Na última análise produzida pelo ObservaSinos, “Famílias sobrevivem com até R$ 70,00 mensais no Vale do Sinos”, buscamos reunir e apresentar alguns dados sobre o universo das famílias cadastradas no CadÚnico dos 14 municípios da região do COREDE Vale do Rio dos Sinos, ressaltando o total de famílias e de pessoas por município que se encontram na linha da extrema pobreza.
Dados do mês de janeiro deste ano apontam 40.851 famílias com esta renda, totalizando 130.808 pessoas, 10% da população da região. Os dados disponíveis apontam outra realidade que merece destaque: apesar da renda transferida pelo Programa Bolsa Família muitas famílias continuam na extrema pobreza.
No Vale do Sinos 2.074 famílias, mesmo recebendo o Bolsa Família, permanecem com baixa renda, um total de 5.046 pessoas sobrevivendo com renda per capta igual ou menor a setenta reais. Estes dados são do Boletim de Informações “O Brasil sem miséria no seu município” obtido através do Relatório de Informações Sociais da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI).
Quem são estas famílias que, mesmo sendo usuárias de um programa do governo federal permanecem na linha da pobreza extrema? Quais os impedimentos do PBF na garantia da proteção das famílias beneficiárias?
Como contribuir para mudar essa realidade?