Para o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, a crise epocal que vivemos se caracteriza principalmente pela crise da sociedade do trabalho. Desta forma, com o compromisso de promover e debater os elementos da realidade, o ObservaSinos – Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos, programa do IHU, promove a Oficina – Indicadores do Trabalho e Trabalhadores do Vale do Rio dos Sinos, a ser realizada no dia 7 de junho.
O observatório semanalmente sistematiza dados sobre o mundo do trabalho. Recentemente, em análise apresentada na página do ObservaSinos, verificou-se que a taxa de desemprego passou de 10,7% em março para 10,5% em abril deste ano. Apesar do recuo, tal taxa era de apenas 7,3% em abril de 2015. Esse aumento do desemprego aponta a necessidade de espaços que debatam as implicações na realidade. Dessa forma a oficina se apresenta como um espaço de discussão para pensar esta e outras afetações do mundo do trabalho às políticas públicas.
O ObservaSinos convidou o economista Moisés Waismann para apresentar as principais bases de dados do Ministério do Trabalho e da Previdência Social – MTPS. Moisés também é coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. Em 2015 ele apontou a preocupação com a conjuntura brasileira e os impactos possíveis no mundo do trabalho. Waismann destacou, durante entrevista concedida ao IHU, que o trabalhador não estava se vendo mais enquanto produtor, mas sim como consumidor, o que ajudava alterar a lógica do vínculo de trabalho.
A oficina ocorre das 19h30min às 22h e tem como objetivo dar vistas aos processos de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas desta área. A oficina é gratuita e está com as inscrições abertas. Para mais informações acesse o site do IHU.
Por Carolina Lima e Marilene Maia
Para saber mais:
- Desemprego passa de 10,7% para 10,5% com maior nível de ocupação em abril na RMPA
- Postos de emprego aumentam, mas nível de renda diminui no Vale do Sinos
- 17 acidentes de trabalho por dia no Vale do Sinos
- A conjuntura brasileira e os impactos no mundo do trabalho. Entrevista especial com Moisés Waismann