14 Abril 2014
O Prêmio da Paz 2014 da Pax Christi Internacional [1] foi atribuído ao Serviço Jesuíta aos Refugiados da Síria (SJR Síria) pela sua impressionante dedicação em oferecer ajuda de emergência aos sírios desde que a guerra começou em 2011 [2].
A reportagem é publicada Rádio Vaticano, 01-04-2014.
Estabelecido em 1988, o prêmio é financiado pelo Fundo para a Paz Cardeal Bernardus Alfrink e honra indivíduos e organizações contemporâneos que tomam uma posição a favor da paz, da justiça e da não violência em diferentes partes do mundo.
O SJR Síria pertence a uma organização católica internacional com a missão de acompanhar, servir e defender refugiados e outras pessoas deslocadas à força. Os programas do SJR estão presentes em mais de 50 países, prestando assistência aos refugiados em campos e cidades, a pessoas deslocadas dentro dos seus próprios países, aos requerentes de asilo em cidades e aos que se encontram mantidos em centros de detenção.
No Oriente Médio e no Norte de África, o SJR começou o seu trabalho em 2008, em resposta ao grande número de refugiados do Iraque fugindo do conflito no seu país. Na sequência dos violentos eventos na Síria desde 2011, o SJR concentra-se agora principalmente no auxílio de emergência para os mais necessitados, auxílio médico e atividades educativas para reforçar a reconciliação e a coexistência entre pessoas de diferentes origens socioeconômicas e religiosas.
Atualmente, a ajuda de emergência do SJR consiste em apoio alimentar, fornecimento de embalagens de higiene e de produtos não alimentares, cuidados de saúde básicos, gestão de abrigo e apoio na renda habitacional. A educação e o apoio psicossocial que são oferecidos a 9.800 crianças e mulheres são fundamentais à missão do SJR Síria. Outros serviços consistem em encaminhamentos médicos e legais, visitas familiares e pequenos projetos de sustento. No total, mais de 300 mil pessoas são ajudadas pelo SJR em Damasco, Homs, Alepo e nas áreas costeiras da Síria.
O SJR Síria ajuda a sociedade civil a resistir à lógica da guerra e a sobreviver à violência que ameaça sobrecarregar e destruir comunidades. Talvez o desafio mais óbvio para o SJR, como organização de base religiosa, é o fato de a religião desempenhar um papel tão significativo no Oriente Médio, muitas vezes como elemento diferenciador, explorado para aumentar o conflito. Aproximar as pessoas não é fácil numa situação como esta. As equipes do SJR são compostas por pessoas de religiões diferentes, de uma equipe nacional e de voluntários internacionais, que servem todos sem distinções. O SJR procura servir todos os grupos marginalizados, sejam eles muçulmanos ou cristãos. Dessa forma, o diálogo entre religiões permanece no coração das atividades diárias do SJR.
O trabalho do SJR é guiado pelos princípios humanitários de humanidade, independência, imparcialidade e neutralidade. O SJR é inspirado pelos valores fundamentais de compaixão, justiça, participação, solidariedade, hospitalidade, dignidade e esperança.
Através deste prêmio, a Pax Christi Internacional reconhece os esforços incansáveis do SJR bem prestar serviços a pessoas vulneráveis afetadas pelo conflito, e saúda o objetivo da organização em expandir as suas atividades para promover a paz e a reconciliação entre as comunidades divididas na Síria. Ao mesmo tempo, o prêmio honra simbolicamente os trabalhadores humanitários – homens e mulheres, que servem com compaixão companheiros sírios que sofrem devido aos efeitos de uma longa guerra civil de três anos.
A Cerimônia do Prêmio da Paz ocorrerá no dia 8 de junho de 2014 em Saraievo, Bósnia- Herzegovina, no contexto do Evento Internacional da Paz.
Notas:
[1] Para mais detalhes sobre o Prêmio da Paz da Pax Christi Internacional e para ver os prêmios já atribuídos, visite: http://www.paxchristi.net/about-us/pax-christi-international-peace-awards
[2] As últimas estatísticas da ONU apontam para mais de 9 milhões de sírios em extrema necessidade de ajuda humanitária, incluindo 6,5 milhões de pessoas deslocadas internamente e 2,6 milhões de refugiados em países vizinhos.