Recursos aplicados em educação na região do Vale do Sinos em 2012

• Segunda, 8 de Julho de 2013

Do montante arrecadado em impostos na região do Vale do Rio dos Sinos em 2012, 26% foram aplicados em manutenção e desenvolvimento do ensino nos municípios que compõem a região, totalizando R$ 419.794.359,83. No site Tribunal de Contas Estadual (TCE-RS) é possível acessar informações sobre os recursos aplicados em 2012 em todos os municípios da do Vale.

Araricá e Campo Bom foram os municípios da região que mais aplicaram em manutenção e desenvolvimento do ensino proporcionalmente a receita líquida de impostos e transferências no ano de 2012.

Importante ressaltar que a informação é pública, qualquer pessoa com acesso a internet pode consultar esta base de dados. E agora? Como a sociedade civil pode se organizar a fim de monitorar e garantir a aplicalidade do recurso?

Baú do ObservaSinos

Durante o ano de 2012 o ObservaSinos, em parceria com o Observatório da Educação, PPG em Educação da Unisinos, promoveram oficinas para a aproximação com os dados e análises sobre a realidade da educação.

Jesus Rosemar Borges destacou posteriormente a relação entre os dados do “IDEB e recursos aplicados em educação”. Desta relação Borges enfatiza que “se cruzarmos os investimentos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) com os desempenhos no IDEB, não é possível identificar uma relação direta entre investimentos e desempenho do sistema escolar, pois alguns municípios apresentaram melhores resultados, mesmo com percentuais menores de investimento. Assim, embora a definição de políticas de financiamento e alocação de recursos para a educação seja de extrema relevância, há que se considerar outros fatores intervenientes no conjunto de indicadores que permita configurar uma escola e um ensino de qualidade”.

Conhecer, analisar e debater esta realidade constitui-se necessidade e possibilidade de garantia do direito a educação e de qualificação da política.