De onde vem a água que abastece sua casa?

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Outubro 2014

Foto: Reprodução/ Site “De onde vem a água?, do ISA

O Instituto Socioambiental criou uma plataforma virtual que mostra qual é o sistema responsável pelo fornecimento de água de cada local de São Paulo.

A reportagem fou publicada pelo portal Envolverde, 23-10-2014.

A cada dia os fatos reafirmam que a crise hídrica em São Paulo é grave. O nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana caem e a população já enfrenta as consequências da falta de água.

A responsabilidade pelo desabastecimento de água recae sobre os órgãos públicos. Por outro lado, inúmeras campanhas incentivam o uso consciente deste recurso por parte da população.

Com o objetivo de levantar o maior número de dados possíveis e pressionar as autoridades, o Instituto Socioambiental (ISA) criou o site “De onde vem a água?”.

A plataforma pretende aproximar as pessoas de suas fontes de água e ampliar o conhecimento sobre a situação de abastecimento dos diferentes municípios da Região Metropolitana de São Paulo, que vivem a pior crise hídrica de sua história.

Por meio da inserção do CEP, é possível visualizar o manancial que abastece determinado local e conhecer um pouco mais sobre a realidade, os principais indicadores e o volume de armazenamento dos diferentes sistemas produtores de água da Região Metropolitana de São Paulo. Permite também conhecer um pouco mais sobre os indicadores de saneamento dos municípios.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Socioambiental no âmbito do projeto Água@SP. A primeira versão do “De onde vem a água que você bebe?” foi desenvolvida pela Campanha de Olho nos Mananciais do ISA em 2008.

Com essa nova versão, espera-se ampliar o conhecimento sobre os mananciais e contribuir para a construção de um futuro seguro e sustentável para água de São Paulo.

Clique aqui e saiba de onde vem a água que abastece sua casa.