Há um desejo de que o Papa Francisco visite a fronteira dos Estados Unidos

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 29 Janeiro 2015

Uma organização dedicada à comunidade latina postou na internet um pedido ao Papa Francisco para que visite a fronteira entre os Estados Unidos e o México durante a viagem que fará a este país em setembro próximo.

A reportagem é da agência Efe, 27-01-2015. A tradução é de André Langer.

“Sabemos que este é um tema que toca o seu coração: a injustiça que acontece com a nossa gente, que sofre de uma série de injustiças inimagináveis, inclusive a morte”, disse, na terça-feira, à Efe Arturo Carmona, diretor-executivo da organização Presente.org.

Por isso, “estamos pedindo ao Papa Francisco para que nos acompanhe na fronteira”, acrescentou.

Indicou que gostariam que o Papa Francisco pudesse visitar lugares nas fronteiras do Arizona e do Texas, onde é registrado o maior número de prisões e mortes de imigrantes. Também desejou que o papa, caso fosse possível, pudesse visitar um dos centros de detenções.

“Esperamos que o Papa Francisco se una à questão do sofrimento da nossa comunidade imigrante”, disse o diretor desta organização de quatro anos de operação e que tem por objetivo unir a comunidade latina através da internet.

O Present.org é um dos grupos líderes de seu gênero e contribuiu de maneira eficaz com outras organizações para obter importantes vitórias, dentre as quais sobressai o anúncio de uma ordem executiva do presidente Barack Obama.

A organização, que conta com cerca de 95.000 adeptos na internet, principalmente latinos, espera agora que sua mensagem chegue ao Papa Francisco para que a sua primeira visita aos Estados Unidos inclua a região fronteiriça.

Até o momento, o Vaticano confirmou a participação do pontífice no 8º Encontro Mundial das Famílias, que se realizará na cidade de Filadélfia, de 22 a 27 de setembro de 2015. Assim como também a visita que fará a Washington e a Nova York, onde falará na sede da ONU.