Sociedade enganada – um depoimento de Antonia Melo

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Agosto 2015

"Famílias que há tantos anos viveram nesses locais sossegados, estão desesperadas por não saber o que vão fazer com a miséria que a Norte Energia propõe", escreve Antonia Melo, em depoimento publicado por Movimento Xingu Vivo para Sempre, 04-08-2015.

Eis o depoimento.

As famílias que ainda resistem, sofrem com o vai e vem dos maquinários. Devido às obras da construção de Belo Monte, a sociedade de Altamira vem passando por maus momentos; vexatórios; humilhações, inseguranças e negação dos direitos em meio aos escombros… Poucas famílias ainda resistem e não se curvaram aos “trocadilhos” oferecido pela Norte Energia (junto com o governo federal). Essa empresa vem enganando as famílias, se negando a negociar, e como sempre quebrando o acordo nas negociações.

As demolições das moradias das famílias remanejadas compulsoriamente… …destruição das casas no final da rua Manoel Umbuzeiro, Comandante Castilho, Fausto Pereira e bairro Açaizal… …chegando até Ernesto Acioli, provocando acidentes como quebra de encanação de água, fiação elétrica; deixando as famílias que ainda resistem sem água e luz elétrica.

Famílias que há tantos anos viveram nesses locais sossegados, estão desesperadas por não saber o que vão fazer com a miséria que a Norte Energia propõe.

Depoimento de Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, sobre o processo de despejo dos moradores de Altamira ameaçados pelo reservatório da hidrelétrica de Belo Monte. A casa de Antonia está entre as que devem ser demolidas.