A diversidade religiosa no município de Sapiranga – RS

  • Terça, 17 de Junho de 2014

Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale dos Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Sapiranga.

A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.

Eis a análise.

O propósito desta apresentação é o de analisar brevemente a evolução do desempenho das religiões e religiosidades no município de Sapiranga, RS, considerando os dados dos censos do IBGE de 2000 e 2010.

Situada na região do Vale do Rio dos Sinos, a 60 km de Porto Alegre, Sapiranga conta, em 2010, com 74.985 habitantes. Ladeada pelas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Araricá, Dois Irmãos, Nova Hartz e Morro Reuter, apresenta uma economia baseada na produção de calçados, metalurgia e produtos hortifrutigranjeiros.

Originariamente de tradição religiosa católica e luterana devido à migração alemã iniciada em meados do século XIX, ostenta hoje uma invejável diversidade religiosa. Sobretudo se considerarmos a multiplicidade das correntes religiosas cristãs presentes em Sapiranga. Mas, como podemos observar a seguir, o cristianismo, aos poucos, vai cedendo adeptos para outras formas de crer ou não crer. Por exemplo, tiveram aumento, ainda que pequeno, as religiões de tradição africana, as religiões orientais, os espíritas e os sem religião.

Igrejas Católica Apostólica Romana, Católica Apostólica Brasileira e Católica Ortodoxa

Como em outros municípios da região, o conjunto de religiões denominadas “católicas” pelo IBGE (tabela 01) reúne a grande maioria dos habitantes de Sapiranga identificados com algum credo religioso. Ainda que tenha diminuído em 5,97% seu número de adeptos entre 2000 e 2010, a Igreja Católica Apostólica Romana continua sendo altamente majoritária. 1Entre todos os credos religiosos, o catolicismo romano detém em suas fileiras 62,91% dos habitantes de Sapiranga. Novas no município, as Igrejas Católica Apostólica Brasileira (0,09%) e Católica Ortodoxa (0,04%) apresentam, por isto, alguns registros de adeptos somente no Censo de 2010.

Igrejas Evangélicas de Missão

O tradicional grupo de Igrejas denominado “Evangélicas de Missão”, que detém 9,62% da população de Sapiranga, assim como o catolicismo, marca franco recuo no número de adeptos entre 2000 e 2010. O grupo, como podemos ver na tabela 02, perdeu 4,31% dos habitantes na década. A diminuição atinge, particularmente, a Igreja Evangélica Luterana, que perdeu 4,62% de participantes, e as Igrejas Evangélicas Metodista2 e Batista perderam, respectivamente, 0,02% e 0,17%.

A Igreja Adventista, ao contrário das Igrejas Luterana, Metodista e Batista, teve um aumento de 0,05% de adeptos sobre o total de habitantes do município, enquanto a Evangélica Presbiteriana, com 0,06% dos declarantes, se manteve estável no mesmo período.

Evangélicas de origem pentecostal

O conjunto das Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (tabela 03), em franca ascensão desde os anos 1970 quando começaram a ter notoriedade no País, termina a década 2000-2010 com 16,81% dos habitantes de Sapiranga, número que incorpora 3,45% de novos adeptos nesta mesma década. Participam deste crescimento numérico as Igrejas Assembleia de Deus (0,38%), Evangelho Quadrangular (1,03%) e um grupo de Outras Evangélicas de origem pentecostal (2,64%)3. As Igrejas Maranata, com 0,01% de participantes, e Comunidade Evangélica, com 0,02%, aparecem na estatística do IBGE somente no Censo de 2010.

Não obstante o avanço pentecostal, algumas religiões desse grupo estão diminuindo de tamanho. Entre estas encontramos a Igreja Congregação Cristã do Brasil, que perdeu 0,12% da população do município, e as Igrejas Universal do Reino de Deus e Deus é Amor, que perderam, respectivamente, 0,19% e 0,32%. A Igreja O Brasil para Cristo manteve os mesmos 0,03% da população durante a década aqui em observação.

Evangélicos sem vínculo institucional e Evangélica não determinada

O indicador “evangélicos sem vínculo institucional” pesquisado pelo Censo de 2000 (tabela 04) destaca que 0,15% da população seriam “evangélicos” sem vínculo4, que outros 0,16% seriam “evangélicos de origem pentecostal” sem vínculo e que o item denominado “outras religiões evangélicas” comporia mais 0,25% da população. O grupo soma, portanto, 0,56% da população.

Já no Censo de 2010 o IBGE reformula sua metodologia de pesquisa introduzindo a alternativa “evangélica não determinada” em substituição à pergunta sobre evangélicos sem vínculo e outras religiões evangélicas. E o resultado, à primeira vista, parece ser extraordinário, tanto que a soma dos evangélicos sem vínculo e outras religiões evangélicas passa de 0,56% da população para 6,08%5.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Espiritualista e Espírita

Neste grupo de religiões (tabela 05), que em 2010 detém 1,01% da população do município, o desempenho numérico de adeptos reserva relativa alta para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (0,06%) e para os Espíritas (0,07%). Nova no cenário religioso da cidade, a Espiritualista estreia com 0,04% dos habitantes.

Entretanto, a expressão religiosa Testemunhas de Jeová perdeu, nesta mesma década, quase a totalidade de seus adeptos. Se em 2000 obteve 0,49% dos habitantes de Sapiranga, em 2010 os Testemunhas de Jeová alcançam tão somente 0,08% desta mesma população.

Religiões de Matriz Africana, Esotéricas e outras religiosidades

Como a grande maioria dos municípios da região do Vale do Rio dos Sinos, Sapiranga proporciona pouco espaço para as religiões de matriz africana. Com uma população formada por 14,83% de habitantes de ascendência africana6, o município conta com apenas 0,1% de pessoas (tabela 06) que assumem pertença a um credo afro-brasileiro, precisamente a Umbanda. Tanto no Censo de 2000 como no censo de 2010 não há quem, por exemplo, declare frequentar o Candomblé ou outra expressão religiosa de origem africana.

Não obstante, apesar da diminuta presença afro-brasileira no município de Sapiranga, a Umbanda teve uma variação altamente positiva na década: multiplicou por cinco o número de seus adeptos entre 2000 e 2010. Passou de 0,02% para 0,1% da população.

As “Tradições Esotéricas”, novas no município, obtêm, por sua vez, 0,06% da população, enquanto “outras religiosidades” (não determinadas pelos Censos), obtiveram um acréscimo de 0,12% no período. Em 2010, contam com 0,16% da população.

Religiões Orientais e do Oriente Próximo

Mesmo com representação muito pequena em Sapiranga – o grupo soma apenas 0,05% da população – as Religiões Orientais (tabela 07) representam novidades em vários municípios da região. Em 2010, 0,01% dos habitantes de Sapiranga declararam pertença à Tradição Budista e outros 0,04% informaram frequentar a Igreja Messiânica Mundial.

O Islamismo, religião tradicionalmente presente em Porto Alegre e zona sul do Estado, registrou 31 membros (0,04%) no Censo de 2000, mas deixa de marcar pontos no Censo de 2010. O Judaísmo, outra expressão religiosa importante do Oriente Próximo, não apresenta declarantes em ambos os Censos.

Sem Religião, Ateu e Agnóstico

A presença de declarantes “sem religião” (tabela 08) em Sapiranga (2,63%) segue tendência de alta, mas sensivelmente abaixo de índices como os do Estado, Porto Alegre ou de outras cidades do Vale do Rio dos Sinos. 7Contudo, teve um acréscimo de 0,98% da população entre 2000 e 2010.

Note-se ainda que no Censo de 2000 o IBGE pesquisou somente o item “sem religião”, ocasião em que alcançou 1,65% dos habitantes de Sapiranga. Em 2010 o Instituto de Pesquisa segmentou a alternativa “sem religião” em (a) sem religião – sem religião, (b) sem religião – ateu e (c) sem religião – agnóstico. Obteve, então, como resultado o registro de 2,42% de entrevistados sem religião e 0,21% de ateus. A alternativa “agnóstico” não obteve registros.

Religião não determinada ou mal definida, não sabe e sem declaração

Este grupo, embora não apresente grande impacto sobre o total dos declarantes (alcança somente 0,3% da população do município), complementa algumas informações sobre a metodologia de pesquisa do IBGE. No Censo de 2000, o Instituto pesquisou números relativos a declarantes de religião “não determinada” (0,24% da população) e “sem declaração” (0,03%). Já no Censo de 2010 o IBGE pergunta sobre “religiosidade não determinada ou mal definida” (0,28%) e “não sabe” (0,02%). Comparados os termos de 2000 e 2010, a mudança implementada pelo Censo não teve um efeito estatístico de grande alcance, visto que a variação total entre os Censos registrou um percentual de apenas 0,03 pontos para mais.

Considerações finais

A título de considerações finais, destaco aqui alguns pontos que chamam a atenção do observador quanto ao desempenho das religiões e religiosidades em Sapiranga. O primeiro destes mostra que o conjunto das religiões cristãs em Sapiranga, como na maioria das cidades da região, está em recuo. Como podemos ver na tabela síntese 01, as igrejas cristãs cederam 0,89% da população do município para outras formas de crer ou descrer.

O fato demonstra, portanto, que as perdas católicas (5,97%) somadas às perdas das Evangélicas de Missão (4,31%), não foram assumidas, na íntegra, pelo crescimento das Igrejas Evangélicas de origem pentecostal (3,45%), pelos evangélicos sem vínculo institucional ou evangélica não determinada (5,52%) ou por outras religiões cristãs. Assim, a diminuição do cristianismo, ainda que pequena, denota que a diversidade religiosa em Sapiranga se expande para áreas religiosas (ou não religiosas) fora do cristianismo.

Em segundo lugar, cabe assinalar que as religiões evangélicas, como indica a tabela síntese 02, tiveram, na década, uma variação positiva de 4,66% sobre a população do município. Em 2010, Sapiranga registra 32,51% habitantes identificados com estas formas de crer. Importa anotar, no entanto, que 6,08% destes declaram ser evangélicos sem vínculo institucional ou não identificaram a denominação que frequentam.

O terceiro aspecto que chama a atenção do observador retoma algumas considerações a respeito das religiões de matriz africana e indígena (tabela 06). Como Sapiranga registra 14,83% declarantes de ascendência africana, mas que conta apenas com 0,16% de adeptos membros das religiões afro-brasileiras, cabe então buscar informações sobre as opções religiosas apresentadas por este importante grupo de habitantes. Segundo o Censo de 2010, “pretos” e “pardos” registram as seguintes preferências religiosas:

Note-se ainda que, se por um lado temos 0,16% de habitantes que frequentam a Umbanda, e que destes somente 0,04% são afrodescendentes, 0,12% são, portanto, formados por “brancos”.

Quanto aos descendentes indígenas, o Censo de 2000 registra a presença de 105 (0,15%) indivíduos, e o de 2010, apenas 31 (0,04%). Dos declarantes indígenas de 2010, 16 informaram serem adeptos da Igreja Católica Romana e 15 declararam pertença a Igrejas Evangélicas de origem pentecostal.

De acordo com a tabela síntese 03, também cabe destacar que Sapiranga apresenta, apesar do avassalador predomínio cristão, tendência a uma diversificação religiosa cada vez maior. Na medida em que expressões cristãs tradicionais como a do catolicismo romano e das Evangélicas de Missão vão cedendo parte de seus adeptos, novas religiões cristãs8 firmam seus passos no município. Mas não conseguem absorver a totalidade das perdas cristãs. Sobram, portanto, razões para que cresçam, ainda que de forma lenta, outras formas de crer. O fato proporciona, por exemplo, entre outros, o aumento dos sem religião (0,98%), religiões africanas (0,08%)9, religiões orientais (0,05%)10 e espíritas (0,07)11.

A tendência de diversificação religiosa também traz à tona o advento de um expressivo grupo de novas religiões, todas com registro de adeptos somente no Censo de 2010. Encontramos, pois, como novidade na área das religiões a Igreja Católica Apostólica Brasileira, a Católica Ortodoxa, as evangélicas Maranata e Comunidade Evangélica, a Espiritualista, o Budismo, a Messiânica Mundial e o Esoterismo.

Notas:

1 – Todos os cálculos percentuais aqui efetuados usam como referência o total da população do município.

2 – Conforme a tabela 02, a Igreja Evangélica Metodista ao perder 0,02% de seus participantes registrados no Censo de 2000, fica sem registros no Censo de 2010.

3 – Grupo de igrejas não denominadas pelo Censo.

4 – O termo “evangélicos sem vínculo institucional” possivelmente refere-se a um grupo originário das Igrejas Evangélicas de Missão.

5 – A pergunta do Censo de 2010 sobre religião “evangélica não determinada” facilita a compreensão dos declarantes, visto que muitos crentes evangélicos frequentam, simultaneamente, cultos de denominações diferentes, bem como traz para a estatística do IBGE um grande grupo de evangélicos sem Igreja (ou, como informa o Censo de 2000, evangélicos sem vínculo institucional).

6 – O Censo de 2010 informa que a população afro-brasileira de Sapiranga é composta por 1,7% de “pretos” e 13,13% de “pardos”.

7 – O índice de declarantes “sem religião” no RS alcança 5,9% da população. Em Novo Hamburgo perfaz 3,16%, em São Leopoldo 4,55%, em Porto Alegre 10,69% e no Brasil (média nacional) alcança 8,04%.

8 – Sobretudo as Religiões Pentecostais e Neopentecostais.

9 – Cf. tabela 06.

10 – Cf. tabela 07.

11 – Cf. tabela 05.