“Comissão da Verdade começa com bate-cabeça”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 17 Mai 2012

“No seio da Comissão da Verdade existem posições divergentes entre os seus integrantes”. O comentário é de Wálter Fanganiello Maierovitch em artigo no Terra Magazine, 16-05-2012.

Eis o artigo.

A presidente Dilma acaba de instalar a Comissão da Verdade e dar posse aos sete membros que escolheu para a tarefa de, dentro em dois anos, apurar as violações ocorridas num arco temporal de 1946 a 1988.

Na véspera da cerimônia, duas questões foram levantadas e apenas uma está respondida.

No seio da Comissão existem posições divergentes entre os seus integrantes.

Para o advogado José Carlos Dias, um dos seus membros, a Comissão, referentemente aos 21 anos de ditadura militar (1964-1985), deverá apurar fatos perpetrados pelo que chamou de dois lados. Ou seja, do Estado, pelos militares, e da esquerda que optou pela luta armada.

A levar o dardo adiante nessa sua estultice, Dias talvez imagine em convocar a presidente Dilma a prestar declarações à Comissão da Verdade e ao tempo que integrava um movimento de resistência. Dilma que não pegou em armas foi presa e torturada. 

Contra a tese de Dias já se manifestaram Rosa Maria Cardoso, Paulo Sérgio Pinheiro e Maria Rita Kel. Os demais membros da Comissão nada revelaram, mas se pode presumir que o ministro Gilson Dipp tenha posição igual a sustentada por Dias. Como se sabe, Dipp defendeu, sem sucesso, a legitimidade da Lei de Anistia de 1979  perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos e como representante do governo brasileiro. Sua indicação deveu-se a sugestão do então ministro Nelson Jobim, à época na pasta da Defesa.

Dias, na verdade, elabora a sua tese a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal que, por 7 x 2 votos e com o voto condutor e canhestro do ministro Eros Grau, de triste memória, entendeu pela constitucionalidade da lei de Anistia, dada como bilateral, ampla e geral, ou seja, a impedir punições na esfera da Justiça criminal.

Com tal tese, Dias despreza a Constituição de 88  que legitima e obriga (força vinculante) o cumprimento das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos. E a Corte Interamericana não admite a autoanistia, caso típico da lei brasileira de 1979, concebida em plena ditadura militar e com um Legislativo biônico.

Claro está que, na ditadura, praticou-se terrorismo de Estado, com o assassinato de 144 de opositores do regime e, em face de sequestro, o desaparecimento de 150 conacionais. Até hoje, à luz do direito penals, o crime de sequestro, — que é permanente–,  continua em consumação uma vez que estão desaparecidas as 150 vítimas.

Pelo prisma legal, agentes do Estado praticaram crimes de lesa-humanidade e os fatos e as condutas, espera-se, devem ser investigadas pela Comissão da Verdade. A resistência à ditadura, ainda que armada, consistiu em reação legítima à tomada golpista do poder e quando em vigor a estava a Constituição democrática e republicada de 1946.

Não bastasse esse dissenso pela tese de Dias, entrou em cena o ex-ministro Nelson Jobim, que não integra a Comissão, mas vestiu quando ministro da Defesa a farda, ou melhor, aderiu à tese dos militares e dos seus clubes. Jobim afirma ter, na condição de ministro,  fechado um acordo, que não constou do projeto convertido em lei, para “apurações bilaterais”: fatos decorrentes de agentes do Estado e dos grupos armados de resistência e de esquerda ideológica.

Jobim, – que em livro laudatório confessou ter inserido na Constituição dispositivos que não levou ao exame dos seus pares constituintes –, fala em acordo. Este é negado pelo ex-secretário nacional Paulo Vannuchi, da pasta de Direitos Humanos. Vannuchi, a propósito e quando secretário nacional,  havia, em inúmeras entrevistas, chamado de “monstrengo jurídico” a tese da “bilateralidade nas apurações”.

Pano rápido. Quem viver, verá.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Comissão da Verdade começa com bate-cabeça” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU