Alimentação orgânica e segurança alimentar no dia a dia

• Quarta, 12 de Setembro de 2018

A alimentação é um direito humano garantidor da vida, e o alimento com qualidade garante a saúde das pessoas e do planeta. A alimentação faz parte do cotidiano das pessoas que, muitas vezes, na pressa de seus afazeres, acabam despreocupadas com os produtos que estão ingerindo. Além do uso de pesticidas e agrotóxicos, que fazem mal à saúde de quem os consome, muitos destes alimentos são plantados à base de irrigação intensiva e manejo inadequado do solo, causando impactos prejudiciais também ao meio ambiente.

Francisco Klein é uma das pessoas que inverte esta lógica e busca levar alimentos orgânicos de qualidade para a mesa dos consumidores de São Leopoldo. O produtor de agricultura familiar possui sua horta ao lado de casa, onde cuida da plantação de diversos tipos de vegetais, junto com sua esposa.

Conheça um pouco mais da história do “seu Francisco” clicando no link.

No mês de agosto, a EcoFeira Unisinos promoveu a oficina “Segurança Alimentar, nutrição e qualidade de vida”, ministrada pela acadêmica de Gastronomia da Unisinos Márcia Tomiazzo. Toda quarta-feira ocorre alguma atividade cultural junto à feira, mas, dessa vez, a oficina trouxe novidades. Além de ensinamentos sobre o cuidado com o preparo, manejo e higienização dos alimentos, Márcia ensinou aos participantes uma receita preparada apenas com ingredientes encontrados na EcoFeira.

A ideia da iniciativa é não apenas dar dicas de melhores formas de consumo e manipulação dos alimentos, mas indicar opções próximas a eles. Por isso, Francisco Klein, Camila Kauer e Regina Silva, expositores na feira da Unisinos, participaram da oficina, junto com alunos, funcionários e professores da universidade.
Márcia chamou a atenção da turma sobre os cuidados no preparo dos alimentos e mostrou como cuidar melhor tanto da nossa saúde, quanto da natureza.

Buscar por alimentos que sejam típicos da estação e da região ajuda a encontrar alternativas mais saborosas. Além disso, o ideal é sempre optar por produtos orgânicos, pois são mais ricos em nutrientes.

Márcia preparou para a turma uma receita que levou apenas ingredientes encontrados na EcoFeira (Foto: Lucas Schardong/IHU)

A acadêmica do curso de Gastronomia da Unisinos atenta para a higienização de cada alimento. Tudo deve ser muito bem lavado, mas muitas vezes a água não é o suficiente. “O que é comprovado cientificamente é o uso da água sanitária. A medida é de uma colher de sopa por litro d’água”, explica. O ideal seria fazer esse processo de lavagem com todas as frutas, verduras e folhas. “Às vezes nas plantações tem algum inseto que passa por ali e também tem muitas bactérias que permanecem nos alimentos mesmo depois da passagem por água fervente”, alerta.

De acordo com Márcia, um terço de tudo o que é produzido no país acaba sendo descartado. “O desperdício inicia já na produção. Depois tem o deslocamento, a manipulação e ainda o consumidor final, que somos nós.” A ideia de Márcia como gastrônoma é justamente trabalhar para o melhor aproveitamento desses alimentos. Utilizando cascas e sementes, por exemplo, na preparação de refeições. Assim, além de evitar o desperdício, a população consumiria todos os nutrientes oferecidos pela natureza.

Na terça-feira anterior ao evento, Márcia, juntamente com a equipe do ObservaSinos, foi visitar a plantação de Francisco. Lá foi realizada a colheita dos alimentos que seriam apresentados na oficina, todos livres de agrotóxicos e desenvolvidos em harmonia com o meio ambiente.