Por: André | 29 Novembro 2012
As autoridades mexicanas converteram em um bunker a sede da Câmara dos Deputados, para onde está programada, para o próximo sábado, a posse de Enrique Peña Nieto como presidente do México pra o período 2012-2018.
A reportagem é de Salvador Camarena e está publicada no jornal espanhol El País, 26-11-2012. A tradução é do Cepat.
Desde as primeiras horas do domingo, membros do Estado Maior Presidencial, encarregados da segurança do presidente, instalaram barreiras de três metros de altura nas ruas ao redor do Palácio Legislativo de San Lázaro.
Também desde o mesmo domingo ficou suspenso o funcionamento de quatro estações de metrô e pontos de ônibus urbanos, relativamente próximos ao Congresso. As medidas causaram engarrafamentos nos arredores e transtornos aos usuários do transporte público.
O fechamento tão antecipado destas vias e estações é a causa dos protestos, principalmente difundidos nas redes sociais, onde se criticou uma medida que por si só fala em que, em seu retorno ao poder depois de 12 anos na oposição, o Partido Revolucionário Institucional não quer que nada tire o brilho da cerimônia de posse de Peña Nieto.
Diferentes grupos sociais e partidos anunciaram que vão fazer protestos em repúdio à chegada à presidência do ex-governador do Estado do México. Na semana passada, porta-vozes do movimento #Yosoy132, que surgiu depois de um barulhento protesto estudantil contra Peña Nieto na campanha eleitoral, anunciaram sua intenção de fazer um cerco a San Lázaro mediante uma muralha humana. Cabe mencionar que o movimento #Yosoy132, que nasceu em maio deste ano, está muito mais dividido que há alguns meses.
O ex-candidato a presidente Andrés López Obrador, por sua vez, fez um apelo aos seus seguidores em todo o país, agrupados no nascente partido político Movimento de Regeneração Nacional (Morena), para se reunirem no sábado em diferentes pontos do país para repudiar Peña Nieto.
“Em 1º de dezembro, 11 horas, nas capitais dos estados haverá protestos contra a imposição do EPN. No Distrito Federal será no Ángel [da Independência]”, publicou López Obrador na sexta-feira no seu Twitter. O Anjo da Independência é um monumento situado no Passeio da Reforma, que se situa a apenas cinco quilômetros da sede do Congresso.
Um porta-voz do partido da Revolução Democrática (que sofreu uma baixa em seus militantes com o nascimento do Morena), por sua vez, disse no último domingo que o comparecimento de Peña Nieto a San Lázaro “não será um dia de campo”, segundo as palavras textuais do secretário geral do PRD Alejandro Sánchez Camacho.
O programa oficial do sábado é composto de ao menos três atividades. Peña Nieto receberá muito cedo no Congresso Nacional a faixa presidencial que até esse dia é de Felipe Calderón Hinojosa. Ao contrário do que costumava ser a tradição, o novo presidente não fará seu primeiro discurso no legislativo, mas no Palácio Nacional, para onde acorrerão centenas de convidados. Posteriormente, haverá um almoço para convidados especiais. Não será, contudo, a primeira vez em que um presidente não pronuncia seu discurso de posse no Congresso. Felipe Calderón, após um acidentado processo pós-eleitoral, teve que proferi-lo no Auditório Nacional da Cidade do México.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A polícia blinda o Congresso mexicano para a posse de Peña Nieto - Instituto Humanitas Unisinos - IHU