07 Outubro 2015
O representante da Bélgica no encontro mundial de bispos católicos sobre a vida familiar pediu que os prelados individuais tenham "espaço e responsabilidade" para responder às necessidades pastorais das pessoas sob os seus cuidados.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada no sítio National Catholic Reporter, 06-10-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Dom Johan Bonny, que dirige a diocese da Antuérpia, fez o seu pedido no texto das suas observações para o encontro conhecido como Sínodo dos bispos.
Bonny publicou as suas considerações em holandês. O blogueiro Mark de Vries postou uma tradução em inglês, da qual publicamos alguns trechos [a íntegra está disponível aqui].
"É importante que o Sínodo dê espaço e responsabilidade para que os bispos locais formulem respostas adequadas às questões pastorais dessa parte do povo de Deus que é confiado aos seus cuidados pastorais", afirma Bonny no texto.
"As Conferências Episcopais individuais têm um papel especial nisso", continua ele. "O Sínodo não lida apenas com 'a família como Igreja', mas também com 'a Igreja como família'. Toda família sabe o que significa trabalhar em unidade na diversidade, com paciência e criatividade".
Cada um dos cerca de 270 bispos participantes do Sínodo tem à disposição um período de três minutos para se dirigir a toda a assembleia.