Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale dos Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Dois Irmãos.
A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.
Eis a análise.
O propósito deste trabalho visa analisar brevemente o desenvolvimento das religiões e religiosidades no município de Dois Irmãos-RS, considerando os dados dos censos do IBGE de 2000 e 2010.
Município integrante da região do Vale do Rio dos Sinos1, Dois Irmãos, de acordo com o Censo de 2010, conta com uma população de 27.572 habitantes2. Situado a 52 km da capital do Estado, apresenta uma economia voltada principalmente à indústria coureiro-calçadista, à produção agropecuária e serviços. Território desmembrado de São Leopoldo, Dois Irmãos foi elevado à condição de município através da Lei Estadual nº 3.823, a 10 de setembro de 1959.
A povoação do município ascende a 1824 com a chegada dos primeiros imigrantes alemães vindos da região do Hunsrik, Alemanha. Então sob o nome Picada dos Baum3, em homenagem a um grupo familiar pioneiro, os habitantes do povoado construíram sua primeira capela católica, dedicada a São Miguel, em 1832. A comunidade Evangélica (Luterana) fundou seu primeiro templo em 1850, sendo assistida inicialmente por pastores de São Leopoldo, Campo Bom e Novo Hamburgo4.
Se no passado a população de Dois Irmãos era composta tão somente por católicos e luteranos, que espaço ocupam hoje as religiões fora do eixo fundacional? Dois Irmãos conta hoje com ampla diversidade religiosa, tanto cristãs como não cristãs e indivíduos sem religião. As Igrejas Católica e Evangélicas de Missão, majoritárias e de longa tradição no município, cedem hoje participantes a outras formas de crer, sobretudo às Igrejas Evangélicas de Origem Pentecostal, como veremos a seguir.
Tendo em vista simplificar a compreensão dos dados aqui propostos, divido a multiplicidade das expressões religiosas do município em diferentes grupos, preservando, na medida do possível, suas relações de semelhança e/ou de origem em uso no IBGE.
Religiões Cristãs
Como em outras cidades do Vale do Rio dos Sinos, em Dois Irmãos o cristianismo gradativamente vem perdendo adeptos5. O movimento que diminui as forças das religiões cristãs proporciona, sem dúvida, novas oportunidades para outras formas de crer.
Segundo dados do IBGE, os Censos de 2000 e 2010 apontam que as religiões cristãs em Dois Irmãos (tabela 01) cederam 1,09% de seus adeptos se consideramos o total da população do município6. A diminuição do número de adeptos entre as igrejas cristãs se deve principalmente à Igreja Católica Apostólica Romana, que cedeu 3,96% de seus participantes, e às Igrejas Evangélicas de Missão (tabela 02), que perderam 2,28% sobre o total de habitantes do município. A Igreja Católica, no entanto, continua sendo a religião majoritária em Dois Irmãos, pois o Censo de 2010 registra como “católicos” 79,46% de sua população.
O conjunto das Igrejas Evangélicas, por sua vez – refiro-me aqui às Igrejas “Evangélicas de Missão”, às “Evangélicas de origem pentecostal” e aos “Evangélicos sem vínculo institucional ou Evangélica não determinada”, que veremos em tabelas subsequentes – obteve um crescimento global de 2,83% na década. Já o pequeno grupo intitulado “outras religiosidades cristãs”, com apenas 0,04% dos habitantes do município, comparece às estatísticas do IBGE somente no Censo de 2010.
Evangélicas de Missão
As Igrejas Evangélicas de Missão (tabela 02), assim como o catolicismo (visto acima), passa a década de 2000-2010 com perdas que alcançam 2,28% da população. A Igreja Evangélica Luterana apresenta uma diminuição de 2,32% e a Igreja Evangélica Batista apresenta outros 0,15% de adeptos a menos.
Novas no elenco religioso do município de Dois Irmãos, as Igrejas Evangélica Metodista (0,06%) e Evangélica Congregacional (0,13%) aparecem na estatística do IBGE, por isso, somente no Censo de 2010. A Igreja Evangélica Adventista, com 0,62% dos habitantes, se manteve estável durante a década.
Evangélicas de origem pentecostal
Ao contrário do catolicismo (tabela 1) e do conjunto das Igrejas Evangélicas de Missão (tabela 2), as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03) se encontram, enquanto grupo, em ascenção numérica. Se em 2000 o grupo detinha 3,25% da população, em 2010 aumenta sua fatia de participantes, que passa para 6,94% dos habitantes.
Participam deste crescimento a Igreja Assembleia de Deus, que obteve mais 1,81% de participantes, a Igreja Universal do Reino de Deus, com 0,19% de novos participantes, e um conjunto de Igrejas intituladas “Outras Evangélicas de origem pentecostal”, com 2,16% da população do município.
Não obstante, nem todas as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal tiveram desempenho positivo entre 2000 e 2010. Por exemplo, a Igreja do Evangelho Quadrangular perdeu 0,15% de seus adeptos neste período, enquanto a Igreja Congregação Cristã do Brasil, que em 2000 detinha 0,32% dos habitantes do município, chega em 2010 sem nenhum representante.
Ressalvadas as pequenas defecções do grupo, as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal reafirmaram sua presença no cenário religioso de Dois Irmãos: terminam a década 2000-2010 com uma variação positiva de 3,69% sobre os habitantes do município.
Evangélicos sem vínculo institucional e Evangélica não determinada
De acordo com o IBGE, Dois Irmãos conta com um total de 17,09% de evangélicos (tabela 01), dos quais 0,48% (tabela 04) são identificados como praticantes evangélicos sem vínculo institucional (Censo de 2000) ou, como informa o Censo de 2010, 1,9% dos habitantes do município são membros de uma Igreja Evangélica não determinada. Efetivamente não se trata de um número expressivo de habitantes evangélicos sem vínculo institucional ou evangélica não determinada, mas está em ascenção. Se em 2000 os evangélicos “sem igreja” somavam 109 habitantes, em 2010 estes somam 523. Sua variação (positiva) alcança 1,42% da população do município em uma década.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Espiritualista e Espírita
O grupo religioso formado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Espiritualista e Espiritismo (tabela 05), embora pouco numeroso (reúne 2,12% da população), apresenta boa capacidade de crescimento. Na década passada, os espíritas triplicaram seus participantes e as Testemunhas de Jeová multiplicaram por cinco o número de seus adeptos. Além disso, a religião “Espiritualista”, ausente em 2000, registra 12 participantes (0,04%) no Censo de 2010.
Em dissonância com as demais religiões do grupo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com 11 representantes em 2000, fica sem nenhum representante em 2010.
Sem Religião, Ateus e Agnósticos
Os declarantes da opção “Sem Religião, Ateu e Agnóstico” dos Censos de 2000 e 20107 exibidos na tabela 06, embora poucos, levam a uma surpresa tanto para a cidade de Dois Irmãos como para a Região do Vale do Rio dos Sinos. Pois, ao contrário da maioria dos municípios do Vale, onde o número de adeptos “sem religião” registra crescimento8, em Dois Irmãos estes vêm perdendo espaço. Se em 2000 somavam 1,47% dos habitantes, em 2010 alcançam somente 1,16% desta mesma população. Tiveram, portanto, uma perda equivalente a 0,31%, como indica a tabela.
Cabe observar ainda que no Censo de 2010 são poucos os habitantes no município de Dois Irmãos que registram as alternativas ateu (0,12%) e agnóstico (0,06%). Sobre um total de 320 declarantes, 269 (que corresponde a 0,98% da população) preferem o termo “sem religião”, uma opção, sem dúvida, bem mais branda que a de ateu ou agnóstico, como convém a uma sociedade com alto índice de prática religiosa.
Múltiplo pertencimento religioso, não determinada ou mal definida e sem declaração
A tabela 07 fornece tão somente algumas informações complementares às que já analisamos acima. Mas, nem por isso, perde importância, pois tenta jogar luz sobre uma questão (assim o presumo) mal identificada pelo Censo. Quantos são mesmo os declarantes que confessam participar de dois ou mais credos religiosos de forma simultânea? O pequeno grupo de habitantes de Dois Irmãos identificado com a opção “múltiplo pertencimento religioso, não determinada ou mal definida”, Censo de 2010, não especifica, de forma inequívoca, quantos testes, digamos, transitam por duas ou mais religiões simultaneamente. Não obstante, temos aqui um índice de 0,11% de habitantes que podem estar aderindo a dois ou mais credos ao mesmo tempo, ou que tenham definido de forma incorreta sua pertença religiosa.
No Censo de 2000 contamos somente com a opção “sem declaração”, que apenas dá a entender que naquele ano havia, em Dois Irmãos, um pequeno grupo de indivíduos (0,13%) que não definiu sua pertença (ou não) a uma das religiões presentes no município.
Considerações finais
A título de considerações finais abordo aqui alguns aspectos que chamam a atenção do observador quanto ao desempenho das religiões e religiosidades no município de Dois Irmãos na década 2000-2010.
O primeiro destes diz respeito à evolução das expressões religiosas denominadas Evangélicas. Como podemos observar na tabela 08, entre estas há quem perde e quem ganha adeptos. No caso, as Evangélicas de Missão perderam 2,28% de participantes, enquanto as Evangélicas de Origem Pentecostal, em movimento contrário, mostraram um crescimento que alcança 3,69% da população do município. Se somamos o índice de crescimento dos aderentes Evangélicos sem vínculo institucional (1,42%) ao dos Evangélicos de origem Pentecostal (3,69%), encontramos, então, que estes obtiveram um crescimento real de 5,11% sobre a população do município na década 2000-2010.
Outra observação aborda informações sobre a presença da comunidade afro-brasileira e indígena no município de Dois Irmãos. O censo de 2010 anota que há, neste município, um contingente humano que reúne 311 “pretos” e 1.380 “pardos” que, juntos, somam 1.691 habitantes (6,14%). E, fato notável, nenhum destes 1.691 habitantes afrodescendentes, nem mesmo alguém da etnia “branca”, declara pertença a uma expressão religiosa de matriz africana em Dois Irmãos9. De acordo com o IBGE (tabela 09), os afrodescendentes deste município declararam pertença à Igreja Católica Apostólica Romana (4,67%), Evangélicas de Missão (0,18%), Evangélicas de origem Pentecostal (0,63%), não determinada e outras Evangélicas (0,3%), Testemunhas de Jeová (0,27%) e sem religião (0,09%).
Quanto aos descendentes indígenas, o censo de 2010 informa que em Dois Irmãos há 24 habitantes índios (0,09%) e que todos eles declararam pertença à religião Espírita.
Por último cabe ressaltar ainda que em Dois Irmãos não encontramos declarantes pertencentes a religiões do Oriente Próximo (Judaísmo e Islamismo) e da Ásia (Hinduísmo e Budismo, entre outros). Não obstante, o censo de 2000 registrou que naquela data havia, em Dois Irmãos, 30 habitantes (0,14%) identificados com a prática religiosa budista. Já em 2010, nenhum destes aparece na estatística do IBGE.
Enfim, o desenvolvimento das religiões em Dois Irmãos destaca a marca da emergência das Igrejas Evangélicas de origem Pentecostal e a redução das forças católicas e luteranas. E, com estas, a diminuição dos declarantes cristãos (cf. tabela 01). Além da notória falta de aderentes na área da Umbanda e Candomblé (religiões de matriz africana), Dois Irmãos mostra ser única na diminuição de declarantes sem religião, ateus e agnósticos.
Notas:
1 - A região do Vale do Rio dos Sinos congrega os seguintes municípios: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Cf. Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos – CONSINOS. http://www.consinos.org.br/
2 - A população estimada de Dois Irmãos alcança atualmente 29.862 habitantes (cf. IBGE, http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430640&search=rio-grande-do-sul|dois-irmaos|infograficos:-informacoes-completas
3 - Em alemão, “Baumshneiss”.
4 -Cf. http://www.ieclbhistoria.org.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=779&Itemid=40
5 - Na década 2000-2010 o cristianismo perdeu participantes, entre outros, nos seguintes municípios: Novo Hamburgo, 2,22%, São Leopoldo, 4,38%, Ivoti, 1,86%, Portão, 3,9%, Estância Velha, 3,18% e Campo Bom, 2,15%.
6 - Todos os cálculos percentuais aqui apresentados tomam como referência o total da população do município.
7 - No Censo de 2000 o IBGE pesquisou tão somente a alternativa “sem religião”, enquanto em 2010 a subdividiu em “sem religião-sem religião”, “sem religião-ateu” e “sem religião-agnóstico”.
8 - Transcrevo aqui o acréscimo (dados de variação positiva) de declarantes “sem religião” em alguns municípios da região do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, 2,03%, Novo Hamburgo, 0,7%, Portão, 2,17%, Sapucaia, 0,88%, Estância Velha, 1,08%, Sapiranga, 0,98% e Ivoti, 0,52%.
9 - A ausência de praticantes na área das religiões de matriz africana não leva necessariamente a questões de natureza racista, visto que o município de Dois Irmãos elegeu em 2012 sua prefeita negra Tânia Terezinha da Silva (PMDB). Cf, http://www.ihu.unisinos.br/noticias/515302-cidade-gaucha-de-colonizacao-alema-elege-a-unica-prefeita-negra-do-estado e http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=472500.