• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Causa de canonização de Oscar Romero: um caminho longo e emaranhado

Mais Lidos

  • Depois de Francisco. Artigo de Flávio Lazzarin

    LER MAIS
  • Destruição ambiental, Marina Silva e o lugar de cada um. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Piora nos indicadores de morbidade e mortalidade e progressivo aumento do número de procedimentos hospitalares e ambulatoriais no SUS sinalizam dissonância no arranjo organizativo predominantemente terceirizado, afirma doutor em saúde coletiva e professor da UFRGS

    Crise reincidente na saúde decorre da insuficiência de medidas para reformar o sistema público. Entrevista especial com Alcides Silva de Miranda

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Mai 2013

Quando o arcebispo Vincenzo Paglia, promotor da causa de beatificação do arcebispo Oscar Romero, de San Salvador, El Salvador, anunciou no dia 20 de abril que o processo havia sido "desbloqueado" – aparentemente com a aprovação do Papa Francisco –, ondas de alegria perpassaram toda a América Latina e muitas partes da Igreja global.

A reportagem é de Pat Marrin, publicada por National Catholic Reporter, 10-05-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O assassinato de Romero ao rezar a missa no dia 24 de março de 1980, por aclamação popular, levou a declará-lo como um bom pastor que entregou a sua vida pelo rebanho durante um tempo de violenta repressão no pequeno país da América Central. A sua liderança durante os anos que antecederam a guerra civil de 12 anos que custou 80 mil vidas também impulsionou a sua reputação mundial como um modelo da defesa da Igreja pelos pobres.

Nos anos seguintes, o caso de Romero para a santidade passou com sucesso por cada um dos níveis de análise para confirmar a sua ortodoxia e lealdade à Igreja. Nenhum milagre é necessário para a sua canonização, porque ele foi martirizado, algo que o Papa João Paulo II afirmou em uma cerimônia do Jubileu milenar em Roma, no ano 2000, quando ele pessoalmente acrescentou o nome de Romero a uma lista de mártires do século XX. Uma oração especial louvou o "inesquecível Oscar Romero, assassinado no altar". O Papa Bento XVI também reconheceu Romero como mártir da fé. No entanto, o processo permaneceu parado.

Trinta e três anos depois da morte de Romero, enquanto os aniversários vêm e vão e as expectativas são levantadas e derrubadas, o foco se deslocou para a questão de por que levou tanto tempo para beatificá-lo. Mesmo depois da última enxurrada de notícias, o arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar Alas, disse recentemente que nenhuma palavra oficial veio até agora de Roma.

Em 2010, quando a expectativa era alta por causa do 30º aniversário da morte de Romero, Escobar explicou que o fato de a beatificação estar parada era um resultado dos esforços de alguns de "manipular, politizar ou usar a imagem de Romero", obscurecendo assim o seu papel largamente espiritual. A mensagem era clara: Romero, embora proclamado publicamente como mártir e profeta, devia estar livre de toda a controvérsia para que o seu caminho até a santidade pudesse avançar.

A mancha da "teologia da libertação", rotulada pelos seus críticos como um impulso ideológico para derrubar governos, pela violência se necessário, tem sido um emaranhado que perpassa a Igreja desde o encontro regional dos bispos em Medellín, Colômbia, em 1968. Esse encontro produziu a famosa frase da "opção de Deus pelos pobres" e afirmou uma forma diferente de fazer teologia no mundo em desenvolvimento.

Para dar uma perspectiva, as palavras do falecido padre jesuíta Dean Brackley podem lançar alguma luz sobre a longa espera para reconhecer formalmente o que todo um continente já proclamou. Brackley, que morreu de câncer no pâncreas em 2011, foi para El Salvador em 1990 para ajudar a substituir os professores assassinados e outras pessoas no campus da Universidade Centro-Americana dos jesuítas, no auge da guerra civil. Em 2010, ele disse ao NCR: "É preciso suspeitar que, se Romero não fosse um bispo, ele poderia ter um caminho mais fácil para a canonização, porque nem todos na hierarquia católica estão confortáveis com o fato de apresentá-lo como um bispo a ser imitado".

Romero modelou a Igreja dos pobres para a América Latina, disse Brackley, mas "a mensagem é válida universalmente. A Igreja só será uma portadora de esperança crível para a humanidade se ela permanecer com os pobres, com todos os que são vítimas do pecado, da injustiça e da violência. Se caminharmos com eles, como Romero fez, encarnaremos a boa notícia que o mundo tanto almeja".

Três anos mais tarde, com um novo papa, a natureza chocante da morte de Romero e as implicações impressionantes do seu exemplo tornaram a sua canonização ainda mais relevante para a Igreja universal. O que os bispos em Medellín há 45 anos chamaram de "violência institucionalizada" da pobreza continua sendo o destino de bilhões de pessoas no mundo, e isso continua colocando a questão que Francisco está ecoando agora: "A Igreja caminha com os pobres?".

Foi isso que Romero fez, disse Brackley, "inspirando inúmeras outras a colaborar com ele. Isso trará perseguição e mal-entendido, mas essa é a quinta marca da Igreja verdadeira. Romero não buscou o que era melhor para a instituição como tal, mas sim o que era melhor para o povo. No longo prazo, isso é o melhor para a Igreja também. A instituição que se esforça para salvar a si mesma vai se perder. Se ela se perder no serviço de amor, ela vai se salvar".


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados