Igreja Ortodoxa Russa cancela diálogo com luteranos sobre direitos dos homossexuais

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

15 Setembro 2014

A Igreja Ortodoxa Russa cancelou um diálogo doutrinal oficial com a Igreja Luterana Finlandesa por causa da postura luterana sobre a homossexualidade. O lado ortodoxo queria pré-aprovar um comunicado antes da reunião, mas as negociações fracassaram devido à recusa dos finlandeses para condenar a homossexualidade.

A reportagem foi publicada no sítio de notícias Pravmir, 12-09-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

As atitudes finlandesa e russa com relação aos direitos dos homossexuais são completamente opostas, e isso está colaborando para inviabilizar os diálogos doutrinários entre as maiores religiões dos dois países. O arcebispo Kari Mäkinen disse que foi forçado a cancelar os diálogos ecumênicos programados quando se encontrou com o patriarca russo Kiril em Moscou.

A Igreja Ortodoxa Russa queria assinar uma declaração com antecedência, já que a reunião agendada discutiria antropologia, uma área onde o tema da sexualidade obrigatoriamente apareceria.

"A linha da nossa Igreja, que não condena diretamente a homossexualidade, é tal que a partir do ponto de vista deles, eles não querem continuar as discussões ecumênicas oficiais", disse Mäkinen.

Mäkinen disse que a Rússia queria assinar uma declaração negativa sobre a homossexualidade, mas que a Igreja Luterana interpreta de forma diferente. Na sua opinião, o resultado final das negociações não deve ser ditado com antecedência.

"Discussões são discussões", disse Mäkinen.

Quando ficou claro que um acordo antecipado não seria possível, o patriarca indicou que as discussões não poderiam ir adiante. Mäkinen diz que o trabalho ecumênico vai continuar, apesar do revés.

"Discussões doutrinais foram canceladas, mas a cooperação certamente irá continuar de outras formas", disse Mäkinen.

A Igreja Luterana é a religião nacional da Finlândia, com mais de 70% da população registrada como membros que pagam um "imposto eclesiástico" para financiar suas atividades.