Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale do Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Nova Santa Rita.
A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.
Eis a análise.
O presente texto busca analisar brevemente a evolução do desempenho das religiões e religiosidades no município de Nova Santa Rita, considerando os dados dos censos do IBGE de 2000 e 2010.
Erigido município em 1993, Nova Santa Rita se encontra distante 20 km de Porto Alegre. Faz limite com os municípios de Canoas, Porto Alegre, Esteio, Portão, Montenegro, Triunfo e Sapucaia do Sul. Sua economia se baseia principalmente em produtos industriais tais como cimento, alto-falantes, móveis vergados e tecidos. Além da pecuária, com a produção de frangos, suínos e bovinos, Nova Santa Rita rende ainda uma série de produtos agrícolas, entre os quais melão, arroz, melancia, mandioca e verduras1.
De acordo com o censo de 2010, Nova Santa Rita conta com 22.716 habitantes2. Sua população formada por brancos (89,45%), pardos (7,98%), pretos (2,32%), amarelos (0,21%) e indígenas (0,04%) passa por uma grande transformação religiosa. Católica desde a sua origem – o nome Santa Rita se deve a Juscelano de Souza Baptista e sua mulher, Rita Carolina Martins, doadores de um terreno para a construção de uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia no dia 11 de fevereiro de 18843–, mostra hoje forte ascendência Evangélica. Crescem, sobretudo, as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal. Fora do mundo cristão (Católico e Evangélico), como poderemos ver mais adiante, firmam seus passos, entre outras, as religiões de Matriz Africana, as religiões de origem Oriental, Testemunhas de Jeová e Espiritismo.
A seguir, então, uma breve apresentação estatística que foca o desempenho das religiões entre 2000 e 2010 no âmbito do município de Nova Santa Rita4.
Religião Católica
À semelhança de outros municípios do Vale do Rio dos Sinos, a Igreja Católica Apostólica Romana aparece no cenário religioso de Nova Santa Rita (tabela 01) como a que mais cede aderentes para outras religiões5. De acordo com o IBGE, na década transcorrida entre os censos de 2000 e 2010, o contingente católico transferido para outras formas de crer ou não crer alcança 15,01% da população do município. Outras Igrejas que igualmente recebem do IBGE a denominação “católica” obtiveram respectivamente, neste mesmo período, um significativo acréscimo de participantes. A Igreja Católica Apostólica Brasileira, que em 2000 detinha somente 0,33% de aderentes6, em 2010 passa a contar com 3,66% dessa mesma população. O movimento multiplicou por dez o número percentual de seus participantes. Já a Igreja Católica Ortodoxa deve um acréscimo mais modesto, visto que passou de cinco declarantes (0,03%) para nove (0,04%). Considerando perdas e ganhos deste grupo de Igrejas, vemos que o catolicismo perdeu, portanto, um total de 11,67% dos seus adeptos entre 2000 e 2010.
Evangélicas de Missão
As Igrejas Evangélicas de Missão de Nova Santa Rita (tabela 02), enquanto grupo, obtiveram, por sua vez, um acréscimo de 1,17% na década 2000-20107. Participam desse crescimento a Igreja Luterana (0,8%), a Evangélica Metodista (0,02%), a Evangélica Adventista (0,17%) e outras Evangélicas de Missão (0,52%).
Já a Igreja Evangélica Batista, ao contrário das anteriores, perdeu parte de seus adeptos na década. Se em 2000 detinha 0,46% da população (72 habitantes), em 2010 passa a contar somente com 0,12% de praticantes. Deixou para trás, portanto, 0,34% de seus declarantes.
Evangélicas de origem pentecostal
O desempenho das Igrejas integrantes do grupo das “Evangélicas de origem pentecostal” em Nova Santa Rita corresponde, grosso modo, a um índice de crescimento similar a de outros municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos. O conjunto obteve um crescimento que alcança 4,77% sobre o total da população do município. Solidárias com o aumento de adeptos encontramos as Igrejas Assembleia de Deus (3,4%), Evangelho Quadrangular (1,0%), Comunidade Evangélica (0,08%) e um grupo intitulado “Outras evangélicas de origem pentecostal”, que obteve um acréscimo de 2,27% em suas fileiras de crentes.
Mas nem todas as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal participaram do avanço do grupo. Várias delas, ao contrário, terminaram a década 2000-2010 com participantes a menos. Diminuíram o número percentual de seus adeptos as Igrejas: Congregação Cristã do Brasil (0,12%), Brasil para Cristo (0,36%), Universal do Reino de Deus (0,78%) e a Igreja Deus é Amor (0,7%)8.
Evangélicos sem vínculo institucional e Evangélica não determinada
O conjunto de declarantes dos censos de 2000 e 2010 que reúne evangélicos sem vínculo institucional e Igreja Evangélica não determinada (tabela 04) soma 5,26% da população do município. Em 2000 o IBGE apresentou as alternativas “Evangélicas sem vínculo institucional”, índice que obteve 1,31% da população, e “Evangélicas de origem pentecostal sem vínculo institucional”, que alcançou somente 0,03% da população. E como este último indicador refere claramente a pentecostais seu vínculo institucional, o primeiro, que denomina “Evangélicas” sem vínculo institucional, presumidamente se refere a declarantes “Evangélicos de Missão” sem Igreja ou sem prática religiosa regular.
A alternativa registrada no censo de 2010 enquadra todos os declarantes desta tabela no indicador “Evangélica não determinada”, um conceito, sem dúvida, mais amplo que os apresentados pelo censo de 2000. Portanto, se no censo de 2000 os declarantes “sem vínculo” somaram 1,34% da população do município, em 2010 o item religião “Evangélica não determinada” abarca 5,26% dos habitantes, um índice que corresponde a um incremento de 3,92% da população do município.
Religiões de matriz africana
As religiões de matriz africana presentes em Nova Santa Rita contam em 2010 somente com 2% da população do município (tabela 05). Contudo, se por um lado as religiões de matriz africana podem ser consideradas pouco representativas neste município e em outros da região9, por outro convém reconhecer que a história da repressão a estas formas de crer, tanto neste município como na Região, Estado e País, resulta em estatísticas sub-representadas, visto que nem todos os praticantes de uma religião africana, sejam eles brancos, negros ou indígenas, assumem publicamente esta alternativa.
De qualquer forma a Umbanda mostra que está em processo de afirmação em Nova Santa Rita. Se, de acordo com o censo de 2000, esta forma de crer reunia 0,75% da população do município, no censo de 2010 os declarantes umbandistas passam a contar com 2% desta mesma população. A Umbanda teve, portanto, um acréscimo de 1,25% no seu número de seus adeptos. Já o Candomblé10, ao contrário, perdeu neste mesmo período a totalidade de seus – já poucos – participantes.
Religiões orientais
Sob o ponto de vista dos dados apresentados pela tabela 06, é possível deduzir que os movimentos religiosos que provêm da Ásia encontram muitas dificuldades de expansão no município de Nova Santa Rita e região11. Contabilizam em 2010 somente 0,05% da população do município. Não obstante o grupo representado pela alternativa intitulada “Novas Religiões Orientais” teve um acréscimo de 0,01% em seu elenco de participantes na década. O Budismo, já com bem poucos representantes em 2000, ficou sem registros no censo de 2010.
Testemunhas de Jeová e Espírita
No grupo das religiões apresentadas pela tabela 07, ganha destaque o espiritismo, por seu histórico de afirmação numérica tanto em Nova Santa Rita como em toda a Região do Vale do Rio dos Sinos, RS e Brasil12. A década transcorrida entre os censos de 2000 e 2010 proporcionou a esta forma de crer um acréscimo de adeptos que alcança aproximadamente 1% da população do município. Se em 2000 detinha 1,53% da população, em 2010 passa a contar com 2,52% destes mesmos habitantes.
A Igreja Testemunhas de Jeová, embora conte, digamos, com um índice de conversão inferior a dos Espíritas, acrescenta, não obstante, 0,27% da população do município no elenco de seus adeptos.
Sem religião, ateu e agnóstico
Santa Rita, ao contrário da maioria dos municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos, revela uma variação negativa de 0,03% entre os que declaram ser “sem religião”, “ateu” ou “agnóstico” (tabela 08). De acordo com o censo de 2000, ocasião em que o IBGE recenseou apenas a alternativa “sem religião”, os declarantes deste item alcançaram 4,88% da população local. Já no censo de 2010 este mesmo índice atingiu somente 4,85%, um número percentual de habitantes ligeiramente inferior ao do censo de 2000. Observe-se ainda que no censo de 2010 o IBGE qualificou a contagem dos “sem religião” em “sem religião-sem religião”, “sem religião-ateu” e “sem religião-agnóstico”. Portanto, apesar da perspectiva de uma clareza quanto a quem, por definição, poderia declarar ser sem religião, o número percentual destes caiu 0,03% em Nova Santa Rita13.
Religião não determinada, sem declaração, não sabe, múltiplo pertencimento ou mal definida
A tabela 09, embora diga respeito a apenas 1,32% da população de Nova Santa Rita no ano de 2000 e a 0,33% em 2010, complementa alguns dados que ficaram ao largo dos registros sobre religiões e religiosidades apresentados nas tabelas anteriores. Esta trata, sobretudo, dos que não sabem ou não querem determinar sua pertença religiosa. Salvo as diferenças entre as alternativas do censo de 2000 (religião não determinada ou sem declaração) e as do censo de 2010 (não determinada, múltiplo pertencimento ou mal definida e não sabe), os habitantes de Nova Santa Rita reduziram significativamente o número daqueles que não determinam sua condição de pertença religiosa. Se no censo de 2000 estes somavam 208 indivíduos (1,32%), em 2010 são apenas 77 (0,33%). Uma diferença que equivale à significativa redução de 0,99% sobre os habitantes do município.
Considerações finais
A título de considerações finais apresento, a seguir, algumas observações relativas ao desenvolvimento das religiões em Nova Santa Rita. Trata-se de aspectos que chamam a atenção do observador tanto por sua singularidade quanto por sua inserção no quadro religioso da região do Vale do Rio dos Sinos.
O primeiro destes revela que os adeptos do conjunto das religiões cristãs (tabela 09), assim como em outros municípios da região14, estão diminuindo. Em Nova Santa Rita são precisamente 1,41% de declarantes cristãos a menos. As igrejas cristãs que mais cederam adeptos para outras formas de crer ou não crer recaem, sobretudo, sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, que perdeu 15,01% de seu público declarante entre 2000 e 2010 (tabela 01). Do meio “Evangélicas de Missão” temos a Igreja Evangélica Batista, que perdeu 0,34% sobre os habitantes do município. Do conjunto de Igrejas ligadas ao movimento pentecostal perderam adeptos as seguintes Igrejas: Congregação Cristã do Brasil (0,12%), o Brasil para Cristo (0,36%), Universal do Reino de Deus (0,78%) e Deus é Amor (0,7%). Entre perdas e ganhos (as religiões de origem pentecostal foram as que ganharam mais adeptos com a transferência de católicas e evangélicas em descenso) a diminuição cristã atinge, portanto, 1,41% da população do município.
Um segundo aspecto que merece destaque trata das Igrejas Evangélicas (tabela 11). O grupo formado pelas Evangélicas de Missão (tabela 02), Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03) e Evangélicas sem vínculo institucional ou Evangélica não determinada (tabela 04), constitui um grupo formado por comunidades religiosas em franca ascensão numérica. Na década 2000-2010 este grupo adicionou às suas fileiras mais 9,86% da população de Nova Santa Rita. As Igrejas Evangélicas de origem pentecostal foram as que mais cresceram neste período. Obtiveram um acréscimo de praticantes na ordem de 4,77% da população do município. Seguem mais 3,92% de pessoas que se registram Evangélicos sem vínculo institucional ou Evangélica não determinada, e um acréscimo de 1,17% de habitantes que declararam pertença às Igrejas Evangélicas de Missão. O Conjunto deste grupo de expressões religiosas Evangélicas ascende a 21,01% da população de Nova Santa Rita, um índice superior ao do RS e um pouco inferior ao do Brasil15.
O terceiro aspecto a ser destacado quanto ao desenvolvimento das religiões e religiosidades em Nova Santa Rita anota aspectos relativos ao avanço da diversidade religiosa no município (tabela 12). Efetivamente o recuo numérico da Igreja Católica Apostólica Romana, que passou de 79,15% dos habitantes em 2000 para 64,14% em 2010 (o que representa 15,01% de praticantes a menos num período de 10 anos) oferece espaços de crescimento para outras formas de crer. De acordo com as estatísticas dos censos aqui em observação, a maioria das transferências religiosas se deu no interior do próprio cristianismo. Cresceram as Igrejas Evangélicas de Missão (1,17%), as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (4,79%) e as Evangélicas sem vínculo institucional ou não determinada (3,92%). Logo, o grupo como um todo teve um aumento de 9,88% em seu número de adeptos, mas não obteve a possibilidade de absorver a totalidade das perdas católicas como já indicamos acima.
Como o índice de declarantes cristãos diminuiu 1,41% entre 2000 e 2010 em Nova Santa Rita, convém observar para quais formas de crer foram, então, estes? Quais religiões ou grupos de religiões tiraram proveito do trânsito religioso registrado pela década?
Mas, antes de tudo, é preciso notar que o cristianismo não foi a única alternativa mostrada pelos censos que teve diminuição numérica nestes 10 anos. Conforme a tabela 12, diminuiu 0,99% o número de habitantes registrados pela alternativa religião “não determinada, sem declaração, múltiplo pertencimento ou mal definida”, bem como diminuiu 0,03% o número de pessoas declaradas “sem religião, ateu e agnóstico”16. Posto isto, podemos concluir que o número de transferências para religiões não cristãs ascende a 2,42% da população do município. Saíram beneficiadas as religiões: Espiritismo, que teve um acréscimo de 0,99% sobre o total da população, Testemunhas de Jeová (0,27%), as Religiões de Matriz Africana (1,19%) e as Religiões Orientais (0,01%).
De acordo com o censo de 2010, o status religioso de Nova Santa Rita apresenta, como podemos ver no gráfico 01, uma maioria cristã absoluta: detém 89,3% dos habitantes do município (catolicismo 67,84%, Evangélicas de Missão 3,23% e Evangélicas de origem pentecostal 21,01%).
Mas como maioria cristã diminuiu 1,41% na década 2000-2010, religiões fora do eixo cristão ganharam importante oportunidade de crescimento. Entre estas encontramos as religiões de matriz africana (2%), as Religiões Orientais (0,05%), as Testemunhas de Jeová (0,96%) e o Espiritismo (2,52%).
Notas:
1 - Cf. Wikipedia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Santa_Rita_(Rio_Grande_do_Sul).
2 - Cf. IBGE, http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=431337&search=rio-grande-do-sul%7Cnova-santa-rita%7Cinfograficos:-dados-gerais-do-municipio.
3 - Ver http://www.novasantarita.rs.cnm.org.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100143268
4 - Nova Santa Rita, situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, integra a Região do Vale do Rio dos Sinos, composta por mais estes municípios: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Araricá, Nova Hartz, Dois Irmãos, Sapiranga, Ivoti, Estância Velha e Portão.
5 - Entre 2000 e 2010 a Igreja Católica Apostólica Romana perdeu adeptos, por exemplo, nos seguintes municípios: São Leopoldo 10,88%, Novo Hamburgo 8,71%, Sapucaia do Sul 8,41%, Portão 8,13%, Esteio 8,51%, Canoas 11,35% e Estância Velha 8,94%.
6 -Todos os “números percentuais” usados neste texto tomam como referência o número total de habitantes do município.
7 - Em outros municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos as Igrejas Evangélicas de Missão tiveram significativa redução no número de participantes. Perderam adeptos, por exemplo, em Campo Bom 5,06%, Ivoti 5,71%, Sapiranga 4,31%, São Leopoldo 2,6% e Novo Hamburgo 2,61%.
8 - Como indica a tabela 03, as Igrejas Congregação Cristã do Brasil, Brasil para Cristo e Deus é Amor deixaram para trás a totalidade de seus (já poucos) integrantes entre 2000 e 2010.
9 - No censo de 2010 a presença das religiões de matriz africana nos municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos apresenta os seguintes números: Canoas 2,49%, Esteio 2,14%, Sapucaia do Sul 1,97%, São Leopoldo 1,16%, Novo Hamburgo 0,4%, Estância Velha 0,29%, Nova Hartz 0,16%, Sapiranga 0,1%, Campo Bom 0,06% e Dois Irmãos 0,06%. Os municípios de Portão, Ivoti e Araricá não apresentaram registros na área das religiões de matriz africana.
10 - A denominação “Candomblé”, por ser pouco conhecida, tanto em Nova Santa Rita como em todo o Estado do Rio Grande do Sul, proporciona dificuldades adicionais aos possíveis declarantes desta opção religiosa. Mais conhecidos são, entre outros, os nomes “Religião Africana”, “Batuque” e “Nação”.
11 - Os que declaram pertença a uma expressão religiosa oriental atingem 0,11% da população no Vale do Rio dos Sinos, 0,13% no RS e 0,22% no Brasil.
12 - Conforme o censo de 2010, nos municípios do Vale do Rio dos Sinos o Espiritismo apresenta os seguintes dados: Esteio 4,42%, Canoas 4,37%, Sapucaia do Sul 3,06%, São Leopoldo 2,57%, Novo Hamburgo 1,41%, Estância Velha 1,14%, Campo Bom 1,1%, Portão 1,07%, Ivoti 0,79%, Dois Irmãos 0,77%, Araricá 0,69%, Sapiranga 0,64% e Nova Hartz 0,49%. A média do Vale do Rio dos Sinos inclui o município de Nova Santa Rita, atinge 1,8% da população. No Rio Grande do Sul somam 3,21% e no Brasil 1,33%.
13 - Os municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos que acrescentaram adeptos sem religião entre 2000 e 2010 (variação percentual positiva) são os seguintes: São Leopoldo 2,03%, Novo Hamburgo 0,7%, Sapucaia do Sul 0,88%, Sapiranga 0,98%, Portão 2,17%, Nova Hartz 0,43%, Ivoti 0,52%, Estância Velha 1,08%, Canoas 2,24%, Campo Bom 0,9% e Araricá 1,68%. Além de Nova Santa Rita, os declarantes sem religião diminuíram (variação percentual negativa) nos municípios de Esteio 0,17% e Dois Irmãos 0,31%.
14 - O cristianismo diminuiu de tamanho em todos os municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos. Perdeu adeptos, por exemplo, nos municípios de Ivoti 1,86%, Dois Irmãos 1,11%, Campo Bom 2,15%, Estância Velha 3,18%, Novo Hamburgo 2,22%, São Leopoldo 4,38%, Esteio 3,8% e Canoas 5,88%. No Estado do Rio Grande do Sul as perdas cristãs atingem 3,13% da população.
15 - No Brasil o número total de Evangélicos é formado por 22,16% da população. No Estado do Rio Grande do Sul os Evangélicos alcançam 18,32%.
16 - A diminuição de declarantes “sem religião”, “ateu” ou “agnóstico” em Nova Santa Rita (0,03%) acontece somente em outros dois municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos: Esteio (0,17%) e Dois Irmãos (0,31%). O índice de crescimento deste grupo na região alcança 0,87%.