O desenvolvimento das religiões e religiosidades em Nova Hartz – RS

  • Terça, 11 de Novembro de 2014

Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale do Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Nova Hartz.

A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.

Eis a análise.

O município de Nova Hartz, de acordo com o censo de 2010, conta com 18.346 habitantes. Sua economia segue uma trilha comum aos municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos, a produção coureiro calçadista . Situada a 62 km de Porto Alegre, faz limite com os municípios de Araricá, Parobé, Igrejinha, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Deve seu nome à família Hartz, membros de um grupo de imigrantes alemães que se estabeleceram naquela região por volta do ano de 1854. Obteve a condição de município no dia 02 de dezembro de 1987.

Como a imigração alemã foi a que deu origem a então “Picada Nova Hartz”, o caráter religioso inicial do município gira em torno da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Hoje, no entanto, a geografia religiosa de Nova Hartz inclui um alentado contingente de declarantes religiosos de origem pentecostal, bem como um bom número de outras instituições religiosas que, embora tenham no presente poucos adeptos, tendem a firmar seus passos na região.

O presente texto visa apresentar um breve estudo sobre o desenvolvimento das religiões e religiosidades no município de Nova Hartz em base aos dados do IBGE, censos de 2000 e 2010. Propõe vislumbrar, por um lado, a perspectiva do crescimento de expressões religiosas como a das Igrejas evangélicas de origem pentecostal, dos sem religião, do espiritismo, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, por outro, o recuo numérico dos integrantes das comunidades religiosas mais tradicionais como as da Igreja Católica Apostólica Romana e das Igrejas Evangélicas de Missão.

Grosso modo, Nova Hartz partilha, como poderemos ver a seguir, uma condição religiosa similar a de outros municípios da região. Se por uma das vias apresenta uma real diversificação religiosa, por outra conta com a diminuição numérica dos adeptos da religiosidade cristã, apesar do crescimento quantitativo do meio evangélico de origem pentecostal.

Religião Católica

A população de Nova Hartz, como a de outros municípios da região, pode, de algum modo, estranhar a nomenclatura usada pelo IBGE no censo de 2010 por haver definido que há, nesta cidade, três religiões  com a denominação “católica”: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Apostólica Brasileira e Igreja Católica Ortodoxa (tabela 01).

O histórico recente deste grupo mostra que a Igreja Católica Apostólica Romana perdeu 4,22% de seus adeptos  entre 2000 e 2010. Se em 2000 detinha 67,54% dos habitantes do município, em 2010 passa a contar somente com 63,32% desta mesma população. Novas no município, as Igrejas Católica Apostólica Brasileira (1,89%) e Católica Ortodoxa (0,09%) contam adeptos, por isto, somente no censo de 2010. O cômputo geral do grupo “católico” aponta uma redução de 2,24% no número de adeptos.

Evangélicas de Missão

Entre as Igrejas Evangélicas de Missão a retração de adeptos em Nova Hartz é ainda mais acentuada do que no meio “católico”. De acordo com a tabela 02, o grupo perdeu 6,25% de participantes na década. O movimento de redução no número de adeptos se deve principalmente à Igreja Evangélica Luterana, que deixou 5,98% da população do município, e à Igreja Evangélica Adventista, que deixou outros 0,32%. Já a Igreja Evangélica Congregacional, com somente 0,08% de praticantes, se manteve percentualmente estável no período 2000-2010. Nova na cidade, a Igreja Evangélica Metodista entra na estatística do censo de 2010 com 0,05% da população do município.

Evangélicas de origem pentecostal

Ao contrário da Igreja Católica Apostólica Romana e das Igrejas Evangélicas de Missão, as Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03) obtiveram um resultado global positivo na década 2000-2010. Tiveram um crescimento que alcança 1,78% da população do município.

Obtiveram aumento no número de praticantes as Igrejas Evangelho Quadrangular (2,12%) e um conjunto de Igrejas denominadas pelo IBGE como “outras evangélicas de origem pentecostal” (1,31%). Mas nem todas as Igrejas do grupo participam desse resultado. Perderam adeptos as Igrejas Assembleia de Deus (0,17%), a Congregação Cristã do Brasil (0,62%), a Universal do Reino de Deus (0,8%) e a Igreja Deus é Amor (0,06%).

Evangélicos sem vínculo institucional, outras Evangélicas e Evangélica não determinada

Na tabela 04 chama a atenção o fato de que o IBGE mudou sua metodologia de pesquisa nos dois últimos censos. Enquanto no de 2000 considerava as alternativas “evangélicos  sem vínculo institucional” (quando obteve 0,12% de respostas), “evangélicos de origem pentecostal sem vínculo institucional” (0,17%) e “outras religiões evangélicas” (0,1%), no de 2010 verificou tão somente o item “evangélica não determinada”. Interessante notar que, se as alternativas de 2000 proporcionaram tão somente 0,39% das respostas, a de 2010 apresenta um salto numérico deveras importante, visto que alcançou 5,32% da população do município .

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová e Espírita

O grupo de religiões no elenco da tabela 05, embora diminuto, merece destaque pela simples razão de que duas destas religiões dobraram o número de seus adeptos na última década em Nova Hartz. O Espiritismo, que em 2000 detinha apenas 36 declarantes (0,24%), em 2010 passa a contar com 89 (0,49%). Já a Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias que em 2000 detinha somente 14 (0,1%) passou para 36 (0,19%) em 2010.

Em movimento contrário às religiões Espírita e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Testemunhas de Jeová perdeu boa parte de seus participantes entre 2000 e 2010. Passou de 120 (0,8%) para 79 (0,49%) adeptos.

Sem Religião, Ateu e Agnóstico

Distinto do caso dos “evangélicos sem vínculo institucional” (tabela 04), para os declarantes “sem religião, ateu e agnóstico” (tabela 06) a metodologia de pesquisa de 2010 trouxe vantagens sobre a de 2000. No censo de 2000 o IBGE usou, entre as alternativas sobre religiões, somente o item “sem religião”, enquanto em 2010 ampliou o tema questionando sobre (a) “sem religião – sem religião, (b) “sem religião – ateu” e (c) “sem religião – agnóstico”.

No primeiro destes censos a pergunta “sem religião” obteve, em Nova Hartz, 2,03% dos entrevistados. No censo de 2010, o número dos “sem religião” além de apresentar um crescimento de 0,43%, dimensionou, portanto, os que declaram ser sem religião (2%), ateu (0,07%) e agnóstico (0,39%).  

Múltiplo pertencimento religioso, religião não determinada ou mal definida

O quadro da tabela 7, que apresenta declarantes de “múltiplo pertencimento religioso, religião não determinada ou mal definida”, identifica, em 2010, apenas 0,98% da população de Nova Hartz. Não obstante ilumina uma prática religiosa bastante conhecida da região. Não poucas vezes nos defrontamos com pessoas que frequentam regularmente cultos de dois ou mais credos de forma simultânea . Mas nem sempre confirmam esta prática diante de um entrevistador do IBGE.

De acordo com o censo de 2010, em Nova Hartz 180 habitantes (0,98%) declaram “múltiplo pertencimento religioso” ou religiosidade indeterminada. No censo de 2000 o IBGE verificou tão somente o item religião “não determinada”, ocasião em que obteve 0,31% dos habitantes do município.

Considerações finais

A título de considerais finais, destaco, a seguir, alguns aspetos que chamam a atenção de quem observa o desempenho das religiões na região do Vale do Rio dos Sinos e aqui, de forma especial, em Nova Hartz.

O primeiro destes refere-se às religiões cristãs (tabela 08). Como em outras cidades da região, no município de Nova Hartz o cristianismo se encontra em recuo numérico. No censo de 2000 os declarantes cristãos somam 96,52% da população do município, enquanto no de 2010 este alcança somente 94,97% desta mesma população. O movimento configura, portanto uma perda de 1,55% de fiéis para outras formas de crer ou não crer .

O segundo aspecto digno de nota quanto a desempenho das religiões e religiosidades em Nova Hartz busca esclarecer algumas questões quanto ao desenvolvimento das religiões Evangélicas na década 2000-2010. Como podemos observar na tabela 09, as religiões Evangélicas de Missão tiveram, neste período, uma diminuição de 6,25%. Em compensação, as Evangélicas de origem Pentecostal cresceram, neste mesmo período, 1,78% e as Evangélicas sem vínculo institucional ou Evangélica não determinada tiveram um acréscimo de 4,93%. Somados os fatores (Evangélicos de origem Pentecostal e Evangélicos sem vínculo institucional e não determinada x Evangélicos de Missão) encontramos, então, que o movimento evangélico teve um ganho de apenas 0,46% dos habitantes de município. Mas se consideramos tão somente as Evangélicas de origem Pentecostal, sem vínculo e Evangélica não determinada, alcançamos um indicador bem mais alentado, visto que o grupo teve um acréscimo de 6,71% em suas fileiras de aderentes.

Na tabela 10 observamos um quadro que enumera, resumidamente, o conjunto da diversidade religiosa no município de Nova Hartz. Entre outros aspectos, é preciso notar que, no ano de 2010, o grupo das religiões cristãs, embora em diminuição, forma uma maioria avassaladora, um número que atinge 94,74% da população do município. As demais expressões religiosas demandam, portanto, 2,8% desta mesma população e os sem religião, ateus e agnósticos, outros 2,46% dos habitantes.

Sob o item “outras religiosidades” (tabela 10) decorre uma observação quiçá importante para entender melhor o desenvolvimento recente das religiões em Nova Hartz. Como nas estatísticas acima pouco ou nada transparece acerca das religiões afro-brasileiras e de tradição indígena, que encontram significativo contingente de seguidores em outras cidades da região, ganha certa importância o que podemos aprender com os dados da tabela 11. O censo de 2010 registra que há 2.876 habitantes afrodescendentes em Nova Hartz, que representam 15,67% da população do município. Destes, 0,16% (23 indivíduos) declararam pertença a uma religião de matriz africana. Frequentam a Umbanda. Mas como o IBGE mostra que há 72 umbandistas em Nova Hartz, o quadro desta religião se completa, portanto, com mais 49 habitantes (0,23%) provenientes de outras etnias. A grande maioria dos negros (pretos e pardos na linguagem do IBGE), como podemos ver na tabela 11, declara pertença à Igreja Católica Apostólica Romana (10,58%), à Igreja Evangélica Luterana (0,31%) e às religiões Evangélicas de origem Pentecostal (3,83%). Outros 0,4% assumem ser sem religião e agnósticos.

Quanto à presença de descendentes indígenas, o IBGE anota que estes formam 0,17% da população (31 indivíduos). Destes, 9 (0,05%) declararam pertença à Igreja Católica Apostólica Romana, 14 (0,07%) integram a Igreja Assembleia de Deus e 9 (0,05%) confessam participação na Igreja Evangelho Quadrangular.

 

Notas:

1 – Cf. http://www.novahartz.rs.gov.br.

2 – Cf. http://www.ieclbhistoria.org.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=862&Itemid=40

3 –  Neste texto os termos “religião” e “igreja” serão usados como sinônimos.

4 – Todos os cálculos percentuais aqui efetuados tomam como referência a população total do município.

5 – No censo de 2000 o termo “evangélicos sem vínculo institucional” possivelmente refere-se aos participantes das Igrejas Evangélicas de Missão, visto que no item seguinte, “evangélicos de origem pentecostal sem vínculo institucional” especifica claramente quem dele toma parte.

6 – É bem provável que o alto índice de respostas à alternativa “evangélica não determinada” esteja relacionado à pergunta (“qual a sua religião?”) feita no censo de 2010, que pode ter induzido a resposta “evangélica” sem designar o nome da religião de forma completa.

7 – O número de registros desse grupo (sem religião, ateu e agnóstico) no RS alcança 5,9% da população, e no Brasil, 8%.

8 – Cito, por exemplo, o caso de católicos e evangélicos que também frequentam regularmente templos espíritas ou de religiões africanas.

9 – A diminuição percentual de cristãos em outros municípios da Região do Vale do Rio dos Sinos apresenta, por exemplo, os seguintes números: Canoas 5,88%, Novo Hamburgo 2,22%, São Leopoldo 4,38%, Sapiranga 0,89%, Portão 4,08%, Campo Bom 2,15, Estância Velha 3,18%, Ivoti 1,09% e Araricá 1,87%.