A Diversidade Religiosa no Município de Estância Velha – RS

  • Terça, 29 de Julho de 2014

Os programas Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos e Gestando o Diálogo Inter-Religioso e o Ecumenismo – GDIREC, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm reunido e publicado os indicadores censitários dos anos 2000 e 2010 referente as religiões e religiosidades declaradas pela população residente no Vale dos Sinos nos respectivos anos. Esta semana, a publicação apresenta os dados referentes ao município de Estância Velha.

A análise destes dados foi realizada pelo professor Inácio José Spohr, coordenador do GDIREC. Spohr possui graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e mestrado em Ciências Sociais pelo Instituto Latinoamericano de Estudios Sociales, de Santiago do Chile.

Eis a análise.

O propósito deste trabalho é o de analisar brevemente a evolução do desempenho das religiões e religiosidades no município de Estância Velha, considerando os dados dos censos do IBGE de 2000 e 2010.

Situado à margem direita da estrada BR 116, a 45 km de Porto Alegre, o município faz parte da região do Vale do Rio dos Sinos. Ligado à indústria coureira, emancipou-se de São Leopoldo no dia 09 de agosto de 1959. Sua população (42.574 habitantes), originariamente formada por lusos e luso-brasileiros (ano 1778), açorianos (1822) e imigrantes alemães (1825)1, apresenta hoje, de acordo com o IBGE, Censo de 2010, a seguinte configuração étnica:

Inicialmente mais Evangélica do que Católica devido a uma grande leva de imigrantes alemães a partir de 1825, Estância Velha conta atualmente com uma ampla diversidade religiosa. Predomina o catolicismo (66,95% da população), mas o meio evangélico pentecostal ensaia passos cada vez mais ousados à medida que vem subtraindo adeptos, sobretudo, do meio Católico e Igrejas Evangélicas de Missão. Não obstante o avanço pentecostal, o cristianismo tende a perder espaço, como veremos mais adiante, para outras formas de crer ou descrer.
Tendo em vista simplificar a compreensão dos dados, divido a multiplicidade das expressões religiosas do município em diferentes grupos, preservando, na medida do possível, suas relações de semelhança e/ou de origem proposta pelo IBGE. Confira a seguir, então, o desempenho da diversidade religiosa no município de Estância Velha.

Religiões Católicas

Conforme dados estatísticos divulgados pelo IBGE em junho de 2012, o desempenho do catolicismo romano em Estância Velha (tabela 01) apresenta um significativo recuo no número de participantes entre 2000 e 2010. Se em 2000 a Igreja Católica Apostólica Romana detinha 75,89% dos habitantes do município, em 2010 passa a contar somente com 66,95% desta mesma população. Corresponde, portanto, a uma variação negativa equivalente a 8,94%. Não obstante, apesar da diminuição de adeptos, o catolicismo continua altamente majoritário: mantém entre suas fileiras mais de dois terços da população do município.

A Igreja Católica Apostólica Brasileira, com 1,2% de adeptos, ao contrário da Católica Romana, teve um aumento, ainda que pequeno, de 0,16% na década. Já a Igreja Ortodoxa, que aparece no cenário religioso do município somente no Censo de 2010, obtém apenas 08 registros (0,02%).

Em suma, as expressões religiosas Católica Apostólica Romana, Católica Apostólica Brasileira e Católica Ortodoxa contam, em 2010, com 68,17% da população do município, fato que enuncia uma perda de 8,31% de seus adeptos na década 2000-2010.

Evangélicas de Missão

A evolução numérica das religiões “Evangélicas de Missão” em Estância Velha (tabela 02) se assemelha, de algum modo, ao grupo das religiões católicas (tabela 01). De acordo com o IBGE, a denominação mais antiga do evangelismo em Estância Velha, a Igreja Evangélica Luterana2, diminuiu 4,86% entre 2000 e 2010, enquanto as demais igrejas do grupo obtiveram pequenos acréscimos no número de seus participantes. Cresceram, por exemplo, as Igrejas Batista (0,41%), Congregacional (0,13%) e Adventista (0,34%). Novidade no grupo, a Igreja Evangélica Presbiteriana registra 29 adeptos (0,07%), por conseguinte, somente no Censo de 2010.

Evangélicas de Origem Pentecostal

O cenário religioso entre as denominações “Evangélicas de Origem Pentecostal” (tabela 3), ao contrário das igrejas católicas e evangélicas de missão, termina a década 2000-2010 com uma ascensão numérica de 2,64% sobre o número de habitantes do município. Acompanham a alta as Igrejas Assembleia de Deus (0,96%), Evangelho Quadrangular (0,07%), Deus é Amor (0,24%) e outras evangélicas de origem Pentecostal (1,58%). A Igreja Universal do Reino Deus, por sua vez, foi a única que cedeu adeptos (0,2%) para outras formas de crer.

Evangélicos sem vínculo institucional, evangélica não determinada e outras religiões evangélicas
O grupo de adeptos religiosos em destaque na tabela 04 identifica declarantes evangélicos sem vínculo institucional. Segundo o IBGE, em 2000, estes somavam apenas 0,05% da população de Estância Velha. Já a alternativa “outras religiões evangélicas” designa mais 0,11% da população do município sem denominação religiosa evangélica conhecida.

Em 2010, então sob a alternativa “Evangélica não determinada”, o número de crentes evangélicos sem igreja conhecida sobe vertiginosamente. Agora alcança 6,5% da população do município. O fato registra, evidentemente, a percepção de que grande parte dos evangélicos ou desconhecem o nome de sua Igreja, ou então, o que vem a ser mais provável, se encontram na condição de evangélicos sem vínculo institucional.

Tradições Religiosas de Matriz Africana

O cenário religioso de matriz africana conta com poucos participantes em Estância Velha. E ainda, como vemos na tabela 05, se encontra em recuo.

A expressão religiosa Candomblé3, com 0,08% da população do município, como mostra o Censo de 2000, fica sem representantes no de 2010. A Umbanda, no entanto, ao contrário do Candomblé, apresenta um desempenho mais otimista. Se em 2000 detinha 0,22% da população local, em 2010 passa a contar com 0,29%, o que representa uma variação positiva de 0,07% sobre a população do município.

Religiões de Origem Oriental e do Oriente Próximo

As religiões provenientes da Ásia ou Oriente Próximo, já com pouquíssimas adesões em Estância Velha, chegam ao fim da década 2000-2010 com menos adeptos ainda. Conforme a tabela 06, o Censo de 2000 identifica 11 (0,03%) adeptos Budistas e 08 (0,02%) Islamitas. Mas tanto o Islã quanto o Budismo não encontram representantes no Censo de 2010. Já a alternativa “novas religiões orientais”4 registra 05 declarantes somente em 2010. Ou seja, Estância Velha, de acordo com o Censo de 2010, apresenta somente 0,01% de sua população como membro de uma religião proveniente da Ásia ou do Oriente Próximo.

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová, Espiritualista, Espírita e Tradições Esotéricas

Este grupo de religiões (tabela 07), além de apresentar um crescimento global de 1,67% sobre a população do município, oferece três religiões novas: a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (0,08%), a Igreja Espiritualista (0,17%) e as Tradições Esotéricas (0,03%).
As religiões Testemunhas de Jeová e Espiritismo, respectivamente com 0,09% e 1,14% de adeptos em 2010, obtiveram um crescimento bastante significativo na década. Cresceu, sobretudo, o Espiritismo. Passou de 0,11% da população em 2000 para 1,14% dez anos depois5.

Sem Religião, Ateus e Agnósticos

Os declarantes sem religião, ateus e agnósticos não são muito numerosos em Estância Velha. Contudo, obtiveram um bom acréscimo na década 2000-2010. Como podemos observar na tabela 08, o Censo de 2000 pesquisou apenas a alternativa “sem religião”, quando obteve o registro de 1,52% da população.

Já no Censo de 2010 o IBGE entendeu que o conceito “sem religião” se referia a indivíduos “sem religião”, a “ateus” e a “agnósticos”. Os dados então levantados indicam que o município de Estância Velha reunia 2,39% de declarantes sem religião e outros 0,21% que assumiram a alternativa “ateu”6. A diferença equivale, portanto, a uma variação positiva que atinge 1,08% dos habitantes do município na década.

Religiosidade não determinada ou mal definida e sem declaração

Embora numericamente ínfima, a tabela 09 apresenta alguns dados complementares ao conjunto das tabelas anteriores. Em 2000 o Censo obteve 24 declarantes que ficaram “sem declaração” (0,07% da população), e em 2010, sob a denominação “religião não determinada ou mal definida”, obteve o registro de 157 habitantes (0,37%). Comparados os Censos podemos notar que entre os “sem declaração” de 2000 e os de “religião não determinada ou mal definida” de 2010 houve um acréscimo de 0,3% da população do município.

Considerações finais

A título de considerações finais anoto, a seguir, alguns aspectos que chamam a atenção do observador quanto ao desenvolvimento das religiões em Estância Velha durante a década 2000-2010. O primeiro destes, como podemos observar na tabela síntese 01, dá conta de que o conjunto das igrejas cristãs perdeu 3,18% da população no período aqui em estudo. O cristianismo, como em outras cidades da região7, tende a perder adeptos. Ou seja, o crescimento das Igrejas de origem pentecostal (2,64%) e dos Evangélicos sem vínculo institucional (6,34%) não supre as perdas da Igreja Católica (8,94%) e das Evangélicas de Missão (3,85%).

O segundo aspecto que chama a atenção do observador recorda que o conjunto das denominações evangélicas (tabela síntese 02) sinaliza perdas de adeptos que alcança 3,85% entre Evangélicos de Missão e ganhos de 2,64% entre Evangélicos de Origem Pentecostal. Logo, se antes identificamos que o crescimento das religiões Evangélicas de Origem Pentecostal não supria o total das perdas cristãs (tabela síntese 01), também é possível perceber que seu crescimento não chega a suprir as perdas do legado numérico das Igrejas Evangélicas de Missão. Neste grupo a variação negativa alcança, portanto, 1,21% da população. Entretanto, cabe aqui uma observação que reorganiza e/ou abranda a relação entre Evangélicos de Missão e Pentecostais. Efetivamente a religiosidade evangélica pentecostal cresce muito além do aumento numérico do meio pentecostal que consta no elenco da tabela síntese 02, porque também precisamos levar em conta o vertiginoso crescimento do meio Evangélico sem vínculo institucional ou Evangélica não determinada8. Mesmo que o contingente populacional de 6,5% viva em uma zona de penumbra – por não definir uma pertença evangélica nominal –, as declarações destes ao Censo de 2010 indicam que as condições religiosas dos mesmos se inscrevem no contexto do meio evangélico de origem pentecostal.

Outro dado que merece destaque diz respeito à diversidade religiosa afro-brasileira e indígena presente (ou ausente) em Estância Velha. Vimos anteriormente (tabela 05) que somente 0,29% da população do município registra como sua uma expressão religiosa afro-brasileira e que o Candomblé desapareceu do elenco religioso enumerado pelo Censo de 2010. Então, quem é quem no diminuto registro das práticas religiosas de matriz africana? Quantos “pretos” e “pardos” há no município? Que religiões frequentam?

Antes de tudo cabe afirmar que o Censo de 2010 anota que a população afrodescendente em Estância Velha apresenta 1.194 habitantes (2,81%) “pretos” e 3.159 habitantes “pardos” (7,37%). A soma corresponde, portanto, a 10,18% da população do município. Entretanto, se nas religiões de matriz africana encontramos somente 0,29% da população, que religiões frequentam, então, os demais 9,89% da população afrodescendente? Segundo o Censo de 2010, 6,65% destes fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana, 0,37% frequentam Igrejas Evangélicas de Missão, 0,72% participam de credos Evangélicos de origem pentecostal e outros 2,15% registram uma grande variedade de opções que vão desde o espiritismo (0,16%), Testemunhas de Jeová (0,24%), até os sem religião (0,44%). Já a Umbanda, única religião de matriz africana ativa presente no município, de acordo com o Censo de 2010, conta com 40 participantes brancos, 61 pretos e 24 pardos.

Quanto a tradições religiosas indígenas presentes no município, não há registros em ambos os Censos. Não obstante, o Censo de 2000 identificou, então, 109 indígenas (0,31% da população), enquanto o de 2010 apresentou apenas 18 (0,04%) indivíduos com esta mesma ascendência9.

Por último, cabe destacar que o desempenho das religiões de Estância Velha, como em outras cidades da região, tende a ser cada vez mais diversificado. A assertiva se ancora, por um lado, na perda de adeptos das religiões Católica Apostólica Romana (8,94%), na diminuição da força das Igrejas Evangélicas de Missão (3,85%) e, por outro lado, no crescimento dos evangélicos de origem pentecostal (2,64%), mas sempre inferior às perdas de católicas e das igrejas Evangélicas de Missão. Mesmo considerando o excepcional aumento do número de evangélicos sem igreja conhecida (6,5%), o cristianismo não consegue manter seu status na década 2000-2010, tanto que cedeu 3,18% de seus adeptos para outras formas de crer ou descrer, fato que pode ter contribuído com o consistente crescimento do grupo formado por indivíduos declaradamente ateus e sem religião (2,6%), quinto maior grupo entre os declarantes de Estância Velha (tabela síntese 03).

Notas:
1 – Cf. site http://www.estanciavelha.rs.gov.br/historia.

2 – O nome “Igreja Evangélica Luterana” usada pelo IBGE não corresponde ao usado pela própria denominação: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB.

3 – Entre as Religiões de Matriz Africana, a denominação “Candomblé” não é muito conhecida no Vale do Rio dos Sinos, região onde fica Estância Velha. Mais conhecidos são, entre outros, os nomes Religião Africana, Batuque e Nação.

4 – Infelizmente o Censo de 2010 não identifica as religiões que fazem parte do grupo “Novas religiões orientais”.

5 – Em outras cidades da região o Espiritismo também obteve avanços numéricos na década 2000-2010 como, por exemplo, em Novo Hamburgo 0,77%, São Leopoldo 2,57%, Portão 0,49% e Campo Bom 0,82%.

6 – A opção “Sem religião - Agnóstico” foi retirada da tabela 08 por não apresentar declarantes no referido Censo.

7 – Entre os municípios onde o cristianismo anda em recuo encontramos, por exemplo, São Leopoldo (4,38%), Novo Hamburgo (2,22%), Portão (3,9) e Campo Bom (2,15%).

8 – Confira também as tabelas 03 e 04 que apresentam dados sobre religiões Evangélicas de origem pentecostais e Evangélicas sem vínculo institucional.

9 – De acordo com o Censo de 2000, os 109 habitantes indígenas de Estância Velha pertencem aos seguintes credos: 28 frequentam a Igreja Católica Apostólica Romana, 68 as Religiões Evangélicas de origem Pentecostal e 13 são sem religião. Já todos os 18 descendentes indígenas remanescentes em 2010 são Católicos.