Opções religiosas em São Leopoldo

  • Terça, 21 de Maio de 2013

Os dados censitários são uma preciosa base de dados para subsidiar o diálogo a realidade e as políticas públicas socioeconômicas.

ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS/Unisinos, reuniu dados sobre as religiões em São Leopoldo coletados no questionário da amostra do Censo em 2010, a fim de subsidiar a discussão sobre esta realidade.

Quem faz a análise destes dados referentes ao município de São Leopoldo é Inácio Spohr, Mestre em Ciências Sociais, coordenador do Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo  GDIREC do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

 

Eis o texto.

Opções religiosas em São Leopoldo: Uma breve análise dos dados da Amostra do Censo Demográfico do IBGE, 2010

Inácio José Spohr  – GDIREC – Maio de 2013

Não são muitos os dados comparativos sobre o desenvolvimento das religiões e religiosidades no município de São Leopoldo nas últimas décadas. Contudo, o resultado da amostra sobre religiões divulgada pelo Censo de 2010 (IBGE) joga algumas luzes – e quiçá também sombras – sobre as opções religiosas dos leopoldenses.

Religiões Cristãs

Como esperado, a religião Católica Apostólica Romana mantém larga vantagem numérica sobre as demais expressões religiosas (65,92%) relativas a um universo de 214.087 habitantes (cf. tabela 1).

Já as religiões Evangélicas (tabelas 1 e 2) alcançam 50.833 adeptos (23,74%), dos quais 26.133 (tabela 3) declararam pertença às religiões de origem Pentecostal (12,21%). E, por dedução, 24.700 se identificaram com as religiões Evangélicas de Missão, que somadas a “outras religiosidades” (próximas a estas) perfaz 11,53% dos habitantes do município.

Note-se que o elenco das religiões “Evangélicas de Missão” identificado pela amostra do Censo de 2010 (tabela 2) enumera as Igrejas Luterana, Presbiteriana, Metodista, Batista, Congregacional, Adventista e, inclusive, três “outras” formas de pertença às evangélicas de missão, sem determinação específica. No entanto, deixa de mencionar explicitamente segmentos evangélicos tradicionais de São Leopoldo, representadas, por exemplo, pelas Igrejas Anglicana, Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Estarão os adeptos destas denominações sob o guarda-chuva das expressões “Luterana”, “Evangélica não determinada” ou “outras religiosidades cristãs”, como se informa na tabela? De fato, o número de pessoas identificadas pela opção “Evangélica não determinada” soma 13.662 indivíduos. Representa, pois, 6,30% do total de habitantes do município. Um percentual deveras extenso...

Dentre as denominações religiosas de “origem pentecostal” (tabela 3) merece destaque a Igreja Assembleia de Deus. Reúne 6,84% dos leopoldenses (14.641 habitantes) sob seu credo, enquanto que outras igrejas, como a Universal, a Congregação Cristã do Brasil, a Evangelho Quadrangular e a Deus é Amor, somam menos que a metade da opção evangélica de “origem pentecostal”. Também no elenco das opções religiosas dessa mesma origem, o termo “outras” chama atenção: 7.641 adeptos (3,57%) representam um grau de incerteza relativamente alto quanto à pertença religiosa no município.

Religiosidades Afro-Brasileiras

É sobejamente conhecido o fato de que o grupo das Religiões Afro-Brasileiras que, devido à sua herança histórica – aqui considero tão somente as existentes em São Leopoldo –, são numericamente sub-representadas, principalmente quando se trata de dados emanados dos Censos. Isso porque nem sempre os adeptos desses credos encontram condições suficientes que permitam deixar inequivocamente clara sua pertença religiosa. Com frequência marcam a opção “católica” (religião dominante e socialmente mais palatável), quando efetivamente fazem parte da Umbanda, do Batuque ou mesmo do Espiritismo.
Posto isso, os dados apresentados pela Amostra do Censo Demográfico de 2010 denotam estas mesmas ou outras inconstâncias, quando se trata das religiões Afro-Brasileiras no município de São Leopoldo? Vejamos.

De fato, os dados da tabela 4 informam que há somente 2.473 praticantes nas religiões Afro-Brasileiras (Umbanda e Candomblé) em São Leopoldo. Somado à alternativa “outras declarações de religiosidades afro-brasileiras” temos, então, um total de 2.652 praticantes da religiosidade Afro-Brasileira.

Sub-representados? Bem, os dados do Censo são estes, ainda que tenhamos a sensação de que estejam aquém do esperado. Em recente visita a terreiros (entre 2012 e 1013), sobretudo em datas festivas de Ogum, Iemanjá e Oxum, a visibilidade da “Religião Africana” (como gostam de se apresentar) leva a crer que existam, na realidade, indicadores bem mais alentados em termos de números. Segundo dados reunidos pela Associação Afro-Umbandista de São Leopoldo e pela Associação Leopoldende de Candomblé, Umbanda e Cultos Afro-brasileiros (ALCUCAB), estão em funcionamento no município proximamente 468 Casas de Religião Africana1.  Se cada uma delas tiver, em média, 10 a 20 adeptos, a soma destes ultrapassaria, distante, o número registrado pelo Censo. Contudo, sem um censo específico que tenha foco na experiência religiosa africanista, torna-se difícil averiguar o que, de fato, acontece neste meio.

Cabe, também, um alerta sobre a nomenclatura usada no Censo. No Rio Grande do Sul o nome “Candomblé”, por ser pouco conhecido, pode ter contribuído pelo exíguo número de registros afro-brasileiros. Mais conhecidas são as denominações Batuque (termo muito popular), Religião (dizem comumente: “fulano é de religião”), Nação, Religião Africana e Africanismo, entre outros.

Já na tabela 5 encontramos números relativos à “cor e raça”. De um total de 2.473 habitantes que frequentam casas de religião africana, 1.768 (71,49%) informam que têm cor “branca”, enquanto que 370 (14,99%) apontam a cor “preta” e outros 335 (13,55%) marcam como sendo sua a cor “parda”.

Pretos e pardos somam, portanto, 28,51% nestas casas, enquanto que os “brancos africanistas” (permita-nos que os designemos assim) perfazem 71,49%. Por conseguinte, os dados do Censo confirmam, por um lado, que a grande maioria dos que frequentam religiões afro-brasileiras é formada de brancos e que, nestas mesmas casas, pretos e pardos participam em número que supera sua representatividade real na região. E, por outro, confirmam que as religiões afro-brasileiras não são religiões só de negros, mas também não confirmam a ideia de que sejam (absolutamente) brancas.

Espiritismo

Os moradores identificados com o Espiritismo (tabela 6) somam 5.502 indivíduos, ou seja, 2,57% da população do município.

Note-se que o conjunto de dados do Censo não distingue entre “casas federadas” e casas espíritas independentes. Assim como entre os adeptos das religiões africanistas, também no meio Espírita pode haver certa omissão identitária, visto que nem todos os que frequentam aquelas casas declaram-no de forma precisa. Dada a “característica cristã” da doutrina de Allan Kardec, um razoável contingente de integrantes do catolicismo e igrejas evangélicas costuma, rotineira ou esporadicamente, participar de eventos espíritas, sem que isso represente dúvidas sobre sua origem religiosa.

Judaísmo e Islamismo

Em São Leopoldo, segundo o Censo de 2010 (tabela 7), somente 09 pessoas se identificaram com a religião Judaica e 54 com o Islam.

Poucos? Historicamente, o Islamismo e o Judaísmo não fazem parte da tradição religiosa do município. Estas formas religiosas, não obstante, encontram maior representatividade em Porto Alegre e em algumas cidades da fronteira sul do Rio Grande do Sul.

Religiões Orientais

Em São Leopoldo, segundo o Censo de 2010 (tabela 8), há 177 pessoas identificadas com as opções religiosas de origem oriental. Destas, 58 são budistas, 62 são denominadas como religiões orientais (54 da “Igreja Messiânica Mundial” e 8 praticantes de “outras novas religiões orientais”) e 57 foram identificadas como “Outras religiões orientais”. O Hinduísmo não registra adeptos.

As religiões orientais, tais como o Budismo, o Zen-Budismo e Brahma Kumaris (não lembrada pelo Censo), entre outras, embora estabelecidas já há alguns anos na região, ainda são objetivamente desconhecidas enquanto efetiva opção religiosa para a grande maioria da população. “O budismo, como prática religiosa, ainda é uma flor exótica2”,  conclui Monja Kokai, do Zen-Budismo Vale dos Sinos3.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e Espiritualista

Este pequeno grupo de religiões, assim como as religiões orientais – embora a busca constante por novos adeptos (prática comum entre mórmons4  e Testemunhas de Jeová) –, não consegue, por ora, adesões muito significativas no município de São Leopoldo. No caso, o Censo de 2010 (tabela 9) anota que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apresenta a adesão de 359 pessoas, a Espiritualista 126 e a Testemunhas de Jeová 1.388. Juntas somam 0,88% da população do município.

Religião não determinada e múltiplo pertencimento

Entre os que declararam serem integrantes de alguma forma religiosa sem especificá-la nominalmente, encontramos um número bastante exíguo de leopoldenses (tabela 10). Tão somente 0,43% da população (929 indivíduos) se enquadram nesta situação: 802 (0,37%) fazem parte do grupo “religiosidade não determinada ou mal definida” e outros 127 (0,06%) do grupo “declaração de múltipla religiosidade”. Não há notificações na área “sem declaração” e os que “Não sabem” se têm ou não têm uma religião se reduziu a 176 pessoas, o que equivale a 0,08% da população.

Tradições Esotéricas e Tradições Indígenas

Conforme a tabela 11, a Amostra do Censo Demográfico de 2010 identifica que as tradições religiosas esotéricas apresentam 135 adeptos (0,06% da população) e as tradições indígenas 34 pessoas (0,02%).

Algo mais a dizer? Talvez, se poderia dizer, de forma politicamente incorreta, que é pouco índio para muita gente. Efetivamente a terra dos “capilés” consegue apresentar 34 pessoas que confessam ter um credo religioso identificado com a tradição indígena... De fato, em São Leopoldo encontramos um pequeno grupo de indígenas Kaingang, alojados numa reserva do bairro Feitoria. Atuantes, circulam pela cidade com suas roupas coloridas, rostos típicos, com grandes bolsas carregadas nas costas. Vendem bugigangas, ganham a vida com dignidade. E, como não, também são dignos de sua tradição religiosa “índia”.

Sem Religião e Ateus

Entre ateus, agnósticos e sem religião temos um total de 9.742 habitantes (4,44% da população do município): 9.054 (4,55%) se identificam como “sem religião”, 609 (0,28%) anotam que são “ateus” e outros 79 (0,04%) indicam que são “agnósticos”.

Em São Leopoldo, assim como em todo país, não é tarefa fácil declarar-se ateu. Em terras onde vigoram costumes e crenças avassaladoramente cristãs (89,66% dos leopoldenses se declararam pertencentes à fé religiosa católica ou evangélica), a palavra “ateu” evoca muitos estranhamentos, quando não resulta em condenações e exclusão. Se, nesta região, por um lado, é bastante aceitável ser católico ou evangélico não praticante, ser manifestamente ateu, ou ateísta, ainda requer força e coragem. Talvez, por isso, tenhamos tão poucos ateus e agnósticos.

 

Notas:

1 - A pesquisa “Religiões na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS)”, do GDIREC, em uma de suas publicações intitulada “O mundo das religiões em São Leopoldo” (Caderno CEDOPE, ano 13, n. 16, 2001), destaca que o município de São Leopoldo, em 2001, mantinha 364 locais de culto (Afro e Umbanda 101, Católica 64, Pentecostais e Neopentecostais 137, Espíritas 17, Evangélicas Históricas 28 e diversas 17). O mesmo caderno também aponta que as religiões então cadastradas pela pesquisa, apresentavam 53.520 frequências semanais a seus templos e casas de culto, o que representa 27,6% sobre um universo de 193.403 moradores. Destes 53.520 frequências semanais, as religiões Afro e Umbanda detinham 11,7%, a Católica 26,4%, os Pentecostais e Neopentecostais 44,6%, o Espiritismo 5,5%, as evangélicas históricas 5,4% e as Diversas 6,2%. 139.883 pessoas (72,4%) marcavam presença esporádica em cultos religiosos ou sem nenhuma participação.

2 - Flor de lótus, flor símbolo do Budismo.

3 - http://zenvaledossinos.blogspot.com.br/

4 - O termo “mórmon” refere-se aos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É o nome pelo qual popularmente são conhecidos.