identificados com nível de desenvolvimento moderado.

O Índice constitui-se em mais um indicador composto ou sintético, que dá vistas à realidade, a partir de algumas de suas expressões reunidas e identificadas por agências governamentais, também responsáveis pela implementação das políticas públicas. É indiscutível a importância desta visibilização e esforço de categorização. Estes dados, no entanto, necessitam ser conhecidos e analisados pelos municípios e população, em vista de confrontá-los com a realidade. Aí está a importância dos indicadores enquanto instrumentos para o conhecimento da realidade e das políticas públicas, assim como de sua implementação, qualificação e controle social.