A IECLB manifesta seu mal-estar pela decisão do CLAI em prescindir do Secretário Geral

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Jonas | 02 Junho 2014

Em um processo de reestruturação, o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), cumprindo com o mandato da última Assembleia, definiu estratégias para tornar mais efetivo o trabalho do CLAI. Dentro das decisões tomadas, prescindiu-se do papel de Secretário Geral, que estava nas mãos do pastor Nilton Giese. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a qual pertence Giese, tornou público o seu mal-estar pela decisão.

A reportagem é publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação, 29-05-2014. A tradução é do Cepat.

O pastor Presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, fez chegar uma carta ao pastor Presidente e à junta Diretiva do CLAI, onde expressa sua profunda tristeza pela decisão que deixou fora da Secretaria o Rev. Giese.

Esta situação se soma a outros mal-entendidos que foram ocorrendo nestes últimos anos, de acordo com o que expressou o próprio Friedrich. Neste marco, a condução da IECLB envia esta carta com cópia para o Secretário Geral da Federação Luterana Mundial, o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas e para a Secretaria Geral do CONIC, entre outros, onde afirma o compromisso de sua Igreja com o ecumenismo e recorda a longa relação com o Conselho Latino-Americano.

“A Presidência levará para os órgãos deliberativos da IECLB a proposta de suspensão da participação da mesma no CLAI, até que sejam reestabelecidas as condições necessárias para uma saudável, respeitosa e proveitosa participação ecumênica nesse organismo que a IECLB, como Igreja membro, sempre apreciou e valorizou, e que gostaria de continuar valorizando”, diz.