A Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul (RS) tem como estimativa populacional para o COREDE do Vale do Rio dos Sinos 1.298.362 habitantes em 2011. Esta referência da população do Vale e os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) de agosto de 2013 indicam que há na região um automóvel pra cada três habitantes, equivalendo aos dados do estado.
A frota total existente na região do Vale do Sinos, que reúne automóveis, motocicletas, motonetas, ciclomotores, ônibus e micro-ônibus, tratores, utilitários, caminhonetes, camionetas e outros veículos, totaliza 1.930.717 veículos, representando 12% do total da frota de veículos terrestres do estado.
Motocicletas e motonetas são 124.955 na região, representam 11,8% do total destes veículos no RS. Os municípios de Canoas e Novo Hamburgo concentram 43% desta frota de veículos da região.
O transporte coletivo reúne no Vale 4.813 ônibus e micro-ônibus, sendo que o maior número de unidades está em Canoas. Importante destacar que este tipo de transporte garante melhores condições de mobilidade e de sustentabilidade ambiental, que é também econômica e social.
Os dados aqui compilados apresentam a frota de veículos dos municípios e região, com o desafio de projetar e qualificar políticas públicas de mobilidade urbana que são de responsabilidade dos governos municipais e estadual e da sociedade civil. Esta é uma exigência para o Vale do Sinos, que tem sua população cada vez mais concentrada em área urbana. A análise crítica e propositiva desta realidade constitui-se como propósito do ObservaSinos, em vista da afirmação de padrões de uma sociedade includente e sustentável.
Os dados aqui apresentados foram reunidos e sistematizados pela equipe do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, a fim de indagar: o que fazer para transformar esta realidade?