Por: Jonas | 15 Janeiro 2014
O papa Francisco tornou público, ontem, 12 de janeiro, a lista dos 19 cardeais que criará no Consistório do próximo dia 22 de janeiro, entre os quais se encontra aquele que será o primeiro cardeal haitiano da história da Igreja, o atual bispo de Les Cayes e presidente da Conferência Episcopal do Haiti (CEH), dom Chibly Langlois (foto).
Fonte: http://goo.gl/8AQwks |
A reportagem é publicada por ACI Prensa, 13-01-2014. A tradução é do Cepat.
“A nomeação deste dia 12 de janeiro de 2014 irá ajudar a focar a atenção sobre o Haiti, especialmente em nossa Igreja católica romana no Haiti, onde as realidades, as necessidades e os desafios serão levados muito mais longe” disse o futuro cardeal Langlois, de 55 anos de idade, em declarações sobre a sua designação por parte do papa Francisco.
Com efeito, alguns analistas consideram uma delicadeza especial do Santo Padre ter anunciado a lista de cardeais, com o primeiro cardeal da história do Haiti, no mesmo dia em que se recorda o quarto aniversário do terremoto que devastou o país, no dia 12 de janeiro de 2010.
O terremoto deixou mais de 300.000 mortos, grandiosos danos materiais e uma Igreja fortemente afetada, com vários templos derrubados, o seminário local em ruínas e com a perda do então arcebispo de Porto Príncipe, dom Serge Miot, que morreu nas dependências da Arquidiocese.
Como presidente da CEH, dom Langlois também liderou a mediação da Igreja para o diálogo entre o presidente do Haiti, Michel Martelly, a oposição e o parlamento, para assim iniciar um caminho que leve à superação da grave crise atual que o país enfrenta.
Dom Langlois nasceu no dia 29 de novembro de 1958, na localidade de Vallée, em Jacmel, no departamento do Sudeste. Em 1985, entrou no Grande Seminário de Notre Dame, em Porto Príncipe, onde estudou filosofia e teologia. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de setembro de 1991.
Entre 1991 e 1994, foi Vigário da Catedral de Jacmel e diretor do serviço pastoral diocesano de catequese entre 1993 e 1994. Em 1996, estudou teologia pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.
Em 1996, foi designado administrador de formação pastoral e catequética diocesana. Em 1999, foi enviado ao Santuário da Imaculada Conceição na região Des Oranger e foi professor de teologia pastoral no Grande Seminário de Notre Dame, em Turgeau.
Foi designado bispo de Fort-Liberté, no dia 8 de abril de 2004, recebendo a ordenação episcopal de dom Hubert Constant, no dia 6 de junho do mesmo ano. No dia 15 de agosto de 2011, após 7 anos de serviço em sua primeira diocese, foi designado bispo de Les Cayes, onde atualmente trabalha.
Nesse mesmo ano e por um período de três anos, foi eleito presidente da Conferência Episcopal do Haiti (CEH), substituindo o arcebispo de Cap-Haitien, dom Louis Kébreau.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Conheça aquele que será o primeiro cardeal do Haiti na história - Instituto Humanitas Unisinos - IHU