O Observatório da Realidade e das Politicas Públicas – ObservaSinos, reuniu os dados declarados pela população de Esteio nos censos de 2000 e 2010 referentes a religião. Inácio Spohr, Mestre em Ciências Sociais, coordenador do Programa Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, é quem faz a análise destes dados.
O ObservaSinos e o GDIREC são programas do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
Eis o texto.
Situada na região Metropolitana de Porto Alegre (entre Canoas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Cachoeirinha e Nova Santa Rita), a cidade de Esteio é bastante conhecida, tanto no Rio Grande do Sul como em todo o país, devido seu pujante parque de exposição agropecuária e industrial, o Parque Assis Brasil, onde anualmente ocorre a feira internacional Expointer. Emancipado em 1955, o município conta hoje com uma população de 80.755 habitantes (cf. Censo 2010).
Parte de um conjunto de 14 municípios na região do Vale do Rio dos Sinos, Esteio, assim como seu entorno, é hoje, predominantemente, uma cidade de cultura cristã-católica e evangélica. Outras religiosidades que se fazem presentes no município, embora com menor alcance numérico, são igualmente importantes, pois trazem a marca das cores e crenças de nações de origem africana e oriental. Os descendentes afro-brasileiros são, segundo o Censo do IBGE de 2010, pela primeira vez no nosso país, declaradamente a maioria da população. Catolicizados ontem, onde estão hoje os negros (também os índios) na nossa região quando se trata de vivências religiosas? Quais formas de crer nutrem, durante as duas últimas décadas, negros, brancos, pardos e indígenas em Esteio?
O propósito da abordagem que aqui faço é a de, tão somente, mostrar dados coletados pela Amostra dos Censos do IBGE dos anos 2000 e 2010 relativas ao desenvolvimento das religiões em Esteio. É o que, então, passo a apresentar, com a ressalva de que os dados do Censo, embora sejam obtidos com métodos científicos, nem sempre respondem adequadamente a particularidades locais, às vezes muito distantes das de outras áreas do território nacional.
Religiões cristãs
Em Esteio1 , assim como no RS e em todo o país, a “Religião Católica Apostólica Romana” (como é denominada pelo IBGE) vem a ser a opção religiosa preferida pela grande maioria da população (tabela 1). Os dados da Amostra do Censo de 2010, no entanto, sinalizam que a maioria católica vem perdendo espaço ano a ano. Em 2000 os católicos detinham 78,22% da população, enquanto que em 2010 esta opção alcança somente 69,71%.
Em contrapartida, no mesmo período de tempo, o conjunto das crenças religiosas denominadas “Evangélicas” passa de 12,4% para 17,31% entre a população de Esteio. O desenvolvimento evangélico acresce, portanto, 4,91% enquanto que os católicos diminuem 8,51%. Também a religião “Católica Apostólica Brasileira”, com poucos representantes em Esteio, diminui durante os últimos 10 anos. A “Católica Ortodoxa” não marca pontos em nenhum dos Censos aqui considerados.
As tabelas seguintes descrevem o status evolutivo evangélico sob a ótica do conjunto das religiões denominadas “Evangélicas de Missão” (tabela 2) e “Evangélicas de origem Pentecostal” (tabela 3). Como no meio católico, as evangélicas de missão (tabela 2) mostram, nestes últimos dez anos, tendência de redução tanto sob a ótica dos números absolutos como em termos percentuais. No ano de 2000 somavam 3.530 habitantes (4,41%), enquanto que em 2010 declaram-se evangélicos de missão somente 2.561 moradores (3,17%). Enquadram-se na redução de adeptos as denominações Igreja Evangélica Luterana e Igreja Evangélica Batista, enquanto que a Igreja Evangélica Adventista teve, neste mesmo período, um pequeno incremento de adeptos. Passa de 0,76% a 0,82 % da população de Esteio. Já a Igreja Evangélica Metodista se manteve estável.
Entre as “Evangélicas de origem Pentecostal” (tabela 3), embora o Censo de 2010 indique um crescimento global de adeptos (passa de 7,39% em 2000 a 9,04% em 2010), este não é igual entre as diferentes denominações do grupo. Por exemplo, entre as Igrejas o Brasil para Cristo e Universal do Reino de Deus, houve certa diminuição no número dos que optaram por estas formas de crer. Justificam o avanço pentecostal as denominações Assembleia de Deus (que dobrou seu número de adeptos), Igreja Evangelho Quadrangular e Deus é Amor. Para as demais denominações enumeradas na tabela não há dados comparativos.
Na tabela 4 são apresentadas “outras religiões evangélicas”, “Evangélica não determinada” e “outras religiosidades cristãs”. Entre estas chama atenção (no Censo de 2010) o grande número de habitantes de Esteio que se declararam evangélicos (4.119 pessoas, 5,1%), sem mencionar uma determinada denominação religiosa. Desconhecem estes o nome de sua igreja? Os crentes evangélicos sem denominação assumem comportamento religioso semelhante ao dos “católicos não praticantes”2?
Religiosidades afro-brasileiras
Os adeptos das expressões religiosas afro-brasileira em Esteio, assim como os de São Leopoldo3 , possivelmente foram recenseados mediante uma denominação algo inadequada, visto que o termo “Candomblé” vem a ser pouco conhecido na região. De qualquer forma, o Censo de 2010 aponta que “Umbanda e Candomblé” no município de Esteio (tabela 5) perfazem 1.726 adeptos. Ou seja, 2,14% da população declara fazer parte de religiosidades afro-brasileiras. A grande maioria destes são membros da Umbanda (1,98%) enquanto que, no Candomblé, há somente 67 registros em 2000 e 15 em 2010. “Outras religiosidades afro-brasileiras” anotam 114 registros.
Merece destaque o fato que as religiões afro-brasileiras, por força de sua representante maior, a Umbanda, tiveram nestes últimos de anos um razoável incremento de adesões. Em 2000 a Umbanda detinha 921 representantes. Já em 2010 atinge 1.597 membros. Registra, portanto, um incremento de 676 pessoas.
Espiritismo
A Doutrina Espírita4 (tabela 6), ou simplesmente “Espírita” como anota o IBGE, apresenta significativo incremento de participantes entre 2000 e 2010 De 1.870 (2,34%) integrantes, passa a contar com 3.569 (4,42%) aderentes entre os habitantes do município. Que motivação há por trás dessa notável expansão? Embora o número total de espíritas ainda seja relativamente baixo, na prática, em dez anos, seu crescimento apresenta um incremento de aproximadamente 100% de adeptos.
Religiões orientais
Diferentemente das religiões evangélicas de origem pentecostal, espírita e afro-brasileiras, as crenças religiosas provindas do Oriente tiveram, na década entre 2000 e 2010, pouco ou nenhum avanço que chamasse atenção ao observador do fenômeno religioso em Esteio. Conforme a tabela 7, as comunidades ligadas ao Budismo e Igreja Messiânica Mundial, entre outras, continuam muito pequenas, ínfimas. Em 2010 o Budismo apresenta 81 participantes, a Igreja Messiânica conta com 10 participantes, e “novas religiões orientais” contam com outros 70 participantes. A expressão “outras religiões orientais” refere um total de 127 pessoas. O Hinduísmo não apresenta adeptos neste município.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e Espiritualista
Este grupo de religiões, ainda que pouco representativo no universo religioso de Esteio, é bastante conhecido, tanto neste município como em toda a região. Há várias décadas, Testemunhas de Jeová e Mórmons5 se renovam em cruzadas de divulgação “corpo a corpo” em todo o Vale do Rio dos Sinos, sem alcançar, no entanto, algum sucesso digno de nota. Os dados da tabela 4 identificam que a “Igreja Testemunhas de Jeová” reúne 500 adeptos em 2000, e 506 em 2010. A “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” decresce um pouco nesta mesma década, passando de 31 aderentes a somente 29. A “Espiritualista” conta, em 2010, com 58 participantes.
Religião não determinada e múltiplo pertencimento
Quanto à opção religiosa de múltiplo pertencimento, os recenseadores do IBGE não puderam anotar dados muito relevantes nos registros dos Censos de 2000 e 2010. Embora, na prática, haja muitas notícias que dão conta do trânsito religioso, em Esteio, em 2010, somente 511 (0,63%) habitantes declaram frequentar, simultaneamente, mais de uma denominação religiosa. “Não determinadas”, que apresenta 189 opções em 2000, e “Sem declaração” com 99 opções, não registram dados em 2010. “Não sabe” apresenta 19 moradores em 2010.
Sem religião, ateus e agnósticos
Esteio, assim como outros municípios da região, é majoritariamente religiosa. E, como só poderia acontecer, numa sociedade culturalmente religiosa torna-se complicado divergir. Talvez por isso as opções “Sem religião”, “Ateu” e “Agnóstico”, como podemos constatar na tabela 10, não tiveram acréscimos durante a década aqui em observação. Pelo contrário, sofreram pequena perda. Em “Sem religião” (item que registra a soma entre sem religião, ateu e agnóstico) a Amostra do Censo de 2000 dá conta de que havia 3.020 (3,77%) habitantes e que no Censo de 2010, apresenta somente 2.905 (3,6%). A opção “Ateu” – ano 2010 – indica 254 registros, a de “Agnóstico” 34 e a “Sem religião” (forma não religiosa socialmente mais fácil de ser aceita) apresenta 2.618.
Religiosidades ausentes
Por último, chama atenção em Esteio o fato de nos Censos 2000 e 2010 não haver registros de habitantes que cultivem expressões religiosas como a do Judaísmo, do Islamismo, das tradições Esotéricas, da Presbiteriana, da Evangélica Congregacional, da Evangélica Cristã do Brasil, da Igreja Casa da Benção e religiosidades indígenas, entre outras. Contudo, sempre é possível que haja praticantes em um e outro destes credos, mas certamente em número inexpressivo.
Notas:
1 - Cf. a pesquisa do GDIREC sobre a realidade religiosa de Esteio em FOLLMANN (coord.) José Ivo. O Mundo das Religiões em Esteio, in Cadernos do CEDOPE (Série Religiões e Sociedade), ano 12, n. 15, 2000.
2 - Em recente conversa com uma aluna da Unisinos ouvi desta, em resposta à pergunta sobre seu credo religioso, que era uma “evangélica caseira”, que fazia parte do grupo de pessoas que assumem um “credo evangélico genérico”. “Frequento igrejas evangélicas, mas não quero pertencer a nenhuma delas”, disse.
3 - Disponível em: <.">http://www.ihu.unisinos.br/areas/trabalho/observa-sinos/520303-opcoes-religiosas-em-sao-leopoldo>.
4 - Dirigentes espíritas preferem a denominação “Doutrina Espírita”, em vez dos tradicionais termos “igreja” ou “religião”.
5 - Mórmon, nome popular da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.