Por: Jonas | 05 Junho 2014
O patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I (na foto, à direita de Francisco), também comparecerá ao encontro, no Vaticano, no domingo 8 de junho, para rezar em favor da paz na Terra Santa, segundo confirmaram ao Vatican Insider fontes do patriarcado. Provavelmente, a decisão se tornará oficial após a reunião do sínodo, durante a qual o patriarca apresentará a iniciativa.
Fonte: http://goo.gl/D6HdQR |
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 03-06-2014. A tradução é do Cepat.
O Papa Francisco convidou Bartolomeu I durante o encontro na sede do patriarcado greco-romano sobre o Monte das Oliveiras, em Jerusalém. O Patriarca de Constantinopla tinha recebido o convite, mas ainda não havia aceitado.
A presença do sucessor do apóstolo André ao lado do apóstolo Pedro, por ocasião da visita ao Vaticano dos presidentes de Israel e Palestina, representa um sinal importante do trabalho dos cristãos pela paz na Terra Santa. Há expectativa em saber como as Igrejas “irmãs” continuarão o caminho iniciado em Jerusalém.
Francisco tinha a intenção de celebrar o encontro para rezar em favor da paz durante os três dias de sua viagem à Terra Santa, mas problemas políticos e de organização o impediram. Por isso, no domingo, dia 25 de maio, em Belém, o Papa anunciou a iniciativa após ter obtido a resposta favorável de Abu Mazen e Simon Peres.
Também Bartolomeu I, durante sua viagem em Israel e Palestina, reuniu-se com os dois presidentes que estarão na casa do Papa no dia de Pentecostes. Francisco explicou que não se trata de uma iniciativa diplomática ou de uma mediação, mas, sim, apenas de uma oração pela paz.